Perguntas Frequentes sobre a Fé Cristã

FAQ para a Fé Cristã


  • Se dissermos que Jesus já eliminou todos os pecados do passado, do presente e do futuro como você afirma, como será o futuro de alguém se ele continuar pecando por achar que seus pecados já foram perdoados por ele crer no batismo de Jesus e na Cruz? Mesmo se ele matar alguém, ele saberá que este pecado já foi expiado por Jesus na Cruz. Assim, ele vai continuar pecando sem parar crendo que Jesus já eliminou os pecados que ele cometerá no futuro. Por favor, me explique isso.
  • Antes de tudo, eu quero te agradecer por fazer essas perguntas sobre o evangelho da água e do Espírito. Suas perguntas são as mesmas que os cristãos fazem antes de nascer de novo. Eu sei que você está preocupado com o fato de os nascidos de novo continuarem pecando depois de serem remidos pelo perfeito evangelho. Todavia, eu quero te dizer que aqueles que creem no evangelho da água e do Espírito não vivem como você está dizendo, ao contrário, eles têm uma vida de santidade.

    Você tem que pensar nisso primeiro: se o Espírito habita em você realmente, mesmo sem querer você dará frutos espirituais. Por outro lado, se o Espírito Santo não habita em você, você não dará nenhum fruto do Espírito, por mais que você tente. Como alguém pode dar frutos do Espírito Santo já que Ele não habita em seu coração, mesmo que ele creia em Jesus? Isso é impossível. O Senhor disse que a árvore má não pode dar bons frutos (Mateus 7:17-18).

    Eu vou te perguntar algo agora, mas também vou te dar a resposta. Você crê em Jesus, mas você leva realmente uma vida de vitória sobre os pecados do mundo? Você está vivendo como um servo de Deus que vence os pecados do mundo, servindo ao Senhor e levando muitos a serem libertos de todos os seus pecados pelo evangelho da água e do Espírito? Você realmente se tornou um justo que não tem nenhum pecado sequer depois que aceitou Jesus? A única fé e o único evangelho que te leva a responder sim para todas estas perguntas é o evangelho da água e do Espírito, cujo testemunho foi dado pelo Senhor no Antigo e no Novo Testamento.

    Nós continuamos pecando até mesmo depois de aceitarmos Jesus. Mas nosso Senhor foi batizado por João e derramou Seu sangue na Cruz para nos salvar de todos os pecados do mundo. Assim, o Senhor realizou a obra da justiça por nós, e por isso nós fomos salvos pela fé na justiça de Deus, no Seu batismo e no Seu sangue, pelos quais nossos pecados foram apagados.

    Eu quero te fazer outra pergunta. Você foi liberto dos pecados da sua consciência? Você não continuou sendo pecador mesmo depois de crer em Jesus, assim como você era antes de crer Nele? Se isso é verdade, você provavelmente ainda não conheceu o evangelho da água e do Espírito. Portanto, você está tendo problemas por causa da sua carne, pois você não tem o Espírito Santo em seu coração. Por mais que você seja fiel e crente, você não pode fugir dos seus pensamentos carnais, pois seu coração está vazio sem o evangelho da água e do Espírito. Você deve deixar seus pensamentos carnais e retornar para a Palavra de Deus, a fim de entender que o evangelho da água e do Espírito é a verdade.

    Há muitos neste mundo que mudam a lei da salvação que o Senhor estabeleceu do jeito que querem, apesar de confessarem o Senhor com seus lábios. Se você é assim, o Senhor te deixará no último dia. Eu espero que isso não aconteça com ninguém neste mundo. Eu espero que você seja alguém que crê que não apenas o sangue de Jesus na Cruz pode salvá-lo, e que você esteja perguntando isso porque quer viver o resto dos seus dias longe do pecado.

    No entanto, sua mente é carnal “pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser” (Romanos 8:7). Paulo disse: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8:8). Se você quiser realmente ter uma fé que agrada a Deus, você tem que crer na Palavra fabulosa do Senhor, pela qual Ele veio a este mundo através da virgem Maria, tirou os pecados da humanidade ao ser batizado por João Batista no rio Jordão, e assim cumpriu toda a justiça de Deus.

    Quem você acha que pode fazer a boa obra de Deus, o justo ou o pecador? Um pecador ainda está cheio de pecados porque não recebeu de Deus a remissão dos seus pecados. Portanto, a única coisa reservada para alguém assim é o juízo por causa dos seus pecados. Deus não permite que os pecadores entrem no Seu Reino porque Ele não é um Deus “que tenha prazer na iniquidade” (Salmo 5:4). Deus disse que se um pecador viesse a Ele e Lhe pedisse alguma coisa, Ele nem ouviria suas orações porque “as suas iniquidades fazem divisão entre eles e Deus” (Isaías 59:1-2). O pecador com certeza será lançado no inferno porque o salário do pecado é a morte.

    Somente os justos podem se tornar santos e, por não terem nenhum pecado no coração, eles podem fazer a obra. Além disso, o Espírito Santo habita no seu coração, que fica limpo de qualquer pecado depois que eles creem no batismo de Jesus e no Seu sangue. O apóstolo Pedro disse no dia de Pentecostes: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

    Esse texto está dizendo que se você quiser ter a verdadeira fé e receber a remissão de todos os seus pecados, você tem que crer no batismo de Jesus e na Sua morte na Cruz. Tal fé te leva a ser “batizado em nome de Jesus Cristo, isto é, você pode receber a remissão dos seus pecados pela fé na sua obra de justiça. É claro que os discípulos de Jesus também ministravam o batismo aos crentes nascidos de novo, àqueles que tinham fé no batismo e na Cruz. Jesus mandou Seus discípulos batizar a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19).

    Além disso, o apóstolo Paulo disse: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:9). Deus mandou que o Espírito Santo selasse os justos como Seus filhos. O Espírito Santo jamais poderá habitar no pecador porque ele tem pecado. O Espírito Santo abomina o pecado, mas, por outro lado, ama a santidade (que está longe do pecado). O Espírito Santo também guia os justos pelo caminho correto a fim de que eles façam a vontade do Pai. Qual é a vontade do Pai então? É que o evangelho da água e do Espírito seja pregado em todas as nações para que as pessoas sejam batizadas segundo a Grande Comissão.

    A carne dos justos e dos pecadores peca até sua morte. No entanto, o Senhor fez a obra de justiça e com Seu batismo acabou com todos os pecados que as pessoas cometem na carne e no coração. Esta é a justiça de Deus que Jesus cumpriu. É por isso que está escrito na Bíblia: “Pois nele (no verdadeiro evangelho), se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: O justo viverá da fé” (Romanos 1:17). Alguém que recebeu a remissão de pecados crendo na justiça de Deus sempre vencerá ‘a lei do pecado e da morte’ e seguirá essa justiça. Mas isso só é possível através do Espírito Santo que habita naqueles que creem no evangelho da água e do Espírito.

    Todos os pecados do passado, do presente e do futuro do justo foram passados para Jesus quando Ele foi batizado por João Batista. A carne dos justos também morreu com Jesus. E quando alguém crê dessa forma, ele se torna um com Jesus na semelhança da Sua morte. Isso é a condenação de todos os seus pecados (Romanos 6). Portanto, apesar de o justo pecar na carne sua vida toda, o Espírito Santo habita em seu coração guiando-o para que ele possa segui-Lo. O justo segue o Espírito Santo e faz a obra de Deus porque o mesmo habita dentro dele.

    Na época dos apóstolos, muitos os acusavam injustamente por eles se preocuparem com a vida dos nascidos de novo, que eram guiados pelo Espírito Santo. Mas esse tipo de gente não entendia o verdadeiro evangelho da água e do Espírito que os apóstolos pregavam, pois sua mente era carnal. Foi por este motivo que o apóstolo Paulo disse a eles: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça aumente? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Romanos 6:1-2), e depois concluiu: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. De sorte que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado” (Romanos 7:25).

    Assim como as flores naturais são bem diferentes das flores artificiais, o Senhor do coração dos justos é diferente do senhor do coração dos pecadores. E já que o Senhor que habita no coração dos justos é o Espírito Santo, eles podem andar em Espírito e fazer a verdadeira boa obra que agrada a Deus. Por outro lado, um pecador não tem outra escolha a não ser seguir o pecado, pois o senhor que habita em seu coração é o próprio pecado. Um pecador não pode levar uma vida santa porque, devido as suas muitas iniquidades, ele não tem o Espírito.

    O conceito de que os crentes no evangelho da água e do Espírito não podem levar uma vida santa é um engano criado por uma mente instintiva e carnal. Deus adverte os que pensam assim dizendo: “Estes, porém, difamam a tudo o que não entendem; e naquilo que compreendem de modo natural, como os animais irracionais, até nisso se corrompem” (Judas 1:10). Muitos hoje em dia não entendem a vida dos justos, mesmo conhecendo o evangelho da água e do Espírito, pois eles não o conhecem por completo e não o receberam em seu coração.

    O que você acha das obras de justiça dos santos nascidos de novo? Eles ofereceram o que tinham de mais valioso, até se entregaram como sacrifício vivo para fazer a obra de pregar o evangelho no mundo todo. Você acha realmente que os crentes no evangelho da água e do Espírito pecam de propósito?

    Os justos fazem a boa obra pela fé porque vivem em meio à luz da verdade e à justiça de Deus. Aqueles que nasceram de Deus praticam a Sua justiça. Eu espero que todos os pecadores voltem para o evangelho pelo qual Jesus purificou todos os seus pecados com Seu batismo e Seu sangue.

    Sim, meu desejo mais sincero é que você receba a remissão de pecados crendo verdadeiramente no evangelho da água e do Espírito de coração, e que você espere pelo Senhor até o último dia sem ter nenhum pecado.

    Voltar para a Lista