Estudo sobre o Tabernáculo

Os sermшes em assuntos importantes por Rev. Paul C. Jong

 

O Candelabro de Ouro


< ╩xodo 25:31-40 >

ЊTambжm farрs um candelabro de ouro puro; de ouro batido se farр este candelabro; o seu pж, as suas hastes, os seus copos, os seus botшes, e as suas flores serсo do mesmo. E dos seus lados sairсo seis hastes; trЖs hastes do candelabro de um lado dele, e trЖs hastes do outro lado dele. Numa haste haverр trЖs copos a modo de amЖndoas, um botсo e uma flor; e trЖs copos a modo de amЖndoas na outra haste, um botсo e uma flor; assim serсo as seis hastes que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverр quatro copos a modo de amЖndoas, com seus botшes e com suas flores; E um botсo debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botсo debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botсo debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se farр com as seis hastes que saem do candelabro. Os seus botшes e as suas hastes serсo do mesmo; tudo serр de uma sз peуa, obra batida de ouro puro. Tambжm lhe farрs sete lРmpadas, as quais se acenderсo para iluminar defronte dele. Os seus espevitadores e os seus apagadores serсo de ouro puro. De um talento de ouro puro os farрs, com todos estes vasos. Atenta, pois, que o faуas conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.ћ

The Gold Lampstand

O candelabro de ouro foi feito de um talento de ouro puro. Sua haste foi forjada de um pedaуo Щnico de um talento de ouro puro, com trЖs ramos saindo de cada um de seus dois lados, e sete candeias colocadas em cima da haste e seus seis ramos. Como o candelabro de ouro foi feito de um talento de ouro puro, era uma visсo atraentemente esplЖndida e bonita para segurar.

Em cima do candelabro de ouro, existiam sete candeias para manter зleo, que era aceso para iluminar o Santo Lugar todo tempo. Pode se entrar no Santo Lugar apenas erguendo e abrindo a entrada do Tabernрculo tecida de fios azul, pЩrpura, escarlate, e tecido de linho retorcido. Aqueles que podem entrar neste lugar sсo sз as pessoas que crЖem nas obras de salvaусo manifestadas nos fios azul, pЩrpura e escarlate. Como tal ninguжm pode entrar no Santo Lugar sem esta fж, por ele ser um lugar que ж permitido sз para os que conhecem o mistжrio dos fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido manifestados na entrada de cortina do Tabernрculo.

Entсo, sз os que crЖem na salvaусo maravilhosa feita dos fios azul, pЩrpura, escarlate e o tecido de linho retorcido podem se tornar membros da Igreja de Deus. As quatro cores da entrada de cortina do Tabernрculo sсo a sombra do evangelho da рgua e o Espьrito, prefigurando a vinda de Jesus, que tomou nossos pecados do mundo sendo batizado e levou a condenaусo de nossos pecados sendo crucificado e derramando Seu sangue.

Nenhuma outra coisa pode ser este grande evangelho da рgua e o Espьrito que ж o evangelho da remissсo verdadeira de pecado que o Senhor deu a nзs. O evangelho da рgua e o Espьrito ж feito do batismo que Jesus Cristo recebeu e o julgamento da Cruz que Ele levou para dar a nзs a bЖnусo da remissсo de pecado. Como tal, sз os que sinceramente crЖem nesta verdade pode ser redimidos de todos os seus pecados. Deus, em outras palavras, permite sз aos que crЖem na verdade dos fios azul, pЩrpura, escarlate e o tecido de linho retorcido entrarem no Santo Lugar.

Como o candelabro de ouro dentro do Santo Lugar sempre resplandecia sua brilhante luz, entсo podem os que se tornam filhos de Deus crendo no evangelho da рgua e o Espьrito tambжm iluminar este mundo com a luz de salvaусo que salva pessoas de seus pecados. Em outras palavras, sз os que receberam a remissсo de pecado pelo evangelho da рgua e o Espьrito podem cumprir o papel do candelabro que gera a luz de salvaусo, de forma que outros podem saber tambжm esta verdade e receber a remissсo de seus pecados.

O candelabro de ouro tinha flores, nзs ornamentais, e vasos. Como Deus ordenou que sete candeias deviam ser colocadas no candelabro, quando o candelabro estava aceso, a escuridсo se retirava do Santo Lugar o tempo todo. Isto significa que o justo que foi limpo de seus pecados crendo no evangelho da рgua e o Espьrito se reuniria, na igreja de Deus Construьda, e iluminaria este mundo. A luz do candelabro que brilhava no Santo Lugar ж o evangelho da рgua e o Espьrito, que retira a escuridсo deste mundo.

Para nos salvar do pecado, Jesus Cristo veio a esta terra, encarnou na carne de um homem. E tomou nossos pecados, Ele foi batizado por Joсo, e agЧentou a condenaусo de nossos pecados, Ele foi crucificado. Jesus assim se tornou a luz de salvaусo. No pрtio do Tabernрculo, os pecadores passavam seus pecados sobre sua oferta de sacrifьcio impondo suas mсos em sua cabeуa e deixando isto carregar a condenaусo de seus pecados matando este sacrifьcio.

Igualmente, Jesus Cristo completou nossa salvaусo sendo batizado e morrendo na Cruz de acordo com a lei de Deus, e Ele se tornou a luz de salvaусo para toda humanidade. Com os ministжrios manifestados nos fios azuis, pЩrpura, escarlate e o tecido de linho retorcido, Jesus Cristo cumpriu a salvaусo da humanidade. Nзs temos deste modo sido salvo de nossos pecados crendo no evangelho do batismo e o sangue que Jesus Cristo deu a nзs. Todo que crЖ em Jesus deve tambжm descobrir que esta luz da verdade.

Jesus Cristo brilhava a luz de salvaусo neste mundo de forma que sз os que nascem de novo da рgua e o Espьrito podem entrar no Reino de Deus. Como tal, sз os que nascem de novo da рgua e o Espьrito podem se tornar parte de Igreja de Deus e serem qualificados para brilhar e propagar a luz da рgua e o Espьrito ao longo do mundo inteiro. Porque sз eles crЖem no evangelho da рgua e o Espьrito e propagam isto, Deus confiou este evangelho da рgua e o Espьrito especialmente para eles e permitiu que eles brilhassem a luz do evangelho verdadeiro.

Como tal, nзs devьamos perceber que esta obra de propagar a luz do evangelho ao longo do mundo pode ser feita sз pelos que crЖem no evangelho da рgua e o Espьrito como a verdade real. Os pecadores podem entrar no Santo Lugar. Sз os que crЖem no evangelho manifestado nos fios azul, pЩrpura e escarlate da entrada do Tabernрculo podem entrar. Entсo, sз os que conhecem a verdade dos fios azul, pЩrpura, escarlate e crЖem nele em seus coraушes podem entrar no Tabernрculo e executar a tarefa de resplandecer a brilhante luz da salvaусo.

Na entrada do pрtio do Tabernрculo, uma cortina feita de fios azul, pЩrpura, escarlate tambжm iluminava o meio. Para os que estсo procurando pelo Tabernрculo para dar suas ofertas ali, Deus fez a entrada de seu pрtio com as mesmas quatro cores. Mas as pessoas da era do Antigo Testamento nсo podiam ficar inteiramente para sempre com suas ofertas diрrias. Eles tinham entсo que continuar a esperar pelo Messia. Porжm, quando Jesus Cristo os Messias realmente veio, eles falharam em perceber que Ele se tornou o Messias verdadeiro dando uma oferta eterna de acordo com a revelaусo feita nas cores da entrada de cortina do Tabernрculo.

Isto ж apenas como estes cristсos de hoje que, atж como eles clamam o nome de Jesus, nсo sabem que Ele veio dos fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido e nos salvo perfeitamente. Quando as pessoas do Antigo Testamento deram suas ofertas de sacrifьcio diariamente com a imposiусo de mсos e o sangue das ofertas, eles tiveram que crer que o Salvador apareceria deste modo, sз como sua oferta de sacrifьcio.

Igualmente, as pessoas deste mundo devem tambжm crer que Jesus Cristo o Salvador veio a esta terra, tomou os pecados do mundo sendo batizado de acordo com o sistema de sacrifьcio do Antigo Testamento pela imposiусo das mсos e sangue, foi crucificado e derramou Seu sangue, e assim salvou Seu povo do pecado. Mas porque eles atж mesmo nсo conhecem o sistema de sacrifьcio do Antigo Testamento, eles nсo tЖm nenhuma idжia se Jesus veio pelo Seu batismo e sangue, ou somente do sangue da Cruz, ou apenas como um plano de salvaусo.

Nos olhos de Deus, a fж que hoje os cristсos colocam no sistema de sacrifьcio do Antigo Testamento ж tсo quebrada como aquela do povo de Israel. Porque eles nсo tЖm fж verdadeira nos Messias que ж manifestado no sistema de sacrifьcio, eles podem crer que os Messias veio, foi batizado, e derramou Seu sangue. Mas todas as pessoas deste mundo, inclusive o povo de Israel, devem crer no evangelho da рgua e o Espьrito, que Jesus salvou eles de seus pecados pelos ministжrios de Seu batismo e Sua crucificaусo.

Para salvar vocЖ e eu de todos os nossos pecados e condenaусo, Jesus Cristo foi batizado e derramou Seu sangue. Pela verdade firmada nos fios azul, pЩrpura e escarlate manifestados na entrada do Tabernрculo, a sombra do evangelho da рgua e o Espьrito, nзs somos entсo capazes de conhecer Jesus Cristo. Esta verdade de salvaусo ж que as pessoas podem receber a remissсo de seus pecados crendo no evangelho verdadeiro em seus coraушes. Crendo no evangelho da рgua e o Espьrito que Jesus Cristo deu a nзs realmente vindo a este mundo, sendo batizado, e morrendo na Cruz, vocЖ deve ter a fж que salva vocЖ em seus coraушes. Esta verdade salva vocЖ de todos os seus pecados.

Na Casa santa de Deus, existiam trЖs entradas de cortina. Todas estas entradas eram tecidas de fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido. Como eu disse a vocЖ novamente, estas quatro cores revelam a exata salvaусo de Deus: Para salvar nзs de nossos pecados, Deus estabeleceu a lei da remissсo de pecado completada pelos fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido. Entсo, se nзs crermos de acordo com esta lei da remissсo de pecado, entсo Deus aceitarр nossa fж e para sempre nos salvarр de nossos pecados.

╔ crendo no evangelho da рgua e o Espьrito manifestado nos fios azul, pЩrpura e escarlate que alguns de nзs podem ser salvos de todos os pecados para sempre. Entendendo e crendo no significado verdadeiro do sistema de sacrifьcio dado por Deus, alguжm pode ir a Ele. Na entrada do Santo Lugar, a Casa de Deus, existiam cinco colunas, e uma cortina tecida de fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido estava presas a estas colunas. Para nзs irmos a Deus, nзs devemos ter quatro fжs manifestadas nas quatro - cortinas coloridas da entrada.

A fж mostrada no fio azul ж que Jesus Cristo aceitou nossos pecados sendo batizado, e a fж manifestada no fio escarlate ж que Jesus levou a condenaусo de pecado sendo crucificado e derramando Seu sangue. A fж revelada na cor purpЩrea ж para crer que Jesus seja o prзprio Deus, e a fж manifestada no tecido de linho retorcido ж para crer em Sua elaborada Palavra que Deus nos fez sem pecado eliminando nossos pecados com os fios acima mencionados - que ж, com os fios azul, pЩrpura, e escarlate. Esta verdade ж denominada evangelho da рgua e o Espьrito. Como tal, crendo que Jesus nos salvou pela рgua e o Espьrito, nзs podemos entrar no Reino de Deus. Isto ж a fж dos que podem abrir a entrada do Tabernрculo e entrar no Santo Lugar

A entrada do pрtio do Tabernрculo tecida de fios azul, pЩrpura e escarlate nos habilita a perceber o plano de Deus pelo qual Ele nos salvaria, mostrando a nзs que nossa salvaусo, vindo da remissсo de pecado firmada por Deus, nсo ж alcanуado por nossos prзprios esforуos artificiais. Ainda que nзs pedimos perdсo de nossos pecados diрrios, sem a oferta de sacrifьcio para a expiaусo do pecado, o transcurso do pecado pela imposiусo das mсos, e a morte, nзs podemos ser salvos de nossos pecados eternamente. Sз quando a oferta de sacrifьcio que veio para nos salvar de nossos pecados tomando nossos pecados eternos do mundo podemos estar completamente salvos crendo nesta verdade e assim recebendo a remissсo de pecado.

Se nзs tivermos nossos coraушes a fж que crЖ neste evangelho da verdade, entсo nзs poderemos propagar o evangelho de salvaусo que traz vida eterna para todas almas perdidas. Crendo nos ministжrios de Jesus manifestados nos fios azul, pЩrpura e escarlate, nзs podemos iluminar este mundo com a verdade da remissсo de pecado. O candelabro no Santo Lugar tinha sete candeias, e entсo quando estas candeias estavam acesas, suas luzes eram refletidas pelas paredes do Tabernрculo feitas de tрbuas revestidas com ouro, assim iluminando o interior do Santo Lugar resplandecente. Se nсo existisse nenhum candelabro no Santo Lugar, entсo sз seria escuro. Esta ж a razсo por que Deus colocou, aqui neste mundo de trevas, os santos e Seus servos que crЖem no evangelho da рgua e o Espьrito.



Qual ╔ o Papel do Candelabro de Ouro?

O candelabro de ouro nos mostra que Deus deu a nзs a fж que cremos na verdade, que se torna a luz do mundo. Nossa fж ж para crer que Jesus Cristo nasceu nesta Terra, foi batizado, e derramou Seu sangue na Cruz. Deus estр dizendo a nзs, em outras palavras, para brilhar a luz de salvaусo com esta fж. Quando nзs agarrarmos o evangelho de salvaусo em nossos coraушes e propagarmos esta fж, ж este o grande momento quando a luz da verdade brilhar. As pessoas entсo verсo e virсo para esta brilhante luz, percebendo que o Senhor os salvou com os fios azul, pЩrpura, escarlate e o tecido de linho retorcido, como o prзprio povo de Deus. Esta iluminaусo da verdade ж o evangelho da рgua e o Espьrito planejado e cumprido por Deus Pai, o Filho, e o Espьrito Santo.

Com nossa fж na verdade de que Jesus veio a esta terra, foi batizado e crucificado, derramou Seu sangue e morreu, e ressuscitou de entre os mortos para dar a nзs a remissсo de todos os pecados, nзs estamos propagando o evangelho para os que almejam ser salvos. Tivesse Jesus Cristo nсo ter sido batizado e sacrificado por nзs, vocЖ e eu nunca podьamos, ter sido salvos de nossos pecados.

Porque Jesus foi batizado, derramou Seu sangue, e foi sacrificado para nзs, Ele podia dar a todos os pecadores a fж que os salva. Nзs nсo estamos sз propagando alguma doutrina ilusiva aqui. Ao longo do mundo inteiro, nзs estamos propagando a luz da salvaусo manifestada nos fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido. Porque nзs temos a fж que conhece e crЖ no batismo de Jesus e Seu sacrifьcio na Cruz, nзs estamos propagando a luz da vida para aqueles cujos coraушes estсo em trevas. Todo os que tem deste modo sido iluminados por esta luz entсo carregam o testemunho da tremenda maravilha de que todos seus pecados desapareceram de seus coraушes. Todas as pessoas do mundo tambжm virсo a conhecer o batismo que Jesus recebeu e o sacrifьcio da Cruz que Ele ofereceu para desfazer todos os pecados do mundo, e crendo que esta seja sua prзpria remissсo de pecado, eles virсo a descobrir a luz de verdade.

Por que Jesus Cristo tinha que vir a esta terra? Por que Ele tinha que ser batizado? Por que Ele tinha que morrer na Cruz? Por que Ele tinha que ressuscitar de entre os mortos em trЖs dias? A razсo para todo estes ж porque Jesus Cristo ж o Messias. Para cumprir todas as obras de salvaусo como o Messias, Jesus foi batizado e derramou Seu sangue, e Ele assim brilhou a luz da salvaусo para os pecadores. Entсo, propagando a luz de salvaусo ao longo do mundo inteiro, nзs podemos habilitar muitos a saberem desta verdade, creia nisto, e assim receba vida eterna.

VocЖ e eu somos o candelabro que ilumina este mundo com a luz do evangelho da рgua e o Espьrito. Pelo evangelho que nзs estamos propagando, pessoas virсo a conhecer a luz da verdade que os salva. Aqueles que estсo procurando pelas luzes neste mundo em trevas verсo esta brilhante luz que nзs estamos propagando, venha para a luz da verdade, e seja salvo de todos os seus pecados. Vindo para a fж que crЖ nesta verdade, todo ser humano pode ser salvo.

Este evangelho nсo ж um assunto teзrico. Como tal, nзs devemos crer com nossos coraушes verdadeiros. Nзs podemos trabalhar para propagar o evangelho sз quando nзs verdadeiramente crermos nos ministжrios de Jesus manifestados nos fios azul, pЩrpura e escarlates e o tecido de linho retorcido. Mas ainda que nзs recebЖssemos a remissсo de pecado, sem a candeia onde o зleo era colocado, nзs nсo podemos iluminar para sempre, e entсo Deus deu a nзs Igreja de Deus, nosso candelabro. Em cada ramo do candelabro, existiam vasos, e abaixo destas tigelas estavam botшes ornamentais. Isto significa nenhuma outra coisa senсo a igreja construьda pela fж.

O lugar onde sз os que verdadeiramente receberam a remissсo de pecado crendo em seus coraушes sсo reunidos ж Igreja verdadeira de Deus. O cabeуa da Igreja ж Jesus Cristo, e a Igreja ж Seu corpo. Sз como do corpo move exatamente como o cabeуa comanda, a Igreja entсo move seus braуos e pernas como comandado por Jesus Cristo. Isto ж como o evangelho ж servido. O quЖ, entсo, a igreja de Deus olha? Saturados nos pecados escuros, o mundo inteiro estр morrendo, e a Igreja olha para as almas ao seu redor vendo que nсo pode evitar mas estсo destinados ao inferno. A igreja de Deus estр os iluminando com a luz da salvaусo. Isto ж o que vocЖ e eu estamos fazendo em Sua Igreja com nossa fж no evangelho.

Em paьses onde existe uma histзria longa de Cristianismo, existem muitos que estсo altamente instruьdos e com conhecimento da Bьblia. Eu acredito que quando aqueles entre tais pessoas que tЖm estado procurando constantemente pela verdade real vir a encontrar esta verdade, eles entсo receberam a remissсo de seus pecados. Entсo propagar o evangelho da рgua e o Espьrito para tais pessoas, eu trabalho unindo com todos os santos nascidos de novo na fж.

Porque Cristianismo, diferentemente de outras religiшes, estabeleceu seu fundamento de fж na Palavra, as pessoas receberсo a remissсo de pecado se nзs sз propagarmos a Palavra corretamente. Mas existem tambжm os que ferozmente permanecem contra esta verdade, sз zombando e nсo crendo nisto, nсo importa quanto que ж pregado a eles. Em particular, existem alguns religiosos teimosos que nсo crЖem na Palavra de Deus, e tais pessoas nunca crerсo nesta verdade da рgua e o Espьrito. Mas o que dizer acerca desses que aceitam a bьblia com a Palavra de Deus? Um nЩmero incontрvel deles receberсo a remissсo de pecado pelo ouvir e crendo neste evangelho.

╔ porque eu tenho esta fж que eu tenho servido a Deus, junto com vocЖ, por este grande dia. Nos dias para vierem, este evangelho serр propagado para uma mirьade de pessoas e as grandes obras do evangelho surgirсo. Pode atж ser o caso que Deus estр trabalhando onde nзs podemos ver que milhares das pessoas realmente estсo recebendo sua remissсo de pecado diariamente. E como vocЖ e eu, uma multidсo dessas pessoas se tornarсo as candeias e estenderсo para as pessoas do mundo inteiro a fж de seus coraушes que crЖem na salvaусo manifestada nos fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido. Eu acredito que como eles iluminarсo o mundo inteiro, novos crentes continuarсo a surgir, e eles, tambжm, serсo nutridos e propagaram este evangelho ao seu tempo.

Nзs que agora nos tornamos as candeias de Deus estamos iluminando a luz da salvaусo com nossa fж que crЖ na verdade manifestada nos fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido. O fio azul estр dando a luz da verdade do batismo do Jesus - que ж, Jesus levou os pecados do mundo inteiro sendo batizado por Joсo; o fio purpЩreo estр resplandecendo a luz da verdade que Jesus Cristo ж o Rei de reis; o fio escarlate estр radiando a luz da verdade que Jesus levou os pecados do mundo para a Cruz e derramou Seu sangue ali; e o tecido de linho retorcido estр brilhando intensamente com a luz da verdade que ж a Palavra de Deus que faz pecadores justos. A Palavra do evangelho da рgua e o Espьrito dado por Deus ж a luz da verdade manifestada nos fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido

Este evangelho tambжm diz a nзs que Ele retornarр a esta Terra como o Senhor na Segunda Vinda, trazendo-nos Я vida novamente, fazer-nos reinar com Ele por mil anos no Reino Milenрrio, e nos habilitar para entrar no Reino eterno de Deus e viver para sempre. VocЖ pode imaginar o que ж a vida eterna?

Este universo ж tсo expansivo e largo que os cientistas dizem que existem sistemas estrelares em outros sistemas estrelares em outras galрxias incontрveis alжm de nosso prзprio sistema solar e a Via Lрctea. O domьnio do universo que Deus criou ж tremendamente colossal. Alжm de nosso universo conhecido, regiшes incontрveis que nзs atж nсo sabemos estсo ao longo das galрxias. As estrelas cadentes que caem agora sсo realmente pedaуos de planetas que se destruьram em galрxias distantes hр bilhшes de anos atrрs, sз agora alcanуando a atmosfera de Terra e se desfazendo.

Nзs estamos, em outras palavras, confirmando o que acontecemos hр bilhшes de anos atrрs sз agora. Como isto, os domьnios vastos do universo criado por Deus ainda permanecem desconhecidos. Mas atж que o universo ж desconhecido para nзs, para Deus, ж tсo pequeno quanto a palma de uma mсo. Deus ж o onisciente e onipotente que criou todas as coisas e estabeleceu o infinito do universo.


Quer saber mais sobre o Tabernрculo? Por favor clique no banner abaixo para adquirir seu livro grрtis sobre o Tabernрculo.



Nзs iluminamos o mundo com a luz de verdade, o que crЖ no evangelho da рgua e o Espьrito todos podem receber a remissсo eterna de pecado e apreciar a vida eterna. Os filhos de Deus tЖm a resplandecente luz de vida permitindo a eles viver para sempre com Jesus Cristo. Deus vive conosco para sempre, permitindo a nзs apreciar Seus prazeres e nos vestindo em Sua glзria. Por quЖ? Porque nзs cremos na luz do evangelho de Seu poder. Uma vez que nзs descobrimos que este brilhar que nos tem permitido conhecer a verdade, nзs nсo podьamos, mas propagamos esta luz para os outros.

E quando nзs vimos a providЖncia de Deus que trabalha no universo inteiro, nossa fж em Suas obras nсo podia, mas surgiram. Algumas estrelas desapareceram bilhшes de anos atrрs, e ainda nossos olhos estсo as vendo porque elas estavam bilhшes de anos-luz longe deste planeta! Nзs meramente podemos imaginar o conceito da Њeternidadeћ quando nзs especularmos no infinito do universo.

Nзs que nos tornamos parte de Igreja de Deus agora vivemos nossas vidas propagando a luz do evangelho verdadeiro, pois nзs crer na verdade manifestada nos fios azul, pЩrpura, e escarlate. Nзs cremos que esta salvaусo nos garante vida eterna e santificada no Reino do nosso Pai. E nзs sabemos que os desejos de Deus para todos os homens ж que sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade (1 Timзteo 2:4). Entсo, os que conhecem a luz de salvaусo devem carregar o propagar do evangelho da рgua e o Espьrito, uma tarefa que Deus confiou para eles.

Deus nos abenуoou de forma que nзs poderьamos fazer esta obra. Percebendo sз quсo grande a bЖnусo deste fato ж, o certo para nзs fazermos ж carregar nossas tarefas atribuьdas pela fж. Eu espero que todos vocЖs encham seus coraушes com a luz que conhece a verdade de Deus. Pela graуa de Deus, vocЖ e eu viemos a crer nos ministжrios de salvaусo manifestados nos fios azul, pЩrpura, escarlate e tecido de linho retorcido, e nзs nos tornamos o luz de salvaусo para o mundo inteiro, as pessoas que iluminam o mundo inteiro. Aleluia! Eu dou toda minha gratidсo a Deus.

Voltar para a Lista