Sermões

Assunto 24: Sermões para Aqueles que são Nossos Colaboradores

[24-33] Os Obreiros de Deus (Gênesis 7:1-24)

(Gênesis 7:1-24)
“Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz. E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara. E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio. No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade. E de toda a carne, em que havia Espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca. E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro. E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas. E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos. Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos. E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de Espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca. E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias.”
 
 
Está escrito em Gênesis 7:1-5: “Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz. E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.”
Neste texto Deus manda Noé levar para a arca dois pares de animais impuros, macho e fêmea, e sete pares de animais limpos, também macho e fêmea. Esta é uma passagem muito importante. Deus disse a Noé para salvar cada espécie de ser vivo antes que ele destruísse este mundo com água. Por isso, sem deixar nenhum de fora, todos os seres viventes da face dessa terra foram para a arca. Por que Deus disse isso? Porque ele confiou a Noé a obra de salvar cada alma, mandando-o levar para a arca dois pares de animais impuros, macho e fêmea. Melhor dizendo, Deus escolheu Noé como seu obreiro para cumprir sua vontade. Como você logo vai entender, Noé trabalhou com Deus para levar animais limpos e impuros para a arca.
 
 

Deus trabalha com seus servos

 
Deus escolheu um parceiro, e este parceiro não era outro senão Noé. Então ele disse a Noé: “Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.” Foi através de Noé que Deus realizou a obra de julgar essa terra e salvar as almas. Todos nós precisamos entender que foi através de Noé, e com Noé, que Deus fez sua obra.
Como eu disse, Deus fez de Noé seu parceiro. Mas que tipo de obra devem fazer os que se tornaram parceiros de Deus? Primeiro, Deus disse a Noé para levar para a arca sete pares de animais limpos e dois pares de animais impuros, macho e fêmea. Na Bíblia, a palavra “par” significa trabalhar junto. Deus queria dizer a Noé que ele tinha que trabalhar junto com ele levando os animais impuros para dentro da arca. Ao trabalhar junto com Deus, Noé tinha que purificar e aperfeiçoar os animais impuros, para depois levá-los para a arca.
Em cada época Deus levanta servos para si e manifesta sua vontade através deles, confiando-lhes sua obra. E foi com Noé que ele trabalhou naqueles dias. Foi a Noé que Deus mandou construir a arca e levar os animais para dentro dela. Em outras palavras, Deus escolheu Noé como seu servo e trabalhou junto com ele. É geralmente através de seus servos que Deus cumpre sua vontade.
Amados irmãos, se não trabalharmos com Deus, não conseguiremos trazer os animais impuros para a arca. Se como servos de Deus vocês não se unirem a ele, vocês não conseguirão salvar nenhuma alma, por mais que se esforcem. Vocês perceberão isso assim que começar a trabalhar.
Com quem Deus falou? Ele falou com Noé, seu escolhido. Quando meditamos na Palavra, percebemos que quando os homens se unem deixando Deus de lado, Deus os espalha (Gênesis 11:9). Porém, quando nos unimos pela vontade de Deus, ele cumpre seus propósitos através de seus servos. Noé levou para a arca dois pares de animais impuros, macho e fêmea. E o fato de ele ter feito isso mostra que devemos trabalhar junto com Deus. Mas para trabalharmos com ele, temos que aceitar totalmente sua vontade e nos unir a ele. Se não fizermos isso, como Deus confiará a nós a obra de levar os animais impuros para a arca e salvá-los?
Nós não conseguimos trabalhar com Deus se quisermos fazer tudo do nosso jeito. Como Noé abriu mãos disso e se uniu a Deus, ele o escolheu como parceiro, trabalhou com ele e confiou a ele sua obra. Deus também quer se unir conosco em sua igreja. É através de seus servos que a Palavra de Deus chega à igreja. Portanto, Deus chama para fazer sua obra os que se unem à Igreja de Deus como seus parceiros. Deus precisa dos que fazem sua obra juntos, unidos com sua igreja. Mas enquanto alguns se unem à Igreja de Deus depois de nascerem de novo, outros não fazem fazer isso.
Há muitos animais impuros nessa terra, ou seja, aqueles que não nasceram de novo. E a Igreja de Deus trabalha para trazer estes animais impuros para a arca. Por isso que ela precisa de obreiros que se unirão a Deus para fazer a obra da salvação, trabalhando em conjunto e cuidando da obra de Deus como se fosse sua. Deus levanta parceiros que creem e seguem sua vontade, e é através deles que ele fala e trabalha.
Deus disse a Noé: “Entra tu e toda a tua casa na arca,” e também disse: “Tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.” Os que trabalham com Deus o fazem segundo sua Palavra, e não segundo seus próprios desejos; ou seja, estes são os parceiros que conhecem o desejo do seu coração e trabalham para cumpri-lo. Por que os servos de Deus conhecem seu coração? Eles o conhecem porque Deus se manifesta falando com eles. Deus está vivo, toca o coração dos seus servos, trabalha com eles e supre todas as suas necessidades. Embora Deus esteja vivo, ele é Espírito, e é através do ser humano que ele faz a obra de salvar as almas. O Espírito Santo não trabalha sozinho. Ele fala através dos lábios dos servos de Deus, usando sua Palavra.
Deus levantou Noé como seu servo para fazer sua obra e ainda trabalhou com ele. Embora houvesse milhares de pessoas vivendo naquela época, Deus escolheu especificamente Noé como seu parceiro. Hoje em dia acontece o mesmo, e embora haja muitas pessoas, Deus escolheu os crentes no evangelho da água e do Espírito como seus parceiros. Depois de escolhê-los como servos, Deus trabalha através deles. Se você reconhecer isso, sua fé crescerá tremendamente. Se você crê que Deus trabalha através de seus servos, que a Palavra pregada por eles é a Palavra de Deus, e que fazer a obra de coração se unindo a estes servos é o mesmo que trabalhar com Deus, então isso significa que sua fé amadureceu. Eu oro para que todos vocês tenham esta fé.
Deus trabalhou através de Noé, o escolheu como seu parceiro, derramou sua graça sobre ele e cumpriu sua vontade através dele. Deus deu seu coração a Noé e lhe revelou sua vontade, mandando que ele a cumprisse. Deus derramou sua graça sobre Noé. Ele fez Noé trabalhar, revelou a ele sua vontade e o ajudou a realizar seu trabalho. Satanás, por outro lado, se opôs a Noé, mas ele saiu vitorioso porque Deus trabalhou com ele.
Se Noé não tivesse o material necessário para construir a arca e achasse difícil terminá-la, Deus teria preparado todas as coisas para ele. Contudo, se ele não obedecesse à ordem de Deus, mesmo com todo material que ele preparou, e por causa disso a arca não ficasse pronta, ele teria sido desobediente à vontade de Deus. Quando vejo como Deus trabalhou através de Noé, que obedeceu à sua Palavra com alegria, eu também vejo como ele revela seus planos nos dias de hoje aos seus servos e cumpre sua vontade através deles. Eu fico maravilhado ao ver que o coração de Deus permanece o mesmo, como foi no passado.
Noé fez tudo conforme a Palavra de Deus. E ele perdeu alguma coisa ao fazer isso? Não, claro que não! Nenhum servo verdadeiro de Deus jamais perdeu coisa alguma. Deus abençoa todos que são escolhidos por ele para ser seus parceiros. Sem esses servos de Deus, seria difícil todos encontrarem Deus ou ouvi-lo diretamente. É através dos servos de Deus que podemos compreender sua vontade. Portanto, honrar os servos de Deus e unir-se a eles é honrar e se unir ao próprio Deus. Deus derramou sua graça sobre Noé. É uma bênção poder fazer a obra de Deus hoje em dia, ter comunhão com ele e ouvir seus ensinamentos através de seus servos. E é dentro da Igreja de Deus que encontramos sua graça.
 
 

Se unir com os servos de Deus é se unir ao próprio Deus

 
Foi só através de Noé que Deus pôde trabalhar com os animais. Do mesmo modo, Deus manifesta sua vontade aos seus servos e trabalha através deles. Depois que geração de Noé passou, Deus chamou a Abraão, Isaque e Jacó; depois destes, Deus chamou Moisés, Josué e os juízes; e então chamou Samuel e Davi depois dele. Quando Israel foi dividido entre os reinos do norte e do sul, Deus chamou vários profetas, Elias e Eliseu, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e daí por diante, e falou ao povo através deles e trabalhou com eles.
Deus então chamou João Batista para preparar o caminho do Senhor, e finalmente enviou Jesus Cristo a essa terra. Os que creem e fazem a vontade do Senhor são aqueles que ele chama para ser seus discípulos. Sem dúvida, é através de seus servos que Deus trabalha. Portanto, desobedecer à vontade dos servos de Deus é desobedecer ao próprio Deus. Como você pode saber por si mesmo a vontade de Deus? Quando você conhece a vontade dos servos de Deus, você conhece a vontade dele. Se você prestar atenção na vontade dos servos de Deus e segui-la totalmente, então isso é seguir a própria vontade de Deus. E a vida dos que a praticam é a mais abençoada de todas.
Deus falou claramente e em detalhes como Noé deveria construir a arca: “De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro” (Gênesis 6:15-16). Do mesmo modo, hoje Deus também instrui seus servos como eles devem construir sua arca. Isso significa que Deus fala com seus servos claramente como eles devem estabelecer e liderar a igreja. Quando ouvimos e entendemos esta Palavra, podemos ser guiados por Deus e segui-lo. Conhecer os servos de Deus e se unir a eles nada mais é do que trabalhar com Deus. Os amados obreiros de Deus são os que se unem aos servos dele. Se alguém não quiser se unir aos servos de Deus, ele não será um parceiro dele. Não passa de pura arrogância alguém se julgar melhor que os outros.
Eu estou determinado a continuar com os eventos que fazemos, pois somos a verdadeira igreja que compartilha com todas as pessoas do mundo a graça que recebemos de Deus. Por termos recebido uma imensa graça de Deus, nossa igreja deve compartilhá-la com o mundo todo. É meu sincero desejo que Deus leve sua igreja a crescer e compartilhar a riqueza, a fé e cada bênção espiritual que vem dele. Devemos nos unir pela vontade de Deus, trabalhar juntos em prol da sua igreja, e fazer esta obra pela fé. Aqueles que são mais maduros devem se tornar parceiros de Deus pela fé. Todos que construíram a arca junto com Noé eram parceiros de Deus.
São os limpos e impuros que devemos trazer para a Igreja de Deus. Tanto os que são de fato sem pecado como os que são nitidamente pecadores devem vir para a igreja; não há meio termo. É claro que os impuros devem ser purificados antes de entrar na Igreja de Deus; aquele que é obviamente um pecador deve receber a remissão de pecados na Igreja de Deus, se tornar totalmente justo e então vir para a igreja dos nascidos de novo. Na Igreja de Deus não tem oba-oba, alguém que uma hora é pecador e um minuto depois é outra pessoa. Nessa igreja, tanto os líderes como os irmãos realmente nasceram de novo e fazem a obra de Deus.
Quando lemos a genealogia de Adão que está na Bíblia, vemos que embora ele tivesse tido Caim e Abel, Caim matou Abel por causa de sua fraqueza. Por isso Sete prosseguiu com a genealogia de Adão. Essa genealogia está escrita em Gênesis capítulo cinco. Noé foi o último da genealogia de fé que começou com Adão e prosseguiu com Sete, Enoque, Enos, Cainã, Maalalel, Jarede, Enoque, Metusalém e Lameque, que é o pai de Noé. E foi nos dias de Noé que o juízo chegou.
O que Deus está nos mostrando através dos descendentes de Adão é que ele trabalha através dos descendentes da fé, ou seja, através de seus parceiros. Até hoje Deus cumpre sua vontade através de seus servos. Vocês creem nisso, amados irmãos? Melhor dizendo, Deus cumpre sua vontade através de seus parceiros que buscam fazê-la. Deus escolheu Noé como seu parceiro, por isso que em seus dias ele só trabalhou através de Noé. Os que trabalharam para Deus o fizeram com planos específicos e detalhados. Quando foi construir a arca, Noé também teve que trabalhar com planos detalhados para tudo. Por isso que quando os que trabalham com os servos de Deus não compreendem o propósito de seu trabalho, quando este trabalho termina, eles passam a entender por que ele tinha que ser feito.
Até neste momento Deus está trabalhando através de seus parceiros. Quando pregamos o evangelho da água e do Espírito, todos que creem nele recebem a remissão de pecados. Os que ouvem o evangelho da água e do Espírito o rejeitam ou aceitam. E só devemos levar para a arca os que o aceitam. Na arca, os nascidos de novo são protegidos e alimentados. E Deus faz esta obra através de seus servos. Daquilo que é falado pelos servos de Deus, alguns aproveitam apenas o que é conveniente a eles e se recusam a ouvir aquilo que não lhes interessa. Se algo ruim lhes acontece por não terem sido guiados pelos servos de Deus e alguém pergunta por que eles se recusam a ouvir as palavras desses servos, eles dizem:
– Quando foi que vocês me disseram isso?
Eles nem sequer se lembram quando foram advertidos pelos servos de Deus, justamente porque sempre ignoraram as palavras deles e não os levam a sério.
Aqueles que têm uma fé imatura não reconhecem o verdadeiro valor dos servos de Deus. Eles apenas tentam ser colegas deles, pois parecem ter influência na igreja. Porém, os santos tentam aprender lições espirituais dos servos de Deus. Se você quer ouvir a Palavra de Deus, você deve ouvi-la dos lábios dos seus servos, pois é a própria voz do Senhor. Depois de ouvir a verdadeira Palavra de Deus através de seus servos, você conseguirá entender como Deus está lhe guiando. Deus fala diretamente com você? Não. É através dos seus servos que ele fala; é através deles que ele trabalha.
Então, você deve tentar reconhecer os parceiros de Deus e se unir a eles. Você precisa reconhecer que é uma bênção poder reconhecer os servos de Deus e segui-los, unindo-se a eles pela fé. Nos dias do dilúvio, todos que cooperaram com Noé tornaram-se seus parceiros.
Deus trabalha com seus parceiros. Então você precisa examinar a si mesmo e ver se é ou não um verdadeiro parceiro de Deus. Se está realmente servindo o evangelho junto com a Igreja de Deus, você é um parceiro dele. Até hoje Deus está chamando seus parceiros. Ele chama parceiros que trabalharão fielmente com ele para cumprir sua vontade.
É da vontade de Deus salvar todos neste mundo que estão destinados à destruição. Através de sua igreja, ele faz com que esses condenados escapem da condenação eterna. É da vontade de Deus salvar e proteger a todos através de sua igreja. Porém, para cumprir a vontade de Deus, temos que construir a arca. Temos que fazer a arca, colocar quartos nela, preparar a comida e fazer com que tudo esteja pronto dentro dela. A arca aqui significa a Igreja de Deus. Deus confiou esta obra aos seus parceiros. E até hoje ele está chamando quem fará sua obra com zelo.
Eu peço que vocês que não fiquem felizes apenas por ter recebido a remissão de pecados. Ao contrário, vocês devem examinar a si mesmos e responder esta pergunta:
– Eu estou realmente unido com Deus? Estou unido com seus obreiros? Será que eu tenho fé para me unir à igreja de Deus? Eu confio nos servos de Deus?
Quando você está realmente unido com Deus, seu coração fica ainda mais alegre. Se alguém recebe a remissão de pecados, devemos ensiná-lo como viver de agora em diante. Depois que alguém se nasce de novo, é fundamental saber o que deve fazer para levar uma vida correta. É muito importante para a vida de todo cristão trabalhar junto com Deus.
Que proveito há em apenas nascer fisicamente? Se alguém é alimentado com leite de lobo e uiva como um, vive e morre como um selvagem destituído de humanidade, como podemos considerar essa pessoa um ser humano? Mas se alguém nasce de novo, aprende e conhece as repostas das seguintes perguntas: “Qual é a vontade de Deus para mim, e o que ele quer de mim? Qual o propósito de Deus para a humanidade? De que forma ele quer que eu trabalhe? Qual é o seu plano final?” ele é realmente alguém feliz. Eu creio que é importante nascer de novo, porém mais importante ainda é alimentar os que nascem de novo.
Devemos perguntar a nós mesmos como devemos alimentar e orientar esses novos nascidos de novo. Nos dias de Noé, somente os oito membros de sua família foram salvos. Exceto pelos dois pares de animais impuros e sete pares de animais limpos, macho e fêmea, todas as demais criaturas foram destruídas pelas águas. Mas depois de 150 dias as águas que cobriam o mundo baixaram. E junto com sua família e todos os animais que estavam na arca, Noé começou uma nova vida em um mundo cujo juízo tinha passado.
Eu aconselho vocês a compreender que Deus fez sua obra através de Noé e usou os que trabalham com ele com seus parceiros. Até hoje Deus está construindo a arca de Noé, e até o fim ele continuará procurando parceiros.
A igreja precisa de obreiros. Noé foi um parceiro de Deus que trabalhou com ele. Esta união com Deus era absolutamente fundamental. Como Deus cumpriu tudo através de seus servos e abriu seu coração para eles, devemos pedir a ele que nos deixe unir o nosso coração ao dele também. Eu espero que todos vocês tenha um coração que está unido com Deus, que dá alegria a ele e aos parceiros. Lembre-se que Noé foi usado como um valioso instrumento de Deus porque se uniu a ele. Assim como vários animais foram salvos porque Noé foi usado por Deus, quando nos unirmos a ele também poderemos salvar muitas almas. Quando estamos em Deus, podemos evitar o juízo e levar uma vida maravilhosa em um mundo cujo juízo já passou.
O que foi que Noé plantou pela primeira vez no novo mundo que começou após o dilúvio? Uma vinha. Eu peço a vocês que compreendam que depois que o tempo atual acabar, só restará a verdadeira alegria. Aqueles que trabalham com Deus podem se alegrar mesmo em seu cansaço porque creem que Deus é com eles e têm a esperança de um novo mundo, no qual entrarão um dia. Por isso que a Bíblia diz: “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Salmos 126:6).
Seu coração está sempre unido com Deus? Você se uniu a Deus e conhece seus planos? Eu quero que todos vocês se unam à vontade de Deus, pois somente assim poderão se tornar seus parceiros. Deus não trabalha com aqueles que não se unem à sua vontade.
Deus concluiu cada detalhe de sua obra ao escolher Noé como parceiro. E até hoje ele revela sua vontade a nós. Alguns se unem para cumprir esta vontade ou se recusam a cumpri-la. Mas todos vocês devem trabalhar com Deus e se unir a ele, já que nasceram de novo através do evangelho da água e do Espírito. Para os nascidos de novo, se unir a Deus é um dever, não uma escolha. Nós nascidos de novo devemos saber o que é certo e viver segundo a vontade de Deus.
Se não conseguirmos servir ao evangelho fielmente e culparmos a falta de recursos da igreja, então eu creio que é por isso que não nos unimos a Deus completamente. Não importa se somos muitos ou poucos, se realmente estivermos unidos com Deus, então é impossível nos encontrarmos numa situação onde não conseguiremos servir ao evangelho por falta de recursos ou escassez financeira. Se hoje está faltando recursos financeiros suficientes para pregarmos o evangelho no mundo, isso é porque ainda não nos unimos a ele totalmente.
Você é parceiro de Deus ou é apenas um espectador olhando a obra dele? Eu não tenho dúvida alguma que você é um parceiro de Deus em sua igreja. Deus trabalhou através de Noé e cumpriu todo o seu propósito. Eu dou graças a Deus e aconselho você a se unir com os servos de Deus. Eu estou certo que você sabe qual é a verdade e se unirá ao que é verdadeiro e certo. Eu espero que todos vocês se tornem parceiros de Deus que louvam ao Senhor por salvar sua vida; pessoas que sabem que os planos dele se cumprirão através de vocês, que seguem o Senhor fielmente e anseiam para que a vontade de Deus se cumpra.