Sermões

Assunto 21: O Evangelho segundo MARCOS

[Capítulo 2-3] (Marcos 2:13-22) Viva Sua Fé Confiando em Deus

(Marcos 2:13-22)
“Jesus tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. E, passando, viu a Levi, filho de Alfeu, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. Ele, levantando-se, o seguiu. Enquanto Jesus estava jantando na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores estavam assentados à mesa com Jesus e seus discípulos, pois eram muitos os que o tinham seguido. Quando os escribas que eram fariseus viram-no comer com os cobradores de impostos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come [e bebe] ele com os cobradores de impostos e pecadores? Tendo Jesus ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores. Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Foram e lhe perguntaram: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos? Respondeu-lhes Jesus: Podem os convidados para o casamento jejuar enquanto está com eles o noivo? Enquanto têm consigo o noivo, não podem jejuar. Mas o tempo virá em que lhes será tirado o noivo, e naquele dia jejuarão. Ninguém costura remendo de pano novo em vestido velho. Se o fizer, o remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se o fizer, o vinho novo rompe os odres, e estragam-se tanto o vinho como os odres. O vinho novo deve ser posto em odres novos.’”
 
 
Está chovendo. O homem do tempo disse a temperatura vai cair depois dessa chuva de outono. Parece que Deus está nos dando uma nova estação. Eu oro para que nossos corações sejam renovados como a mudança das estações.
O capítulo 2 do evangelho de Marcos nos ensina o que Jesus Cristo quis dizer. Nosso Senhor Jesus Cristo é Deus e por isso Ele é totalmente qualificado para ser o nosso Salvador o qual remiu todos os nossos pecados. Ele é o Messias que veio para salvar a todos ao apagar todos os pecados do mundo. Ele é o Juiz que pode dizer se alguém recebeu a remissão de pecados ou não. Ele pune os pecadores e recompensa o povo sem pecado quando quer. Nós podemos verificar isso na passagem de hoje.
Quando Jesus viu um paralítico em Cafarnaum Ele disse: “Filho, os teus pecados foram perdoados”. Ele explicou o que disse: “Estou lhe dizendo isso para que você saiba que o Filho do Homem tem o poder para perdoar os pecados nessa terra”. Jesus quis dizer que Ele é o Salvador que nos dá a remissão dos pecados.
 
 
O que são as Religiões do Mundo?
 
Devemos reconhecer Jesus como nosso Deus não como um dos muitos deuses das religiões do mundo. Aqui está a definição do que são as religiões mais populares hoje: “Religião é um sistema de doutrinas feitas pelo homem e é algo no qual as pessoas confiam e adoram a quem elas respeitam.” Elas criaram coisas respeitáveis em sua mente para depender e pedir ajuda. Essas são as chamadas religiões feitas por homem. Em outras palavras, religião é aquilo que as pessoas criam e dependem da ajuda. Por exemplo, alguns chineses adoram seu herói de guerra, General KwanYu como seu deus particular. Eles penduram o retrato do General KwanYu e queimam incenso diante dele. Quando eles passam por dificuldades eles oram para KwanYu e pedem por sua ajuda.
As pessoas dependem das religiões criadas em suas mentes e acabam com elas quando querem. Resumindo, é uma miragem criada na mente das pessoas. As pessoas não somente criam os seus próprios deuses, mas também se descartam deles em sua própria mente. Então podemos concluir que religião é aquilo que as pessoas criam para si mesmas e crêem arbitrariamente em sua mente.
 
 
Quem é Jesus?
 
Deus é Aquele que realmente existe e nos salva de todos os nossos pecados. Jesus é a figura principal no evangelho da água e do Espírito, por isso Ele é o verdadeiro Deus que pode nos ajudar. Jesus, que é na verdade Deus, está no coração de todos aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito. Ele é o Deus que está sempre conosco enquanto trabalha por nós. Deus vem através do Espírito Santo ao coração daqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito. E Ele abençoa os justos. Por isso que aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito confiam nesse Deus vivo e O seguem.
Assim, nós crentes do evangelho da água e do Espírito desfrutamos da verdadeira alegria em Jesus Cristo. Como podemos ter fé e sucesso dos quais só podíamos sonhar? Isso tudo é possível através do amor de Jesus Cristo nosso Deus. Nós não vivemos a nossa fé como vemos em outras religiões do mundo ou em filmes. Nós somos o povo abençoado que realmente encontrou o Deus vivo e recebeu a salvação no evangelho da água e do Espírito. Quando pensamos em como encontramos o nosso Deus da salvação e a verdade, nos sentimos gratos por esse bem tão precioso.
Na verdade, não fomos nós que encontramos a Deus, mas Ele nos encontrou. Enquanto vivemos nossa vida de fé, de vez em quando nos lembramos das bênçãos de Deus. Nosso Senhor é o Deus vivo; Ele é a verdade; e Ele é o nosso Pastor eterno. Isso é como um sonho incrível. As bênçãos de Deus não são uma mera teoria, mas uma realidade. É assim que a nossa fé difere das outras religiões desse mundo. Nós confiamos em Deus que ainda vive e nos abençoa. O Senhor nos deu o evangelho da água e do Espírito, e por crermos nesse lindo evangelho, todas as bênçãos prometidas na bíblia se tornam realidade. Estamos andando com esse Deus e trabalhando com Ele. Você vai explodir de gratidão e espanto quando perceber que cada bênção de Deus é mesmo real e verdadeira.
Contudo, somos propensos a nos esquecer de Sua graça mesmo quando estamos pregando o evangelho de Deus às pessoas. No entanto, o Senhor está com você e comigo e trabalha por nós, nos protege, nos guia, e cumpre Sua vontade através de nós. Pela fé que Deus nos deu, podemos ver a Sua obra em Sua igreja. Eu gostaria de enfatizar aqui que somos verdadeiramente um povo abençoado pelas bênçãos de Deus.
Podemos encontrar antes da passagem bíblica de hoje que Jesus encontrou um paralítico e remiu os seus pecados, dizendo: “Os seus pecados foram perdoados”. E mais ainda, Ele curou o paralítico e disse-lhe para levantar e andar. Jesus derramou uma bênção tremenda sobre o homem paralítico.
Antes disso Jesus foi até a praia. Cafarnaum era um vilarejo à beira mar. Quando Ele chegou à praia, uma grande multidão O seguiu. Jesus ensinou-lhes como chegar aos Céus. Quando Jesus viu Levi, filho de Alfeu, na coletoria e o chamou dizendo: “Segue-me”, ele levantou-se imediatamente e O seguiu.
 
 
Jesus é o Salvador para Todos os Pecadores
 
Nessa hora Jesus foi até a casa de Levi, o chefe dos coletores de impostos, e comeu com eles. Dentre os que estavam assentados com Jesus, estavam os amigos de Levi, seus ajudadores e pecadores conhecidos. Jesus gostou deles.
Como vocês sabem, Jesus não é somente o nosso Messias que salvou a todos do pecado, mas também é o nosso amigo. Então aonde Jesus ia, o lugar ficava cheio de pecadores. Esses pecadores se esforçavam para estar com Jesus não importava onde Ele fosse. Eles iam até Jesus somente de ouvir onde Ele estaria. Jesus estava sempre feliz ao comer com pecadores iguais aos coletores de impostos e os ensinava a verdade. Muitas pessoas iam e seguiam a Jesus, e Ele realmente nos salvou de todos os nossos pecados e se tornava sempre amigo dos que pecavam. Nosso verdadeiro Salvador nos deu o evangelho da água e do Espírito. Ele continua querendo libertar as pessoas imperfeitas com o evangelho da água e do Espírito.
Existiam algumas pessoas arrogantes no tempo de Jesus, como existem hoje também. Elas zombavam de Jesus, enquanto pessoas humildes O seguiam de boa vontade, pois conheciam suas próprias falhas. Por isso nós podemos chamar Jesus de “o amigo dos pecadores”. As pessoas que se consideravam sem falhas tais como os fariseus e escribas, diziam: “Como pode o seu mestre comer e beber com coletores de impostos e pecadores? Será que Ele não os reconheceu e ainda come com esses pecadores conhecidos de todos?” Quando Jesus ouviu isso, Ele disse-lhes: “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores”. Ele está dizendo que essas pessoas que se consideram muito boas e um povo puro que vive piedosamente todos os dias, não precisam dEle; mas os que confessam que são imperfeitos e cometem pecados todos os dias realmente precisam dEle. Em outras palavras, nosso Senhor não veio para chamar aqueles que pensam que não têm pecados, mas os pecadores. Deus disse que chamaria os pecadores e os purificaria com o evangelho da água e do Espírito, os separaria, os adotaria como Seus filhos e os faria desfrutar da Sua riqueza e glória.
Os fariseus e escribas pensavam que não tinham falhas e perguntaram a Jesus a seguinte questão: “Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?” Jesus respondeu-lhes assim: “Podem os convidados para o casamento jejuar enquanto está com eles o noivo? Enquanto têm consigo o noivo, não podem jejuar. Mas o tempo virá em que lhes será tirado o noivo, e naquele dia jejuarão” (Marcos 2:19-20). Ele se comparou ao noivo.
 
 
Ninguém Costura Remendo de Pano Novo em Vestido Velho
 
Nos versículo 21 e 22 o Senhor disse: “Ninguém costura remendo de pano novo em vestido velho. Se o fizer, o remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se o fizer, o vinho novo rompe os odres, e estragam-se tanto o vinho como os odres. O vinho novo deve ser posto em odres novos.”
Os cristãos de hoje precisam renovar a sua mente. Nós nascemos de novo por crermos no evangelho da água e do Espírito. O Senhor veio a esta terra para nos salvar do pecado, e o levou por completo ao ser batizado por João Batista. Essa é a única verdade. Os pecados de todos dessa terra passaram para Jesus Cristo. Então, não há mais pecado no coração daquele que crê no evangelho da água e do Espírito. Isso porque todos os nossos pecados passaram para Jesus Cristo. Jesus Cristo levou todos os nossos pecados de uma vez por todas ao ser batizado por João Batista e ao morrer na cruz. Ele ressuscitou dos mortos e salvou a nós que cremos no evangelho da água e do Espírito de todos os nossos pecados.
Verdadeiramente, pessoas como nós que cremos no evangelho da água e do Espírito não tem nenhum pecado. Todavia, ainda precisamos renovar nossas mentes já que recebemos a remissão de todos os nossos pecados por crermos no evangelho da água e do Espírito. Como transformamos nossas mentes? A explicação sobre odres velhos e odres novos nos ensina como devemos renovar nossas mentes e fé depois de sermos salvos do pecado.
Nos tornamos pessoas justas por crermos no evangelho da água e do Espírito. Contudo, se vivermos conforme nossa velha maneira de pensar, a verdadeira fé não crescerá em nós. Se você realmente se tornou filho de Deus ao crer no evangelho da água e do Espírito, e se você crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Messias da raça humana, você deve renovar seus pensamentos carnais e viver pela fé que confia na justiça de Deus. Nós cremos que Jesus apagou todos os nossos pecados. Nós também recebemos a remissão de pecados por crermos em Jesus Cristo que veio pelo evangelho da água e do Espírito. E se é isso que acontece, não devemos andar segundo nosso velho estilo de vida, mas devemos viver caminhando pela estrada da fé. Devemos renovar nossas mentes e pensamentos ao crer no evangelho da água e do Espírito. Em outras palavras, precisamos levar nossa vida de fé crendo na justiça de Deus. Precisamos fazer isso porque o nosso Senhor realmente remiu todos os nossos pecados. Nosso Senhor levou os nossos pecados, recebeu o veredito de pecador em nosso lugar, ressuscitou dos mortos e nos salvou de uma vez por todas. Então na verdade, não há mais pecado em nós. Nós nascemos de novo pela fé. Por isso, de agora em diante devemos pensar e viver pela fé que confia na justiça de Deus. Isso significa que temos que usar nossos pensamentos e fé por causa do que o Senhor fez por nós.
Como Jesus disse que nos guiaria depois de nos libertar dos nossos pecados? Como Ele disse que nos abençoaria? O que Ele disse que deveríamos fazer? Ele não só nos falou sobre a remissão de pecados, mas também sobre a vida de fé verdadeira depois que recebêssemos a remissão de pecados. Devemos então confiar na Palavra de Deus, pensar pela fé, e viver uma vida de fé confiando em Sua Palavra. O nosso modo de pensar não deve ser o mesmo que tínhamos antes. Podemos nos livrar de velhos hábitos uma vez que cremos no evangelho da água e do Espírito e recebemos a remissão de pecados. Como a bíblia diz: “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17), temos que formar um novo pensamento em nossa fé dada por Deus. Devemos viver uma vida de fé que abandona tudo o que é velho pela confiança na justiça de Deus.
O Senhor também nos diz: “Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se o fizer, o vinho novo rompe os odres, e estragam-se tanto o vinho como os odres” (Marcos 2:22). Não conseguimos entender esse versículo se o traduzirmos literalmente assim. “Há alguma razão para colocarmos vinho novo em odres novos? Por que precisa ser odre novo se podemos colocar vinho novo em odres velhos?” Se você tentar entender a Palavra de Deus sob o ponto de vista do mundo, você acabará ficando com mais dúvidas em sua cabeça. Mas se você meditar sobre a Palavra de Deus pela fé, confiando em Sua justiça, você poderá compreendê-la espiritualmente. Vinho novo tem que ser colocado em odres novos. Se o fizer, o vinho novo irá romper os odres, ele irá se estragar, e os odres também se estragarão.
Aqui está o sentido espiritual desse versículo. Quando tentamos resolver nossos problemas com a nossa velha maneira de pensar, as coisas não funcionam. Uma vez que nos tornamos filhos de Deus, precisamos viver com novos pensamentos guiados pela Palavra de Deus. Devemos orar para que eles sejam renovados pela Palavra de Deus. Não devemos tentar resolver os problemas desse mundo da mesma forma ou com os mesmos valores que tínhamos antes de nascer de novo. Devemos viver com uma mente renovada pela fé, confiando na justiça de Deus para resolver os nossos problemas. É assim que podemos manter os odres intactos. Pelo contrário, os odres velhos arrebentarão e desperdiçarão o novo conteúdo.
Nós como meros humanos, ainda encontramos muitos problemas durante nossa vida de fé apesar de termos sido salvos pela fé. As coisas não dão certo se tentamos resolvê-las com a velha maneira de pensar, e não com o pensamento renovado pela fé. Já que o que tínhamos no passado não era a verdade, temos que tirar tudo e entrar no novo mundo da fé. Nossos pensamentos carnais não são perfeitos, e eles serão destruídos. Os pensamentos carnais não combinam com a verdade, nem podem conter a verdade. Nós perderemos a verdadeira fé se a usarmos segundo os padrões do mundo. Em outras palavras, não somente os odres, mas o vinho também será desperdiçado a não ser que neguemos nossos pensamentos carnais. Por isso o Senhor disse aos fariseus e escribas e até para os cristãos de hoje para que vivessem uma vida de fé com a mente renovada.
Antes de tudo, devemos conhecer e crer que Jesus é o Deus que tem o poder para remir os pecados, e que Jesus é o Filho de Deus. Assim como Jesus Cristo remi os nossos pecados com o evangelho da água e do Espírito, precisamos pensar e tirar conclusões pela fé que confia na Palavra de Deus, que Ele mesmo nos deu. Devemos viver nossa vida resolvendo esses problemas dessa forma.
 
 
Vamos Descobrir o que há de Errado com os Cristãos de Hoje
 
Há um ensinamento que todos os cristãos deveriam mudar. É que todos os cristãos devem ser puros, limpos, não cometerem pecado e fazerem sempre boas obras para ser quebrantados. Jesus não só comeu e passou Seu tempo com Seus discípulos, mas também com vários pecadores. Por isso muitos pecadores O seguiam. As pessoas tendem a pensar que viver uma vida correta e perfeita depois de conhecer a Jesus atrairá mais as bênçãos de Deus, mas isso não é verdade no tocante à salvação. Nós somos fracos e imperfeitos não importa se sejamos salvos ou não. Por isso é que precisamos sempre da justiça de Jesus, e é importante vivermos com essa fé como o doente precisa de um médico. Não importa o quanto sejamos fracos, o Senhor está conosco em todo o tempo. Ele sempre está conosco para nos ajudar e guiar.
Quanto mais fraquezas encontramos em nós e quanto mais as conhecemos, mais gratos nos sentimos pelo amor do Senhor. Ficamos cheios de alegria e gratidão a Deus por ter salvado a nós que somos tão imperfeitos através do evangelho da água e do Espírito. Quando nos vemos como fracos e dependentes, passamos a ser gratos a Deus por nos salvar de todos os nossos pecados e fraquezas.
Quando olhamos para as nossas fraquezas é impossível expressar com palavras o quanto somos gratos por termos sido salvos de todos os nossos pecados ao crermos no evangelho da água e do Espírito. Jesus comeu com pecadores depois de ter apagado todos os nossos pecados. Então podemos andar com Jesus apesar da nossa fraqueza. Eu sou grato a Deus pois sei que posso andar com Ele só por causa do que Ele fez por nós.
Os justos devem transformar seus pensamentos carnais em pensamentos espirituais. Não devemos pensar da forma que os fariseus e escribas pensavam. Jesus andou com os fracos, se tornou o nosso Salvador e nos guia até hoje. Não podemos pensar que podemos seguir a Jesus por causa das nossas boas ações. Jesus é o Messias que veio a esta terra para salvar os pecadores. Nós seremos esses pecadores até o dia em que morrermos. Jesus é o Salvador que veio e nos salvou de uma vez por todas. Ele fez isso através do evangelho da água e do Espírito.
Então não há pecado em nós graças a nossa fé nEle. Quando foi batizado, Ele levou todos os pecados que cometemos e os pecados que cometeremos até o fim de nossa vida. Jesus recebeu o veredito por nós na cruz para que não fôssemos culpados. Isso significa que somos salvos do pecado e iremos para o Céu como filhos de Deus sem nenhuma condenação só por crermos no evangelho da água e do Espírito. Nós ainda podemos seguir a Jesus apesar da nossa fraqueza. O Senhor anda conosco independente da nossa fraqueza. E não é somente isso, Ele nos ensina, nos guia e nos abençoa. Por isso é que precisamos deixar todo nosso antigo modo de pensar e abandonar todos os hábitos e pensamentos que você tinha antes de nascer de novo. Todos os que receberam a remissão de pecados através da Palavra de Deus devem confiar nela e continuar crendo nela.
Se você recebeu a remissão de pecados depois de crer no evangelho da água e do Espírito, você não deve viver segundo seu antigo modo de pensar. O que Jesus disse? Ele não nos chamou de pessoas doentes pelo pecado que pecam a cada dia? Ele não disse que os nossos pecados são como a escarlate?
Lembre-se que Jesus comeu com os pecadores. Po isso os fariseus e escribas perguntaram como Jesus poderia comer com os pecadores e coletores de impostos. Jesus disse-lhes que Ele veio para salvar e estar com os que fossem fracos e imperfeitos, e que Ele seria o verdadeiro e o Salvador eterno para eles.
Então devemos mudar nossos pensamentos carnais em espirituais e seguir ao Senhor pela fé. Se não mudarmos nossos hábitos antigos, nós não honraremos o fato de Deus ter remido os nossos pecados através do evangelho da água e do Espírito. Devemos viver pelos novos pensamentos da fé. Mesmo depois de receber a remissão de pecados, nós ainda pecamos, então precisamos da justiça de Deus para resolver esses problemas.
Se você não conhece o evangelho da água e do Espírito, você precisa fazê-lo. Não conhecer o evangelho da água e do Espírito significa que você não crê em Jesus. Você não deve só saber, mas também crer que Jesus veio a essa terra e foi batizado por João Batista, morreu na cruz, e nos salvou de todos os nossos pecados de uma vez por todas por causa da nossa fraqueza. É assim que podemos receber a remissão de pecados.
Para aqueles que creram e receberam a remissão de pecados, Jesus diz isso: “Eu tirei de toda a sua vida todos os seus pecados e fraquezas. Então os seus pecados passaram para Mim e agora você deve seguir-Me pela fé independente das suas fraquezas”. Ele nos disse que preparou tudo para nós para O seguirmos pela fé. O texto: “O justo viverá da fé”, se tornará realidade em nossas vidas. Se você se prender à antiga maneira de pensar depois de receber a remissão dos seus pecados, você perderá até essa remissão. Em outras palavras, você não deve pensar segundo os padrões do mundo, mas deve tomar decisões baseado na Palavra de Deus e na fé. Do contrário, sua fé irá desmoronar.
Se aqueles que não receberam a remissão de seus pecados e ainda crêem em Jesus de qualquer maneira, estes não serão salvos. Jesus buscou por pecadores enquanto os religiosos se orgulhavam de sua santidade. Eles não puderam ser salvos por causa dessa arrogância. Um paralítico apareceu quando Jesus estava em uma casa em Cafarnaum. Aquele lugar ficou cheio de pessoas como sardinhas em lata, mas somente cinco pessoas puderam encontrar Jesus. Foram eles o paralítico e seus quatro amigos. A fé dessas cinco pessoas foi aceita e elas receberam a remissão de seus pecados.
Por outro lado, o restante da multidão não recebeu a remissão de pecados. Eles pensaram: “Se Jesus for fazer um milagre agora, Ele curará um coxo? Ele curará um leproso?” Eles se preocuparam somente com a doença física e perderam o ponto principal. A doença física acontece porque o nosso corpo é fraco. Deus permite que as dificuldades e os problemas venham para que possamos buscá-Lo. Aqueles que querem ter seus problemas físicos resolvidos e crêem que a solução para eles são os sinais de Deus, são aqueles que perderam o real sentido da vinda de Jesus a esta terra. É errado acreditar que crer em Jesus fará de você alguém saudável, próspero e abençoado.
Jesus veio a esta terra para nos salvar dos nossos pecados, para nos adotar como filhos de Deus e para nos abençoar com todas as bênçãos celestiais. É verdade que somos abençoados tanto no corpo quanto na alma quando seguimos ao Senhor com fé, confiando em Sua Palavra. Conforme a nossa fé cresce, nós conseguimos as bênçãos. Desconsiderar o que Jesus disse não é ter a fé correta. Os falsos profetas dizem: “Creia somente em Jesus e você será salvo. Creia no sangue de Jesus e você também será salvo. Eu oro para que você tenha uma boa saúde e que tudo ocorra bem para você. Se você crer em Jesus, sua doença será curada. Se você crer em Jesus, tudo lhe irá bem”. Então não devemos interpretar Sua Palavra baseados em nossos desejos mundanos. É como a parábola de colocar vinho novo em odres velhos e estragar tudo. Eu asseguro a vocês que odres velhos se estragam quando se coloca vinho novo dentro deles.
A Palavra de Deus não se ajusta aos nossos pensamentos carnais. Na verdade, o vinho antigo é melhor. Muitos países europeus como a França produzem vinho, e uma garrafa de um bom vinho antigo pode custar alguns milhões de dólares. O que quer dizer que o vinho novo deve ser posto em odres novos, já que o vinho antigo é melhor que o novo? Isso diz respeito a que tipo de fé devemos ter depois de crermos na palavra da verdade e recebermos a remissão dos nossos pecados. Devemos confiar no que Deus diz na bíblia, crer na Palavra de Deus como ela é, e seguirmos ao Senhor. É assim que podemos guardar a nossa fé e recebermos a direção para o Reino Celestial.
Existem pessoas que deixam a igreja depois de receberem a remissão dos seus pecados. Eles fazem amizade com os de outras denominações cristãs. Então, tanto esses como aqueles serão destruídos. Uma vez que alguém se torna um vinho novo e é posto em odres velhos, ele também se torna inútil. Viver uma vida de fé em um grupo religioso acaba tanto com o grupo quanto com a pessoa.
Então os justos devem ficar junto de outras pessoas justas. O Senhor disse que só poderíamos encontrá-Lo se mudássemos nossas mentes. Ele também disse que deveríamos abandonar todo o antigo pensamento e segui-Lo com uma nova fé, confiando em Sua Palavra. Esse é o único modo correto de vivermos nossa vida de fé.
Jesus comeu e andou com pecadores e coletores de impostos. Com quem um homem comum ia querer comer? Naquele tempo, os fariseus e os escribas eram os poderosos da época. Se Jesus quisesse ser tratado com respeito, Ele deveria ter comido e falado com esss pessoas que falavam tão educadamente. Todavia, as pessoas à volta de Jesus eram pecadores já bem conhecidos do povo. O que os coletores de impostos fazem? Israel estava sob o domínio de Roma naquele tempo. Então aqueles que trabalhavam nas coletorias coletavam os impostos e os levavam ao governo romano. Quando eles coletavam 10 centavos de imposto, cinco centavos ficavam para eles mesmos.
Por isso os coletores de impostos eram tidos como pecadores pelos israelitas. Mas Jesus viu Levi filho de Alfeu sentado na coletoria. E Ele disse a ele: “Siga-Me”. Assim, depois disso Levi e seus amigos estavam comendo junto com Jesus rindo alto e fazendo muito barulho. Sob o ponto de vista dos fariseus e escribas, Jesus estava andando com pessoas sem moral, por isso eles pensavam que Ele não poderia ser amigo deles. Como diz o ditado: “Se você quer conhecer o caráter de alguém, conheça os seus amigos”, os fariseus e escribas viram as pessoas que estavam com Jesus e O ridicularizaram entre si mesmos.
Então Jesus disse isso: “Filho, os seus pecados foram perdoados. Eu digo isso para que você saiba que o Filho do Homem tem o poder de perdoar pecados na terra. Toma seu leite e anda”. Então ele pegou mesmo sua cama e andou. As pessoas ficaram chocadas.
Nessa hora Jesus chamou Levi para segui-Lo e comeu com pessoas sem moral, por isso Ele não se encaixou nos padrões dos fariseus. Então Jesus disse: “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores” e “Ninguém costura remendo de pano novo em vestido velho”. Normalmente nós costumamos remendar as roupas com pano velho. Esse exemplo da Palavra de Deus não pode ser compreendido sob o ponto de vista humano.
Remendar roupas tem a ver com a nova fé que as pessoas recebem do evangelho da água e do Espírito, assim que recebem a remissão de seus pecados. Então esse texto significa que nós os nascidos de novo devemos aplicar a nova fé aos nossos problemas cotidianos. Devemos pôr essa nova fé em prática para resolver os problemas da nossa vida. Jesus também disse que deveríamos pôr o vinho novo em odres novos. Isso signifca que devemos seguir a Jesus pela fé no evangelho da água e do Espírito já que a nossa mente mudou e que recebemos a remissão dos nossos pecados através desse evangelho. Essa é a maneira de andarmos com o Senhor.
Você e eu ainda temos muitas falhas e fraquezas. Não importa quantos problemas temos, isso não afeta nossa vida de fé já que ela é baseada na Palavra de Deus. Mas se não mudarmos nossas mentes e tentarmos seguir a Jesus com nossos próprios padrões, isso sempre acabará em problemas. Se alguém tenta viver uma vida de fé com pensamentos antigos, eventualmente desistirá de sua vida de fé. Dentre esses que dizem terem recebido a remissão de pecados, deve haver esse tipo de gente. Essas pessoas deixam a Igreja de Deus para viver uma vida de fé à parte, julgando os servos de Deus. “Como os servos de Deus podem se comportar assim? Nós faríamos melhor”. Eles ainda têm pensamentos carnais. É assim que seus odres quebram e eles não conseguem mais viver uma vida de fé.
Precisamos viver com nossa fé a cada dia confiando na justiça de Deus. Devemos resolver um por um dos nossos problemas com a Palavra de Deus. Você e eu ainda temos muitos problemas. Quando resolvemos um problema, outro aparece. São eles: problemas familiares, problemas no trabalho e problemas de saúde que se levantam um após outro. Precisamos resolver todos eles pela fé. Devemos fazer isso pela Palavra de Deus. Não tente resolver seus problemas por meios mundanos. O vinho novo deve ser posto somente em odres novos. Essa é a verdade.
Eu agradeço a Deus por nos dar essa preciosa Palavra da verdade.