Estudo sobre o Tabernáculo

Estudo do Tabernáculo


The Tabernacle

O Tabernáculo era a sombra de Jesus Cristo que perdoou os pecados dos Israelitas e de todos quantos que crкem nele. Nosso Senhor era o verdadeiro possuidor do Tabernáculo. E Ele era o Salvador que lanзou fora os pecados de todo mundo de uma vez por todas, e ao mesmo tempo, a prуpria oferta de sacrifнcio para toda a humanidade.

Embora o povo de Israel pecasse diariamente, impondo suas mгos na cabeзa do animal puro de sacrifнcio no pátio do Tabernáculo de acordo com o sistema de sacrifнcio, eles podiam passar seus pecados sobre a oferta. Isto й como qualquer um que cria no ministйrio dos sacerdotes e na oferta de sacrifнcio dada de acordo com o sistema de sacrifнcio podia receber a remissгo de pecado, sendo lavado de seus pecados e se tornando alvo como a neve. Igualmente, crendo no batismo e sacrifнcio de Jesus, a essкncia verdadeira do Tabernáculo, o povo de Israel e os que entre nуs que somos Gentios temos sido revestidos da bкnзгo de remissгo de todos os nossos pecados e de viver com o Senhor para sempre.

Nгo sу os Israelitas, mas todos os Gentios tambйm podem ser libertos de todos os seus pecados sу crendo em Jesus, o Senhor do Tabernáculo. O Tabernáculo nos ensina o que o presente da remissгo de pecado que Deus deu a todo mundo representa. Como tal, o Tabernáculo propriamente era a grande essкncia de Jesus Cristo.

Jesus se tornou o Salvador de pecadores. Todo pecador seja ele/ela, pode ficar sem pecado se crer no batismo de Jesus, Seu sangue na Cruz, e a verdade de que Ele й o prуprio Deus. Podemos ser livres do julgamento do Deus por nossa fй nos fios azul, pъrpura, e escarlate - em outras palavras, crendo no batismo de Jesus, Seu sangue, e Sua divindade. Jesus й a entrada para o Reino do Cйu.

Em Atos 4:12 diz, " E nгo há salvaзгo em nenhum outro; porque abaixo do cйu nгo existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." Nenhum outro senгo Jesus pode salvar as pessoas de seus pecados. Nгo existe nenhum Salvador, mas somente Jesus. Joгo 10:9 diz, " Eu sou a porta. Se alguйm entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem." 1 Timуteo 2:5 diz, "Porquanto há um sу Deus e um sу Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem;" e Mateus 3:15 diz, "Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convйm cumprir toda a justiзa. Entгo, ele o admitiu." Todos estes versos testemunham esta verdade.

Jesus veio a esta Terra em semelhanзa de homem, e recebendo Seu batismo (fio azul) e derramando Seu sangue (fio escarlate), Ele salvou os pecadores. Como tal Jesus se tornou a porta de salvaзгo para todos os pecadores. Da mesma maneira que a entrada do pátio do Tabernáculo foi tecida de fio azul, pъrpura e escarlate, Jesus, vindo a esta Terra, em primeiro lugar tomou os pecados do mundo sobre Ele mesmo com Seu batismo recebido por Joгo Batista. Ele, entгo, se tornou a oferta de sacrifнcio, o Cordeiro de Deus (Joгo 1:29).

Segundo, depois de desta forma ter tomado as iniquidades de todos os pecadores com Seu batismo, Ele morreu em seu lugar e deu nova vida аqueles que crкem. Terceiro, este Jesus era o prуprio Deus. Em Gкnesis 1:1 diz, "No princнpio, criou Deus os cйus e a terra," e Gкnesis 1:3 diz, " Disse Deus: Haja luz; e houve luz" Jesus nгo era nenhum outro senгo o verdadeiro Deus Logos (Palavra), quem criou o universo inteiro e tudo que nele há com Sua Palavra.

Deus disse a Moisйs que fizesse a entrada do pátio do Tabernáculo com fios azul, pъrpura, e escarlate e tecido de linho finнssimo. Jesus, que й o prуprio Deus, completou Sua obra de tornar os pecadores нntegros vindo a esta Terra na semelhanзa de um homem e salvando Seu povo de todos os seus pecados por Seu batismo e Sua morte na Cruz. Estes trкs ministйrios sгo o modo pelo qual Cristo salvou os pecadores, e eles sгo a evidкncia desta verdade.

O Apуstolo Paulo disse em Efйsios 4:4-6, " há somente um corpo e um Espнrito, como tambйm fostes chamados numa sу esperanзa da vossa vocaзгo; há um sу Senhor, uma sу fй, um sу batismo; um sу Deus e Pai de todos, o qual й sobre todos, age por meio de todos e está em todos." Esta Palavra se refere a salvaзгo do pecado feita pelos fios azul, pъrpura, e escarlate e o tecido de linho finнssimo.

Por nossa exploraзгo do Tabernáculo, nуs devemos perceber sua verdade correta, e assim й santificada para ser perdoada de todos os nossos pecados.


Escolha das categorias abaixo para ver uma galeria de imagens do Tabernáculo e ler os sermхes relacionados a cada imagem.