Sermões

Assunto 8: O Espírito Santo

[8-14] Qual é o verdadeiro arrependimento para receber o Espírito Santo? (Atos 2:38)

Qual é o verdadeiro arrependimento para receber o Espírito Santo?
( Atos 2:38 )
“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.
 

Qual é o verdadeiro arrependimento necessário para receber o Espírito Santo?
É retornar ao belo evangelho da água e do Espírito e crer no batismo de Jesus e Seu sangue na Cruz.
     
A Bíblia diz em Atos 2 que o sermão de Pedro moveu as pessoas profundamente e as fez arrepender-se de seus pecados. Eles sentiram seus corações cortados e disseram a Pedro e aos outros Apóstolos: “O que nós devemos fazer?”. Então Pedro respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos 2:38).
O sermão de Pedro claramente nos mostra que a fé no belo evangelho da água e do Espírito é indispensável para receber o Espírito Santo e também nos mostra qual é o verdadeiro arrependimento. Nós devemos saber que podemos receber o Espírito Santo juntamente com a remissão dos pecados, olhando para as Escrituras e crendo no belo evangelho da água e do Espírito.
A primeira coisa que precisamos ter, a fim de recebermos a habitação do Espírito Santo, é a crença no arrependimento bíblico. Contudo, nós devemos ter cuidado para não definir este arrependimento como tristeza. Arrependimento aqui significa fé em Jesus Cristo. Nós podemos ver na Bíblia que as pessoas já se entristeciam em ter crucificado Jesus. Eles se entristeceram ao perguntar para Pedro o que deveriam fazer e admitiam seus pecados, mesmo antes de Pedro ter falado para eles se arrependerem. Nós podemos ver por isto que o arrependimento de que Pedro falava não era tristeza pelos pecados ou admiti-los, mas, sim, ter Jesus em seu coração como seu Salvador e ter fé no belo evangelho, que Ele nos deu. Esta é a verdadeira natureza do arrependimento.
O amor de Jesus Cristo veio até nós, antes que houvesse qualquer tristeza pelos pecados em nossos corações. Isto significa que Jesus levou todos os pecados quando foi batizado no Rio Jordão, morreu na Cruz e ressurgiu da morte. Deste modo, Ele nos limpou de todos os nossos pecados e iniquidades.
O verdadeiro arrependimento significa crer nesta verdade. Você acha que nossos pecados irão embora para sempre, se nos arrependermos com tristeza de nossos pecados e implorarmos pelo perdão? Este não é o verdadeiro arrependimento. O verdadeiro arrependimento significa receber a remissão de nossos pecados, crendo no belo evangelho do batismo de Jesus e Seu sangue. A Bíblia diz que nós devemos ser perdoados pelos nossos pecados através do arrependimento. Da mesma forma, temos que crer no evangelho do batismo de Jesus e Seu sangue, a fim de receber a completa remissão dos pecados.
Pedro realizou o batismo “no nome de Jesus” para aqueles que creram em Jesus. Jesus foi batizado para levar os pecados de toda humanidade. Seu batismo e morte na Cruz foi o cumprimento do belo evangelho, que permite aos crentes receber a habitação do Espírito Santo. (Mateus 3:15-17). A humanidade pode ser santificada, crendo no batismo de Jesus e Seu sangue na Cruz. Aqueles que receberam a remissão dos pecados, crendo no evangelho, receberam o Espírito Santo. 
 


A oração pode trazer a habitação do Espírito Santo?


As pessoas não podem receber o perdão dos pecados e a habitação do Espírito Santo, não importa o quão duramente orem para receber. A fim de ter a habitação do Espírito Santo, é necessário crer no belo evangelho cumprido pelo batismo de Jesus e Seu sangue na Cruz. O Espírito Santo de Deus só é garantido para aqueles cujos pecados foram completamente lavados.
A fé no evangelho significa o reconhecimento de Jesus Cristo como o verdadeiro Salvador. Atos 2:38 diz: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. O Apóstolo Pedro disse que a habitação do Espírito Santo é dada àqueles que estão perdoados por seus pecados, por meio da fé e pelo arrependimento correto. O perdão dos pecados e o receber o Espírito Santo estão interligados.
A Bíblia diz: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”. (Atos 2:38-39).
A pessoa só pode receber o Espírito Santo com a condição de que seu coração esteja santificado e sem pecados. Portanto, nós devemos crer no evangelho que Jesus Cristo nos deu. Nós devemos nos santificar, após obter o perdão dos pecados, crendo no maravilhoso evangelho, que diz que todos os pecados do mundo foram lavados quando Jesus Cristo foi batizado. É a vontade de Deus que o Espírito Santo habite na humanidade. “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”. (1 Tessalonicenses 4:3).
O verdadeiro perdão não é dado por meio de esforços pessoais, sacrifícios ou bondade, mas apenas pela fé no belo evangelho que Deus, a Santíssima Trindade, cumpriu por meio de João Batista. Deus, a Santíssima Trindade, garante a habitação do Espírito Santo àqueles que são perdoados crendo no belo evangelho.
Uma multidão de pessoas sentiu o coração quebrantado quando ouviu o que Pedro disse no Dia do Pentecostes. Eles clamaram: “Que faremos, irmãos?”. (Atos 2:37). Isto indica que eles tinham mudado de ideia e agora criam em Jesus como seu Salvador. Também foram salvos de seus pecados, crendo no verdadeiro arrependimento pregado por Pedro. O perdão dos pecados foi dado para toda a humanidade, dependendo de sua fé no belo evangelho do batismo de Jesus e do Seu sangue na Cruz.
O propósito do batismo de Jesus era permitir que Ele recebesse os pecados do mundo. A crença nisso é condição essencial para receber o Espírito Santo. Deus garante a habitação do Espírito Santo àqueles que creem no evangelho da verdade, baseado no batismo de Jesus. “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele”. (Mateus 3:16). A vinda do Espírito Santo no dia do Pentecostes tem uma relação especial com a fé dos Apóstolos no belo evangelho: o batismo de Jesus, Sua morte na Cruz e ressurreição.
Atos dos Apóstolos diz que as pessoas eram batizadas em nome de Jesus e recebiam o Espírito Santo. Nós devemos crer que, receber a habitação do Espírito Santo, é um dom especial de Deus. A fim de receber o dom do Espírito Santo, todos os nossos pecados foram lavados, por meio da fé no batismo de Jesus e Sua morte na Cruz.
De acordo com Atos 2:40, todos aqueles que ouviram o sermão de Pedro, quando ele disse, “Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa”, seguiram seu conselho e foram batizados. O que nós aprendemos na Bíblia é que os Apóstolos, nos dias da Igreja primitiva, receberam o Espírito Santo, baseados na fé do batismo de Jesus Cristo e Seu sangue na Cruz. Esta é a condição essencial para recebê-Lo. A fé no batismo de Jesus e Seu sangue na Cruz são indispensáveis para quem procura o perdão dos pecados.
 


A Fé que nos leva a receber o Espírito Santo por meio do verdadeiro arrependimento


Vamos ver o que diz Atos 3:19-20. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus”. Como nós deveríamos definir o arrependimento? Vamos pensar sobre isso novamente.
Na Bíblia, arrependimento significa voltar a crer na redenção. Naqueles dias, as pessoas se comportavam como se desejassem e adorassem as coisas que Deus tinha criado. Mas depois que perceberam que Jesus Cristo as salvou de seus pecados, com a água e Seu sangue, elas se converteram. Este é o arrependimento bíblico. O verdadeiro arrependimento é retornar ao belo evangelho da água e do Espírito.
Qual é o verdadeiro arrependimento necessário para receber o Espírito Santo? É crer no batismo de Jesus e no Seu sangue na Cruz. “Da presença do Senhor, venham tempos de refrigério”. Se as pessoas tiverem esta fé, serão perdoadas por seus pecados e receberão o Espírito Santo. Nós devemos crer no belo evangelho, obter redenção e receber o Espírito Santo, porque Jesus santificou todos os pecadores do mundo por meio de Seu batismo e sangue na Cruz.
A fim de crer em Jesus e receber a habitação do Espírito Santo, o pecado da pessoa deve ser passado para Jesus, por meio da fé no Seu batismo e morte na Cruz. Nós devemos crer que Ele levou todos os nossos pecados e morreu na Cruz para ser julgado por eles. Esta é a fé correta e o verdadeiro arrependimento, que nos permite ter a habitação do Espírito Santo.
O Espírito vem sobre aqueles que têm o perdão de todos os seus pecados. Por que Deus O dá como um dom para aqueles que têm a redenção? Porque o Espírito Santo, em sua Santidade, quer habitar e selar as pessoas como suas filhas.
O Espírito Santo é Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um Deus. Eles são três Pessoas, mas são o mesmo Deus para aqueles que creem em Jesus. O Pai tinha um plano para nos salvar de todos os nossos pecados, então Jesus, o Filho, veio a este mundo, foi batizado por João, a fim de levar todos os pecados do mundo, morreu na Cruz, ressurgiu da morte ao terceiro dia e foi levado ao Céu. O Espírito Santo nos leva a crer neste belo evangelho, testemunhando do batismo de Jesus e Seu sangue na Cruz.
Deus sela aqueles que foram salvos pelo Espírito Santo. O Senhor garante àqueles que creem no evangelho que Jesus levou todos os pecados do mundo. Deus dá a eles o Espírito Santo como garantia, para selá-los como Seus filhos. Ele é a prova final da salvação do pecado para aqueles que creem no belo evangelho da água e do Espírito.
Aqueles que têm o Espírito Santo são filhos do Senhor. Eles sentem-se sempre livres, pois têm uma firme fé na Palavra de Deus, no batismo de Jesus e no sangue na Cruz. São realmente felizes. Aqueles que se arrependem da forma correta não têm pecados em seus corações e têm a habitação do Espírito Santo.
A Bíblia diz que há arrependimento que traz perdão dos pecados. Você já passou por este arrependimento? Se você se arrepende e adota crenças verdadeiras, você também pode receber o belo evangelho. Eu o aconselho a se arrepender de seus pecados e receber o Espírito Santo. Você está pronto para se arrepender e crer no belo evangelho da água e do Espírito, que leva à habitação do Espírito Santo?