Preken

Assunto 21: O Evangelho segundo MARCOS

[Capítulo 4-4] Vamos Viver pela Fé até o Último Dia (Marcos 4:35-41)

(Marcos 4:35-41)
“Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. Deixando a multidão, eles o levaram consigo, assim como estava, no barco. Havia também com ele outros barquinhos. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que já estava a encher-se. Jesus estava na popa, dormindo sobre uma almofada. Os discípulos o despertaram, dizendo: Mestre, não se te dá que pereçamos? Ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. Então o vento se aquietou, e houve grande bonança. Ele disse aos discípulos: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? Eles sentiram grande temor, e diziam uns aos outros: ‘Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?’”
 
 
A passagem bíblica de hoje descreve o que aconteceu quando veio uma tempestade sobre Jesus e Seus discípulos enquanto eles cruzavam o mar da Galiléia em um barco. Como uma grande tempestade se levantou no mar e ondas gigantes se lançaram contra o barco, ele começou a inundar. Assustados, os discípulos sacudiram o Senhor e O acordaram de Seu sono, dizendo: “Senhor, não te importas que estejamos enfrentando um grande perigo?” O Senhor então sorriu para eles e repreendeu o vento, dizendo ao mar: “Cala-te, aquieta-te!” Então de repente o vento parou e o mar se acalmou, como se a tempestade nunca tivesse acontecido. E quando o mar se aquietou o Senhor virou para os discípulos e os repreendeu dizendo: “É assim que vocês têm fé?” Está escrito aqui na passagem bíblica de hoje que até mesmo o vento e o mar obedeceram quando o Senhor os repreendeu.
Espiritualmente falando, o barco simboliza a Igreja de Deus. Isso nos mostra que assim como veio uma tempestade sobre o barco que Jesus estava, a Igreja de Deus de tempos em tempos também passa por dificuldades. Nós temos que superar essas dificuldades pela fé. Os discípulos que estavam no barco tinham que ter crido que Jesus poderia acalmar a tempestade naquela hora. Da mesma forma, mesmo quando a Igreja de Deus passa por dificuldades, devemos superá-las pela nossa fé em Deus.
Enquanto levamos nossa vida neste mundo, é inevitável passarmos por várias dificuldades não somente na Igreja de Deus, mas também podemos enfrentá-las no nosso dia-a-dia. Mas não importa que tipo de dificuldade nos sobrevenha, se nos entregarmos ao Senhor e crermos nEle como os discípulos que O acordaram e oraram na tempestade, o Senhor estará sempre conosco e cuidará de todas as nossas dificuldades. Quando confiamos no Senhor e pedimos por Sua ajuda, Ele cuida de todos os nossos problemas e certamente resolve até mesmo o problema mais difícil até a nossa completa satisfação.
Embora todos nós aqui tentemos viver nossa vida de fé da melhor forma, enquanto levamos nossa vida podemos enfrentar dificuldades por várias razões. Isso é mesmo verdade, pois embora estejamos vivendo num tempo próspero, você não pode imaginar por quantos momentos difíceis a igreja atravessou no passado. Nós não precisamos ir muito longe para comprovar isso; somente há um século atrás, a igreja passou por inúmeras dificuldades durante um tempo. Mas sempre que igreja passava por esses problemas, nós orávamos ao Senhor com confiança e Ele cuidava de todas essas dificuldades para nós.
 
 

Essa Igreja é um Testemunho da Ajuda de Deus

 
Há um tempo atrás, nós tivemos que transferir a nossa igreja para outro lugar pois o contrato de aluguel tinha vencido, mas não tínhamos nenhum outro lugar para ir. Não importa o quanto tentássemos não conseguíamos encontrar nenhuma solução. Não havia outra alternativa a não ser esperar no Senhor. Então nós oramos ao Senhor. Dia e noite nós oramos ardente e desesperadamente a Ele. Então o Senhor nos respondeu. Foi também graças às bênçãos do Senhor que nós pudemos achar um lugar apropriado para o escritório da nossa equipe de publicação.
Não foi só a igreja que passou por problemas; eu também passei por muitas dificuldades. Mas em todo o tempo que eu passei por dificuldades eu confiei no Senhor, orei a Ele e clamei por Seu nome ardentemente. Quando eu contei e confiei no Senhor assim, Ele cuidou de todos os meus problemas, um por um. Enquanto levamos nossa vida é inevitável nós passarmos por inúmeras dificuldades de diversas formas ao longo de toda ela. Mas se pusermos nossa confiança no Senhor e pedirmos por Sua ajuda, certamente Ele resolverá todos os nossos problemas, independente do quanto eles sejam difíceis. Então, quanto mais passarmos por dificuldades, mas devemos confiar e acreditar no Senhor.
A tempestade que Jesus e Seus discípulos passaram na passagem bíblica de hoje mostra que nós também estamos sujeitos a passar por dificuldades enquanto levamos nossa vida neste mundo. E ela também nos ensina que quando passarmos por essas dificuldades, se confiarmos no Senhor e orarmos a Ele, Ele cuidará de todas as nossas dificuldades assim como Ele salvou os discípulos ao repreender o vento e acalmar o mar. Essa fé e a solução dos problemas são absolutamente indispensáveis para nós. O Senhor repreendeu os discípulos por sua falta de fé, perguntando por que eles não tinham fé. Devemos perceber aqui como é grave o pecado de não ter fé, e como é ruim viver confiando em seus próprios métodos e meios ao invés de confiar em Deus. Tanto você quanto eu somos passíveis de passar por inúmeras dificuldades enquanto vivemos neste mundo, e a cada momento que as enfrentarmos, devemos através de nossa oração e fé contar com o Senhor e confiar nEle. Devemos entender aqui que o Senhor só nos libertará quando tivermos essa fé.
Várias pessoas diferentes estão juntas aqui, desde adolescentes a jovens, adultos e até pastores. O que todos nós devemos compreender independente da idade, é que temos em nossa mente tanto pensamentos carnais como espirituais. Porque nós somos carne, temos pensamentos carnais, e porque temos o Espírito Santo em nosso coração, nós também temos pensamentos espirituais. Já que temos tanto a carne como o Espírito Santo, nós podemos ser motivados tanto pelos pensamentos carnais quanto pelos espirituais. Mas apesar de a nossa carne ser fraca, nós podemos ser libertos ao confiarmos e contarmos com Ele. Então, assim que ouvirmos a Palavra de Deus e decidirmos segui-la, todos os problemas difíceis que enfrentamos em nossa vida serão resolvidos na hora e todos nós prosperaremos.
 
 

Nós Temos que ter Cuidado ao Seguir Somente a Nossa Própria Ganância

 
Porque você e eu somos carne, não podemos evitar de ter pensamentos carnais. Devemos ser cautelosos quanto a isso, pois pereceremos se seguirmos somente os pensamentos carnais. Disse o Senhor: “A inclinação da carne é morte” (Romanos 8:6). O Senhor está nos advertindo com essa passagem para não seguirmos só os pensamentos carnais.
Mesmo se você tiver nascido de novo crendo no evangelho da água e do Espírito, uma vez que caia em seus próprios pensamentos carnais, você acabará se opondo contra a igreja. Assim como a bíblia diz que a inclinação da carne é a morte, se você se opuser a igreja e se desviar, definitivamente você se destruirá. Se sua fé ainda é nova, é compreensível que você se enfraqueça e saia. Mas se você se apóia e segue somente seus próprios pensamentos carnais ao invés de pará-los, então você não irá somente se afastar da igreja, mas pior que isso, no fim, você se tornará como Judas Iscariotes. Em outras palavras, você acabará se tornando em um inimigo de Deus. Por isso é tão perigoso seguir somente os pensamentos carnais. Aqueles que se tornam inimigos de Deus por seguirem somente seus pensamentos carnais vão inevitavelmente perecer tanto no corpo quanto no espírito, apesar de não ser isso o que eles queiram.
Eu sei muito bem que tantos os nossos santos quantos os pastores têm um lado fraco que os faz seguir os pensamentos carnais. Eu também estou ciente que apesar de normalmente não levarmos a morte muito a sério, quando estamos mesmo diante dela, nós trememos de medo e fazemos tudo para evitá-la. Então hoje eu tentei muito me assegurar que meu sermão pudesse ajudá-los a pôr de lado essas bobagens, para que vocês não seguissem somente os pensamentos carnais, terminando assim, morrendo. Mas se você já decidiu seguir seus pensamentos carnais e se recusa a abandoná-los, pensando que o que você está fazendo está certo, então não importa o que faça, eu não posso te ajudar. Você está buscando sua própria morte. Você se tornará em um inimigo de Deus somente para destruir a si mesmo em dores agonizantes.
Eu não quero que os insensatos que seguem os pensamentos carnais pereçam. Quando essas pessoas acham difícil continuar servindo ao Senhor, elas O deixam temporariamente, mas quando passam por dificuldades no mundo, elas tentam voltar à sua fé como se nada tivesse acontecido. Elas vivem da maneira mais conveniente para si mesmas, ao mesmo tempo em que também querem prosperidade espiritual. Todavia, a Palavra de Deus diz em Hebreus 6:4-6: “É impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento, porque de novo estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus, e expondo-o ao vitupério”. Como diz o texto, aqueles cuja fé é tão instável que ficam indo e vindo entre o Senhor e o mundo, não podem ser renovados para o arrependimento. Então você e eu devemos viver uma vida de fé consistente e fortalecer nossa fé como um castelo. Por isso é que perecerão no fim aqueles cuja fé é vacilante, que seguem os pensamentos carnais e que caem constantemente.
Veja alguns de nossos pastores do passado que acabaram deixando a igreja para seguir seus próprios pensamentos carnais. Essas pessoas que só seguem os pensamentos carnais perecerão tanto no corpo quanto no espírito. É claro que isso não quer dizer que a própria igreja fará algum mal a eles ou tentará arruinar as suas vidas. Pelo contrário, aqueles cuja fé é tão fraca que só seguem os pensamentos carnais acabarão destruindo a si mesmos. Eu ficaria muito feliz se alguns deles, depois de terem se desviado, pudessem perceber seu erro e voltassem a levar uma vida de fé mais consistente. Mas existiram muitas pessoas na igreja que seguiram somente seus pensamentos carnais até o fim. Estou certo que vocês sabem de quem eu estou falando mesmo que eu não diga os seus nomes. Nós tínhamos algumas dessas pessoas entre os leigos, e as tivemos também entre os pastores.
Temos todos que entender que pela nossa natureza, nós somos propensos a seguir os pensamentos carnais, e temos que pedir a Deus por Sua misericórdia. Se amamos as nossas próprias almas e queremos ter certeza que não destruiremos a nós mesmos, então devemos ouvir atentamente a Palavra de Deus e segui-la fielmente. Mesmo se acharmos muito difícil seguir sempre a Palavra de Deus, nós devemos continuar seguindo-a confiando no Senhor.
Quando alguém perece, ele não perece sozinho. Ele tenta levar outros à sua volta para a morte também. Mas não devemos nunca permitir sermos levados para a morte por essas pessoas que seguem os pensamentos carnais até morrerem. Esses que se tornaram inimigos de Deus não podem ser renovados mesmo se morrermos com eles. Quando alguém leva à morte os que estão à sua volta, ele será mais amaldiçoado ainda, pois o diabo fica satisfeito e seu poder maligno fica ainda mais forte. Então pela fé devemos defender a nossa salvação dessas pessoas. Não importa quem esteja perecendo, mesmo se for um membro da nossa família devemos defender nossa fé a qualquer custo ficando firmes mesmo se ficarmos sozinhos, ao invés de sermos levados com essas pessoas.
Enquanto vivermos nesse mundo, os problemas podem vir tanto da igreja quanto de nossas vidas pessoais, e quando passarmos por eles devemos orar fielmente ao Senhor. Quanto mais difícil e insuportável a situação ficar, devemos contar e confiar em Deus ainda mais. Nossas dificuldades não se resolvem quando buscamos a nossa própria maneira de vencê-las, mas é quando colocamos nossa confiança no Senhor e oramos a Ele e tentamos viver segundo a Sua vontade que elas são resolvidas.
Deixe-me dar um exemplo aqui. Tempos atrás, quando fui salvo, eu decidi viver minha vida segundo a vontade de Deus e a servi-Lo, mas eu não tinha nenhum lugar para construir a Igreja de Deus. Eu não tinha nem dinheiro para alugar um local. Mas quando eu encontrei um lugar adequado, eu orei a Deus de todo o coração dizendo: “Senhor, por favor, dê-me esse lugar para que eu possa usá-lo para Ti. Estou Te pedindo de todo o coração. Eu preciso desse lugar para reunir as almas, fazer os cultos, e salvá-las com a Tua Palavra. Eu creio que Tu me darás ele”. Não havia nenhum desejo pessoal em minha oração. Eu orei incessantemente ao Senhor, pondo toda a minha confiança e contando com Ele. E eu estava absolutamente certo que Deus responderia a minha oração. Minha fé e oração foram depois recompensadas. Deus respondeu a minha oração. Não foi só nisso que Deus me ajudou, pois o que quer que eu pedisse e orasse pela fé, Deus respondia sem exceção e nos mínimos detalhes e ainda cuidava de todos os meus problemas.
Deus nos dá tudo o que pedimos e buscamos dEle se for de acordo com a Sua vontade. Diferente de muitas pessoas, eu não vejo nenhuma necessidade de ter minha casa própria, até porque eu não vou viver nesse mundo por mil anos, mas eu estou aqui somente por algum tempo, e qual o propósito de comprar uma casa cara somente para pagar impostos altos e fazer constantes consertos, se eu posso simplesmente alugar uma? Se eu realmente precisar de uma casa, Deus a dará para mim. Deus me dará tudo sem eu nem mesmo pedir se for algo absolutamente necessário. E quanto a você? Você não tem apertado o cinto e guardado cada moeda para comprar uma casa? Estou certo que muitos de vocês fizeram isso. Mas isso é uma ganância inútil. E quanto a nossa igreja? Alguém já te disse que nossa igreja está guardando dinheiro para comprar um local? Nós nunca fizemos isso. Mas mesmo não tendo guardado nenhum dinheiro para comprar qualquer local, Deus ainda nos abençoou e nos deu esse lugar para usarmos. Na verdade isso também foi o que Deus fez por nós segundo a Sua vontade.
A bíblia diz em 1 João diz que se a nossa consciência for pura e ficarmos na presença de Deus, receberemos dEle o que quer que pedirmos. Deus ouvirá nossa oração e nos dará na hora aquilo que pedirmos a Ele. Nosso Deus é o Deus vivo. Ele vive para sempre. Se verdadeiramente crermos nEle, contarmos com Ele, colocarmos nossa confiança nEle, e pedirmos a Ele, Ele nos responderá com certeza. Se a nossa vontade e o que buscamos estiver de acordo com a Sua vontade, então cedo ou tarde, Ele nos responderá. Tudo o que Deus quer de nós é que a nossa fé cresça, e Ele espera nós nos decidirmos.
 
 

É Importante Você Decidir Viver Segundo a Vontade de Deus

 
Isso é absolutamente importante. A não ser que você decida viver segundo a vontade de Deus, você será tentado a ir por seus próprios caminhos quando a situação ficar difícil se você ainda não tiver se decidido. Se seu coração não está em Deus, ele será levado pelas circunstâncias como um barco levado pelas ondas. Somente quando seu coração resolver ficar em um só lugar é que Deus se agradará de você. Se, pelo contrário, seu coração estiver indeciso e se desviar e voltar, então ao invés de obedecer a Deus você acabará se afastando de Suas bênçãos.
Então, a primeira coisa que você deve fazer é decidir-se a levar uma vida de fé apropriada. Se você quer que suas orações sejam respondidas, isso requer que você ponha o seu coração em Deus. Em outras palavras, você deve decidir viver segundo a vontade de Deus. Deus conhece o profundo do seu coração e vê se você está só orando a Ele sem ainda ter se decidido a segui-Lo. E se você tentar levar sua vida de fé sem pôr seu coração em Deus, sua própria consciência o acusará de ter o coração no lugar errado. Então, devemos primeiro pôr o nosso coração em Deus antes de qualquer outra coisa. E segundo, devemos aprender a confiar em Deus e realmente praticar isso no nosso dia-a-dia. Confiar em Deus significa pôr nossa fé nEle. Fé tem a ver com confiar em Deus e pedir por Sua ajuda. Somente quando tivermos essa fé é que poderemos levar uma vida de fé digna até o dia que o Senhor voltar.
Queridos irmãos, vocês têm que entender aqui que mesmo que nos desviemos, a Igreja de Deus continuará pregando o evangelho da água e do Espírito. A única coisa que me preocupa profundamente é que mesmo que você tenha encontrado o Senhor e esteja agora recebendo as Sua bênçãos, uma vez que decida seguir os pensamentos carnais e se tornar inimigo de Deus, será quase impossível voltar aos braços do Senhor. Esses que se tornam inimigos de Deus terão sorte se puderem voltar para o Senhor em seu leito de morte. Como é difícil voltar para Deus depois que você se desvia.
Se uma criança for passear muito longe de casa ela ficará perdida e não conseguirá voltar para casa. De igual modo, é quase impossível nós conseguirmos voltar para o Senhor se nos afastarmos muito dEle. Mesmo se soubermos que temos que voltar para o Senhor, descobriremos que é extremamente difícil fazer isso. Por que você acha que isso acontece? É porque quanto mais nos afastamos do Senhor, mais seremos guiados pelo diabo.
A coisa mais importante de todas é decidir viver segundo a vontade de Deus. Depois que encontrei o Senhor, eu também resolvi viver para sempre segundo a Sua vontade. E mesmo eu vivendo com meu coração em Deus com meus pensamentos carnais anulados, as dificuldades continuam aparecendo no meu caminho todos os dias e eu continuo tendo muitos problemas. Contudo, se você estiver com sua mente e coração firmados na Palavra de Deus, então quando o seu coração temer, você poderá dar um fim nisso na mesma hora.
Mas se pelo contrário você não puser seu coração em Deus, quando seu coração temer, ele vacilará e se afastará de Deus definitivamente. Isso acontece porque a não ser que você decida seguir a Deus, você não poderá superar seus pensamentos carnais. Se você seguir somente os pensamentos carnais, você perecerá tanto no corpo quanto no espírito. Por isso é tão importante você pôr seu coração em Deus e em Sua Palavra.
Todos nós devemos levar nossa vida de fé com nosso coração totalmente resoluto em seguir ao Senhor. O mais importante é saber até onde vai a sua vontade e você pôr seu coração para viver segundo a vontade de Deus. Quando você decide viver segundo a vontade de Deus, Ele te dará um coração fiel, te guiará e o usará como Seu instrumento, o abençoará e trabalhará em sua vida. Mas se você não puser seu coração em Deus e também não tentar resistir aos seus pensamentos carnais com sua própria força de vontade, então cedo ou tarde você acabará se rendendo a eles. Você não poderá resistir quando Satanás sacudir seu coração. Há um hino no hinário com o título “Ponha Seu Coração em Deus”, e assim como esse hino, todos nós devemos decidir viver segundo a vontade de Deus. Isso é muito importante. Somente quando você decide isso é que Deus trabalha em sua vida. O Senhor estará com você quando você se decidir a buscá-Lo, confiar em Jesus Cristo, e descansará seu coração em Sua vontade quando você confiar nEle.
A não ser que você decida viver segundo a vontade de Deus, Satanás continuará tentando derrubar você. O seu coração então desistirá e você cairá nas mãos dele. É assim que Satanás tenta fazer você se afastar da vontade de Deus. E é por isso que você deve decidir viver segundo a vontade dEle. Nós temos alguns adolescentes aqui conosco hoje, e é muito difícil eles ficarem na igreja e servirem ao Senhor hoje em dia. O mesmo acontece com os jovens daqui. Isso também se aplica aos adultos, tanto irmãos como irmãs. De certa forma, se adequar à estrutura da igreja pode ser algo difícil e frustrante.
Então você deve decidir primeiro viver segundo a vontade de Deus, ou do contrário será muito difícil você se adequar à estrutura da igreja. Assim como eu tenho posto meu coração em Deus, eu peço para que você também ponha o seu coração nEle. Uma vez que você decida fazer isso, o seu coração descobrirá que não há mais paz e alegria do que em obedecer ao Senhor. Mas se você não se decidir, você será uma pessoa altamente frustrada.
Como sempre, eu passei o dia hoje corrigindo meus esboços, e agora estou pregando a Palavra nesta noite para servir ao Senhor. Mas se eu não tivesse decidido viver segundo a vontade de Deus, então eu não poderia estar trabalhando em unidade com a igreja. O coração do homem muda tão facilmente. E ele pode facilmente se desviar. É muito fácil nos esquecermos uns dos outros se nos afastarmos mesmo por pouco tempo. Porque os seres humanos são criaturas muito fracas, o diabo tenta fazer vocês brigarem uns com os outros e os acusam fazendo seu coração vacilar. Na verdade, eu tenho visto isso acontecer mesmo aos nossos pastores – quando eu os vi depois de um longo período de ausência, eu descobri que alguns deles mudaram de uma maneira não muito boa. Então eu aproveito cada oportunidade que tenho com meus pastores. Nossos irmãos e irmãs deveriam me ver sempre que fosse possível. Tirando a hora do culto ou do trabalho, deveríamos estar juntos sempre que possível. Somente assim você pode manter sua decisão de viver segundo a vontade de Deus. Se pelo contrário você sair pelo mundo e esquecer de tudo sobre o evangelho, então será difícil você manter sua decisão. O que quer que você faça na igreja quer trabalhe ou toque algum instrumento, é quando você faz algo junto com os amados santos que você pode guardar seu coração. Você é forte na fé quando está unido com seus amados santos. Mesmo que você tenha decidido seguir a Deus, não é uma boa idéia você ficar longe dos amados santos, assim será muito difícil você manter sua decisão.
Isso é o que a passagem bíblica de hoje nos ensina. Quando Jesus e Seus discípulos estavam cruzando o mar, veio uma tempestade e o barco começou a inundar e quase afundou, mas o Senhor estava dormindo apesar de tudo isso. Então Seus discípulos Lhe disseram: “Mestre, não se te dá que pereçamos?”
Há algo que precisa ser mostrado aqui antes de continuarmos. Aqui os discípulos do Senhor O chamaram apenas de “Mestre”. Apesar de eles serem nossos grandes predecessores da fé, eles merecem alguma crítica aqui. Afinal de contas, por que eles não chamaram Jesus de seu “Senhor” ao invés de somente “mestre”? O Senhor é o nosso Mestre. Ele é o Criador, o Cristo e o Filho do Deus vivo. O Senhor é o Criador que fez o universo e nós também. Ele é o nosso Pastor, nosso Salvador e nosso Mestre eterno. Então já que é Jesus quem olha por nós, é certo nós O chamarmos de nosso Senhor. Quando os discípulos Lhe perguntaram: “Mestre, não se te dá que pereçamos?” o Senhor os repreendeu por sua falta de fé, dizendo: “Ainda não tendes fé?”
 
 

É um Grande Pecado não Acreditar na Justiça de Deus

 
A irmã Miae Choi se consultou com um médico recentemente pois não estava passando muito bem. Ela não deveria estar ansiosa e apreensiva se o médico não conseguisse descobrir o que a estava enfermando? Mas mesmo se estas coisas nos assolarem, nós devemos confiar no Senhor. Quando entregamos nossos problemas ao Senhor e confiamos nEle, Ele cuida de todos eles. Ele nos curará de todas as enfermidades. Mesmo se alguns de nós tivermos nascido com alguma anomalia congênita, o Senhor também nos curará e restaurará a nossa saúde. Então eu peço a todos vocês para não caírem em desespero quando os problemas aparecerem, pois o Senhor cuidará de todos eles e os abençoará.
Não leve sua vida de fé de qualquer maneira, como sendo algo de que você possa desistir no meio do caminho. Pensar que não tem problema e desistir de sua vida de fé é algo extremamente carnal. Se você ficar cansado e esgotado, ouça a Palavra de Deus para descansar e renovar as suas forças. É assim que você pode viver sua vida de fé até o fim, buscando forças em Deus e não em si mesmo. Não pense que você pode escolher um outro caminho por vontade própria.
Nós temos poucos adolescentes aqui hoje conosco, e o irmão Dongwook é o mais velho entre eles. Ele está numa fase muito difícil, fazendo a transição de criança para homem. Mas mesmo em sua relativa mocidade, Dongwook pode ser bastante ambicioso para abraçar o mundo todo e realizar um grande objetivo em sua vida. Aos dezesseis anos, nós podemos dizer muito bem que ele já está maduro e adulto. O seu corpo ainda não se desenvolveu totalmente, mas sua mente já está amadurecida. Apesar de seu desenvolvimento físico e social indicar que ele ainda é um adolescente, ele tem toda a capacidade mental desenvolvida. Então, até mesmo os adolescentes como Dongwook devem decidir em seu coração viver a sua fé segundo a vontade do Senhor.
Todos nós aqui, jovens e idosos, tanto homens quanto mulheres, devemos resolver viver pela fé. É claro que os nossos pastores devem fazê-lo primeiro para servirem de exemplo aos demais. É uma benção viver confiando no Senhor, e quando fazemos isso, Ele nos protege e nos dá paz. E o nosso Deus trabalhará em nossas vidas e abençoará a todos.