Sermões

Assunto 8: O Espírito Santo

[8-15] Você só poderá receber a habitação do Espírito Santo quando conhecer a verdade (João 8:31-36)

Você só poderá receber a habitação do Espírito Santo quando conhecer a verdade
( João 8:31-36 )
“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
 

O que nós devemos fazer para receber o Espírito Santo?
Nós devemos crer no belo evangelho da água e do Espírito e viver pela fé.

Você sabe o que é a verdade? Jesus disse: “Eu sou... e a verdade”... (João 14:6). Logo, conhecer a Jesus é conhecer a verdade. O Espírito Santo habita em você graças à sua fé no belo evangelho? Você deve reconhecer que o batismo de Jesus e o Seu sangue na Cruz são a personificação do belo evangelho e deve crer nele.
As pessoas, hoje em dia, frequentemente usam a expressão “nascer de novo”. “As pessoas deveriam nascer de novo”. “A política deveria nascer de novo”. “A religião deveria nascer de novo”. Eles usam a expressão como sinônimo de “melhorar”. Contudo, ser nascido de novo não significa a melhora da natureza da carne, mas, sim, receber a habitação do Espírito Santo pelo ouvir e crer no belo evangelho da água e do Espírito.
 


Quais são as Palavras da verdade que nos permite Nascer de Novo?


Por que o homem deve nascer de novo? O homem é incompleto, então deve receber a habitação do Espírito Santo para nascer de novo, como um filho de Deus. Nós podemos ver muitas pessoas que creem em Jesus, mas não têm a habitação do Espírito Santo. Nicodemos era um mestre dos judeus. Ele, que aparece em João capítulo 3, era um líder do Judaísmo, que tentava guardar a Lei entregue por Deus. Contudo, trabalhava como um líder de uma religião de pessoas, sem conhecer o Espírito Santo.
Para receber a habitação do Espírito Santo, devemos crer no belo evangelho da água e do Espírito e viver pela fé. O homem só pode receber a habitação do Espírito Santo quando crê nas Palavras da verdade do belo evangelho da água e do Espírito. Jesus disse: “Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?”. (João 3:12).
O belo evangelho da água e do Espírito é o seguinte: Nosso Senhor Jesus nasceu neste mundo, foi batizado por João Batista quando tinha 30 anos, morreu na Cruz três anos depois, ressuscitou e nos libertou de todos os nossos pecados. Ele tornou-se o Salvador daqueles que creem que Jesus foi batizado por João e ressurgiu da morte. Ele garantiu a remissão dos pecados e a habitação do Espírito Santo àqueles que creem neste belo evangelho.
Aqueles que ainda têm pecados em seus corações devem ser perdoados dos seus pecados, crendo no batismo de Jesus e Seu sangue derramado na Cruz. O homem não pode evitar cometer pecados diante de Deus e, por isso, deve ser salvo, aceitando Jesus como seu Salvador. Jesus lavou todos os pecados do mundo com o belo evangelho da água e do Espírito. Todos os pecadores podem ser salvos ouvindo e crendo neste evangelho. E os que creem são abençoados com a habitação do Espírito Santo.
“E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado”. (João 3:14). No Velho Testamento, apesar do povo de Israel cometer pecados, ser picado pelas serpentes no deserto e morrer desesperadamente, muitos conseguiam viver olhando para a serpente erguida em uma haste.
Da mesma forma, nós temos a habitação do Espírito Santo. Jesus dá esta habitação para aqueles que creem no belo evangelho. Satanás nos impede de conhecê-lo e tenta nos impedir também de receber o Espírito da verdade. Contudo, Deus nos abençoou com o perdão dos pecados e com a habitação do Espírito Santo, por meio da nossa fé no evangelho do batismo e do sangue de Jesus.
Você também pode receber a habitação do Espírito Santo se crer no belo evangelho da água e do Espírito. Você reconhece este evangelho como verdadeiro diante de Deus? Você crê que é capaz de receber o Espírito Santo, crendo neste verdadeiro evangelho?
O Senhor Jesus nos disse para conhecermos a verdade que nos salva de todos os nossos pecados: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8:32). Você conhece a verdade do belo evangelho da água e do Espírito, que nos salva e nos abençoa com a habitação do Espírito Santo? Se você aceitar este evangelho, certamente receberá o Espírito Santo.