خطبات

Assunto 22: O Evangelho segundo LUCAS

[Capítulo 2-3] Jesus é o Nosso Verdadeiro Salvador (Lucas 2:1-14)

Jesus é o Nosso Verdadeiro Salvador(Lucas 2:1-14)
“E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”.
 
 

A Maior de Todas as Notícias Foi que o Salvador Veio a este Mundo

 
Já se passaram mais de dois mil anos que Jesus veio a este mundo. E o mecanismo usado para criar o calendário que nós usamos hoje se baseia na data de sua vinda. Os historiadores então dividiram o tempo em Antes de Cristo (a.C.) e Anno Domini (d.C. O ano do Senhor), e já se passaram mais de dois mil anos desde o seu nascimento.
Não havia vaga na estalagem em Jerusalém quando o Senhor veio a este mundo. Melhor dizendo, ele nasceu num lugar onde os animais comiam e dormiam. E ele foi posto num tabuleiro de alimentar animais, numa manjedoura, e envolto em panos. Nosso Senhor, o Salvador, nasceu num lugar miserável. As Escrituras dizem: “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”.
Nosso Senhor veio a este mundo para salvar o ser humano miserável que foi expulso do jardim do Éden por causa do pecado. Quando o Senhor veio a este mundo para salvar o ser humano miserável, algo fabuloso aconteceu num vilarejo em Belém e próximo dali no campo. Os pastores estavam cuidando do seu rebanho na região de Belém numa noite escura quando ouviram os anjos falar. A Bíblia diz: “E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo”.
Qual foi a melhor notícia deste mundo? A melhor notícia deste mundo foi que Jesus Cristo, o Salvador, veio a essa terra. Em outras palavras, a melhor notícia que recebemos foi que nosso Deus veio pessoalmente num corpo carnal para salvar o ser humano miserável, inclusive eu e você, dos pecados do mundo. Esta foi a maior notícia deste mundo. O fato de Deus ter se tornado homem e vindo a nós foi o maior evento e a melhor notícia de todos. Será que poderia haver notícia maior ou melhor do que esta? Seria melhor ouvir que o presidente dos Estados Unidos viria ao Brasil? Toda a nação se prepararia para recebê-lo bem, mas quem é maior neste mundo? Deus, o Criador, que fez todo o universo e homem é o maior. E este grande Deus veio a este mundo. A melhor notícia deste mundo é que Deus veio para salvar os descendentes de Adão e Eva, nossos pais que foram expulsos do jardim do Éden, que tinham uma vida deplorável por causa do pecado.
Foi assim que nosso Senhor veio a este mundo. Quem é o Salvador de toda a humanidade? Quem veio nos resgatar dos pecados do mundo, nos dar a fé da salvação e nos fazer felizes? Quem é o verdadeiro Salvador do homem que deveria ser amaldiçoado e destruído por causa dos seus pecados? É Jesus Cristo, que levou todos os pecados do homem ao ser batizado. O nome de Jesus tem significado: Jesus significa o Salvador; e Cristo, o que foi ungido com óleo. E este Jesus é o Salvador da humanidade.
Jesus é o Rei dos reis. Ele é o Rei dos reis, Deus entre deuses, o Criador do universo e tudo que nele há. Há muitos deuses neste mundo, mas só Jesus, que veio como o nosso Salvador, é o verdadeiro Deus. Cristo significa aquele que foi ungido com óleo e ele é o Rei. Significa que ele é o Salvador e o Profeta que nos ensina de modo correto. Sendo assim, Jesus Cristo, que é o Rei dos reis, é também o Salvador da nossa vida.
 
 

A Melhor Notícia para Todos os Povos

 
Um anjo apareceu aos pastores que cuidavam do seu rebanho à noite no campo e disse: “Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Jesus veio a este mundo por mim e por você. Ele veio para nos salvar dos pecados do mundo, do juizo e da maldição. Jesus não veio para ser exaltado neste mundo. Ele é o Senhor que veio como o Salvador para salvar o homem, que tem a imagem de Deus, dos pecados do mundo, de toda maldição e destruição.
Qual o sinal de que o Senhor veio a este mundo como nosso Salvador? Foi que ele veio como o menino Jesus. A prova de que a Palavra se tornou carne e habitou entre nós (João 1:14) é que Jesus veio a este mundo num corpo carnal. Isso quer dizer que nosso Jesus, que criou o universo e tudo que nele há, nasceu através do corpo de uma simples mulher. Que milagre há em Deus ter nos salvado e se tornado nosso Salvador? É o fato de ele ter se tornado humano. Foi por isso que Jesus nasceu neste mundo. O fato de Jesus ter nascido neste mundo como o menino Jesus é a prova que Deus nos ama. Também é a prova de que Deus é o nosso Salvador.
Qual a prova então de que fomos salvos do pecado? O fato de o Senhor ter vindo a este mundo num corpo carnal é a prova de que ele nos salvou de todos os pecados por ter nos amado tanto. Você e eu somos salvos crendo na justiça de Deus, mas qual a prova de que recebemos essa salvação? É que nosso Senhor veio a este mundo. Ele veio a este mundo e nos salvou.
Amados irmãos, quem em todo o mundo pode nos dar a verdadeira paz? Jesus Cristo, o Salvador de toda a humanidade, é quem pode nos dar a verdadeira paz. Jesus veio a este mundo encarnado como um homem. E quando ele nasceu neste mundo num corpo carnal como o menino Jesus, os anjos e os exércitos celestiais louvaram a Deus cantando: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”. Foi Jesus quem nos deu a verdadeira e eterna paz. Ele é o verdadeiro Apóstolo da paz. Embora muitos chamem o Papa da Igreja Católica e outras pessoas famosas de apóstolos da paz, isso não é verdade. Jesus é o único que nos dá a verdadeira paz.
O que o Senhor nos deu quando veio a este mundo? Ele nos deu a salvação. Ele nos deu uma grande alegria e trouxe paz ao nosso coração. Nosso Senhor veio a este mundo e deu paz ao coração turbado dos que estavam destinados ao inferno por causa dos seus pecados e condenados à morte por causa das suas fraquezas. Nosso Senhor nos trouxe a paz. Ele levou todos os nossos pecados sobre si quando foi batizado e apagou todos eles ao derramar seu sangue na cruz. Além disso, ele se tornou nosso verdadeiro Salvador ao ser condenado em nosso lugar e nos salvou do juízo e da maldição, a fim de que não fôssemos condenados pelos nossos pecados.
O Senhor trouxe paz ao nosso coração. Ninguém nessa terra poderia ter paz se Jesus não tivesse vindo a este mundo. E por ele ter vindo a este mundo, toda a humanidade que era fraca, gananciosa, falha e egoísta pôde receber a verdadeira paz ao ser salva crendo no evangelho da água e do Espírito. Quem crê no evangelho da água e do Espírito tem a verdadeira paz; e eles a recebem pela fé, não por seu próprio esforço. Foi isso que os anjos e os exércitos celestiais cantaram em adoração: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”.
Por Deus ter nos amado tanto, ele apagou todos os nossos pecados, nos deu a paz, se tornou nosso Salvador e fez de nós seus filhos. E ele fez tudo isso para a glória de Deus. Todos nós, que fomos criados por Deus, recebemos a graça de ser seus filhos, e a graça dos filhos de Deus é glória para ele também. Deus envolveu toda a humanidade com seu grande amor e com suas bênçãos. Vocês creem nisso?
 
 

“Paz na Terra, Boa Vontade para com os Homens”

 
Nosso Senhor disse: “Paz na terra, boa vontade para com os homens”.
Há muitas pessoas nessa terra. Mas como é que todas elas vivem? Elas vivem sem esperança, e será assim até morrerem. Embora tudo neste mundo revele a criação de Deus e louve a ele, o coração do homem, o governador de todas as coisas, vive turbado por causa de seus problemas, preocupações e pecados. O homem, o governador de todas as coisas, só vive lamentando e frustrado. Já que todo ser humano nasce como descendentes de Adão e Eva, com pecados que lhes desagradam e que eles não gostariam de ter cometido neste mundo, eles não têm como deixar de levar uma vida de angústia por causa deles.
Mas mesmo em meio a estas pessoas, ainda há algumas de quem Deus se agrada. De quem Deus se agrada então e lhes dá a paz? Quem recebeu dele graça e salvação? Os que admitem que precisam de um Salvador. Deus envolve com sua paz os que admitem: “Eu preciso mesmo de Jesus. Jesus apagou todos os pecados do meu coração, os pecados que cometi em meus atos por causa das minhas falhas. Jesus precisa me abençoar e me salvar para que eu vá para o reino de Deus. É por isso que eu preciso tanto de Jesus”.
Não há lugar para Jesus no coração dos que se alegram e se satisfazem com as coisas deste mundo e não com ele. Só que felicidade sem Jesus não é felicidade. Essas pessoas não podem receber a graça do Senhor.
Você e eu somos pessoas que precisam desesperadamente de Jesus. É ele quem nos dá a verdadeira paz. Jesus trouxe paz ao nosso coração ao levar sobre si todos os nossos pecados, ao ressuscitar por nós e se tornar nosso Salvador. Quem é então o verdadeiro Mestre da paz deste mundo? Jesus.
As pessoas não têm paz mesmo quando dançam e cantam. A maior parte dos que fazem parte da indústria fonográfica, os astros do cinema, políticos, doutores, professores universitários e homens de negócios que têm muito dinheiro e fama são viciados em drogas. Mas por quê? Porque eles nunca se sentem realizados em seu coração.
O que toda a humanidade precisa é do Senhor. Jesus traz paz àqueles que precisam do Senhor. Todo aquele que deseja ter Jesus recebe a paz. O Senhor apagou todos os seus pecados, anulou o juízo, deu a eles a bênção de serem filhos de Deus, resolve todos os seus problemas e os leva a viver no reino dos céus para sempre.
Mas ainda há muitos que não receberam essa bênção. As pessoas não estão preparadas para ter um encontro com Jesus, embora ele tenha vindo a este mundo. Elas tentam encontrar a verdadeira paz nas coisas materiais, e não em Jesus. Mas o que elas não sabem é que as coisas materiais não podem lhes trazer a verdadeira paz. Elas buscam as coisas materiais e ter dinheiro achando que isso lhes trará a verdadeira paz. Só que elas não recebem essa paz no coração e acabam vivendo neste mundo em agonia e sem esperança.
Lembraremos novamente em nosso coração que o Senhor veio a este mundo para nos dar a verdadeira paz; e ele de fato fez isso. Jesus é o nosso verdadeiro Salvador. Deus veio a este mundo como o menino Jesus num corpo carnal. É por isso que comemoramos o nascimento de Jesus todo ano como um dia especial. Eu me alegro com o nascimento de Jesus, que nos amou tanto e veio a este mundo nos salvar.
No evangelho de Mateus, vemos que sábios do Oriente levaram ouro, incenso e mirra para o menino Jesus. O ouro se refere à fé firme. “Jesus é o Rei dos reis e meu Salvador. Ele é o Salvador que veio a este mundo para apagar todos os meus pecados”. O ouro se refere à fé poderosa.
O incenso significa que só o Senhor é o verdadeiro Deus que ouve nossas orações. E isso também se refere à fé. A mirra é uma substância antes usada para impedir a decomposição do corpo e aponta para a ressurreição de Jesus. Significa que só Jesus é o verdadeiro Deus, a única verdade, e que não há outra verdade além do Senhor. Nós precisamos, de fato, serem pessoas de fé perante Deus, como os sábios do Oriente, que confessaram na sua presença que só o Senhor é a verdade; pessoas cuja esperança está nele. Meu desejo é que todo homem seja assim.
Nós somos seres falhos e fracos. Mas embora não haja paz e descanso neste mundo, nosso Senhor nos deu tudo isso e se tornou o Salvador de pessoas falhas como nós. Ele nos salvou de todos os nossos pecados. Foi assim que ele nos levou a crer nele a fim de que possamos entrar no reino de Deus. Nós não poderíamos estar na presença de Deus se Jesus não tivesse levado sobre si todos os nossos pecados e se tornado o nosso Salvador. Se não fosse isso, eu não poderia pregar o evangelho e só falaria de coisas triviais.
Apesar de vivermos neste mundo cheio de pecado, nós podemos ter a verdadeira paz e descanso porque Jesus levou sobre si todos os nossos pecados e ressuscitou dos mortos por nós. O Senhor voltou para o reino de Deus, hoje está assentado à destra do trono do Pai e nos abençoa como nosso verdadeiro Salvador. É por isso que, embora este mundo seja pecaminoso, nós podemos ter a verdadeira paz e descanso no nosso coração.
Já que estamos na época do Natal, temos que nos alegrar com o nascimento do nosso Senhor e dar graças a ele, além de entender mais uma vez que fomos salvos e recebemos todas as suas bênçãos porque ele veio como nosso Salvador. Nós somos gratos ao Senhor com toda a sinceridade do nosso coração.