Sermões

Assunto 23: A Epístola aos HEBREUS

[Capítulo 11-4] (Hebreus 11:6-7) Faça tudo pela fé

(Hebreus 11:6-7)
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”.
 
 
Podemos viver pela fé em Deus
 
Hoje eu quero falar como deve viver aqueles que são salvos dos pecados do mundo. E esta é a Palavra que Deus disse aos nossos pais na fé e que nos ensina a viver pela fé. Ao falar sobre como e para que devemos viver depois que somos salvos dos pecados do mundo pelo evangelho da água e do Espírito, ele deixa claro que devemos viver pela fé nele e na sua Palavra.
Já que cremos na justiça de Deus, buscamos a ele em oração e recebemos suas bênçãos. E pela fé somos protegidos, nos tornamos seus obreiros, superamos todas as dificuldades e vencemos nossos inimigos, e todos os nossos problemas são resolvidos. Tudo em nossa vida diz respeito à fé, pois fomos salvos de todos os nossos pecados pela fé. Temos que fazer tudo com fé em Deus e viver segundo a sua Palavra.
Como deve viver aqueles que foram salvos de todos os seus pecados? A Bíblia diz que “sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6). O que determina se aqueles que foram salvos dos seus pecados receberão as bênçãos de Deus é sua fé nele ou se eles vivem por sua Palavra ou não. Tudo depende de como buscamos a Deus pela fé na sua justiça e se hoje vivemos por esta fé. Apesar de termos sido salvos dos pecados do mundo, isso não vai valer de nada se não tivermos fé em Deus. Mas podemos viver pela fé nele e na sua justiça.
Apesar de termos sido salvos de todos os nossos pecados, nossas orações podem ser respondidas se orarmos com fé na Palavra de Deus. Precisamos crer em Deus enquanto nos preparamos para o fim dos tempos e vencermos aqueles que dominarão o mundo. Podemos receber todas as bênçãos de Deus tendo fé nele e na sua Palavra. Por isso que ter fé em Deus e na sua Palavra é tão importante. Nós que somos santos só podemos viver neste mundo tendo fé em Deus e na sua Palavra.
Apesar de termos sido salvos de todos os nossos pecados, o que poderíamos fazer se não vivêssemos pela fé em Deus e na sua Palavra? Como viveríamos neste mundo se não tivéssemos fé em Deus e não recebêssemos nada dele aqui? Apesar de termos sido salvos dos nossos pecados, só podemos receber as bênçãos de Deus se tivermos fé nele e na sua Palavra. Jamais receberemos as bênçãos de Deus se não crermos na sua Palavra. Não há nada impossível para aqueles que creem em Deus e na sua Palavra, pois eles recebem todas as suas bênçãos pela fé. Por isso o termo ‘pela fé’ tem um significado muito importante.
Antes de fazermos algo na obra de Deus, temos que crer na sua Palavra. Se não for assim, tudo que fizermos dará errado. A Bíblia diz que tudo que não é de fé é pecado (Romanos 14.23). Eu quero que você pense bem e veja se é possível receber as bênçãos de Deus depois de ser salvo de todos os seus pecados sem ter fé nele. Você pode pensar assim: – Será que posso receber as bênçãos de Deus crendo nele apenas? Será que posso receber suas bênçãos sem ter fé? Não podemos receber nada de Deus se não tivermos fé nele. Tudo que está escrito em Hebreus 11 diz respeito àqueles que viveram pela fé a agradaram a Deus.
Por mais que o Senhor prometa nos dar muitas bênçãos em sua Palavra profética, não poderemos receber nenhuma delas se não crermos nele e na sua Palavra. Se não crermos em Deus, não poderemos receber nada dele, por mais talentosos que sejamos. Assim é o ‘reino da fé’. Só podemos receber algo de Deus se crermos nele. E isso é muito importante. Há um ditado na Coreia que diz: “Se você crê, isso só faz bem”. Isso significa que todos podem crer em Deus. Só que muitas vezes não recebemos as bênçãos de Deus porque não cremos nele. Crer em Deus também significa ‘depender totalmente dele’. E só podemos receber algo do Senhor se dependermos dele. Por mais que Deus tenha preparado muitas bênçãos para nos dar no tempo certo, não poderemos recebê-las se não crermos nele. De quem é a culpa então? A culpa é nossa por não crermos. Por isso que é muito importante crer. Vocês estão entendendo?
 
 
Por isso que é muito importante para nossa vida espiritual termos fé em Deus e na sua Palavra
 
Isso quer dizer que só podemos receber as bênçãos de Deus se vivermos pela fé. Deus preparou muitas bênçãos para nós e quer nos dar todas elas no tempo certo, mas não poderemos recebê-las se não crermos nele. De quem é a culpa então? A culpa é nossa por não crermos. Por isso que é muito importante crermos. Vocês estão entendendo?
Vou dar-lhes um exemplo. A chuva é muito importante para a terra, entretanto, por mais que chove, não cairá nem uma gota no solo se ele estiver todo coberto por uma estufa. Do mesmo modo, não podemos receber nada de Deus, por mais que ele derrame suas bênçãos como chuva sobre nós, se estivermos com o coração fechado. Seria maravilhoso se nossa fé fosse pelo menos do tamanho de um grão de mostarda, mas se não tivermos uma fé assim, não receberemos nada de Deus.
Para mim às vezes parece algo abstrato dizer aos santos, que foram salvos dos seus pecados, que eles devem crer em Deus. Mas uma coisa que está muito clara é que devemos crer que Deus existe realmente, embora não possamos vê-lo com nossos olhos. O que estou dizendo é que vocês devem depender de Deus de todo o coração e pedir a em oração e com fé tudo que precisam. Agindo assim, todos que orarem a ele receberão o que pedirem. O que muitos colhem não é bom porque eles não fazem a obra de Deus com fé.
Tiago 4.3 diz: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Como poderíamos pregar o evangelho da água e do Espírito se tivéssemos uma vida miserável neste mundo? Mas quando oramos com fé: – Deus, provenha alimentos e roupas para mim. Dá-me tudo que preciso – ele supre todas as nossas necessidades. No entanto, o mais importante é que a Bíblia diz que Deus faz nascer o sol para os maus e os bons. Deus é maravilhoso, e com certeza perderíamos muito se não crêssemos nele assim. Você crê que Deus o fará feliz para o resto da vida?
Deus nos faz felizes quando cremos na sua justiça. Mas se não tivermos a fé correta, nunca seremos felizes. Por mais que um pastor seja espiritual ou poderoso, ele nunca fará com que seus membros recebam a bênção de Deus se não crer nele. Ele jamais poderá fazer isso, por mais espiritual que seja. Todos nós só poderemos receber as bênçãos de Deus se crermos nele realmente. Houve uma época em minha vida que eu pensava assim: – Acho que seria melhor fazer outra coisa ao invés de crer em Deus. Com certeza minha vida vai ser bem melhor se eu fizer alguma coisa por mim mesmo ao invés de ficar orando. Mas isso jamais é o certo a fazer. Tudo que precisamos é orar assim: – Deus, me ajude, pois esta situação está muito difícil.
Mas até quando tudo se resolve, nós não acreditamos. É assim que pensamos: – Deve ter sido coincidência. Mas eu depois comecei a depender de Deus um pouco mais, pois aprendi que coisas ruins aconteciam quando eu não agia assim, não o buscava em oração, e confiava nos meus projetos e na minha inteligência limitada. Então eu orava: – Deus, me ajude. Por favor, me ajude. É mais fácil depender de Deus quando não se tem nada. E eu dependia dele e orava assim: – Senhor, me ajude. Eu dependia de Deus e cria nele. Então minha fé aos poucos começou a crescer. Deus fez isso por mim e passo a passo eu fui aprendendo a ter fé. E o que eu quero dizer a você hoje é que temos que viver pela fé.
O que estou dizendo que é você pode receber todas as bênçãos de Deus se crer nele. Abraão não sabia para onde iria, mas obedeceu à Palavra de Deus pela fé e deixou para trás sua terra natal e todas as suas lembranças. Mais tarde ele entrou na terra de Canaã e Deus lhe fez uma promessa: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.3). E Abraão creu nestas palavras. Deus disse a Abraão: “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gênesis 12.1), só que nessa ocasião ele não tinha a menor ideia de onde era essa terra.
A princípio Abraão não sabia para onde ir. Ele partiu porque Deus mandou, mas sempre fui guiado por ele. E sempre que enfrentava alguma dificuldade, ele perguntava a Deus: – Senhor, o que está acontecendo? Deus, onde devemos dormir esta noite? Devemos dormir aqui? Este lugar é muito perigoso. Nos proteja. E quando não sabia o que fazer, ele construía um altar ao Senhor, o oferecia sacrifício a Deus e dizia: – Jeová, me mostre o que fazer. Deste modo, Abraão sempre recebia instruções de Deus e, por fim, entrou em Canaã com todos os seus descendentes e viveu numa terra que mana leite e mel. Esta hoje é a terra de Israel.
Eu já disse a você quanto é importante crer em Deus. assim era a fé de Abraão, como a fé Noé, que construiu a arca. Noé creu no que Deus disse, que ele destruiria o mundo com as águas. Ele e toda a sua família então levaram cem anos para construir a arca. Mas como eles fizeram isso? Ora, eles construíram a arca com suas próprias mãos, com muito esforço e dedicação. Mas a verdade é que a força de Noé para construir a arca vinha da sua fé. Foi sua fé que o levou a construí-la. Isso quer dizer então que Noé e sua família foram salvos porque creram em Deus e na sua justiça. E nós também fomos livres da condenação porque cremos assim. Melhor dizendo, nós que cremos e todos os nossos familiares escapamos da condenação pelas águas. Vemos então que tudo é pela fé.
Se formos provados por Deus e tirarmos nota 7, isso quer dizer que cremos no evangelho da água e do Espírito e fomos salvos. Mas como podemos conseguir os outros três pontos que faltam? Crendo em Deus e em tudo que ele disse pela fé. olhando por este ângulo, será que a fé de Abraão era diferente da nossa? Vamos ver. Naquele tempo ainda não existia a Bíblia, então Deus apareceu a Abraão e falou com ele pessoalmente: – Abraão, saia da sua terra, da sua parentela, da casa de seu pai, e vá para uma terra em que eu lhe mostrarei. Já que Deus fez isso com Abraão, como devemos crer nele e segui-lo hoje em dia?
Hoje temos a Bíblia completa que Deus nos deu. Então cremos na sua Palavra, o buscamos, construímos uma arca, oramos e vivemos, tudo pela fé. E é também pela fé que recebemos a Palavra da bênção que Deus nos prometeu. Mas como podemos receber estas bênçãos em meio às lutas que passamos? Recebemos todas elas crendo mesmo em Deus.
Nós passamos a fazer parte do povo de Deus no momento em que cremos na sua justiça. E é também na sua justiça que recebemos todas estas bênçãos pela fé. Do mesmo modo, recebemos a bênção da gordura da terra pela fé. Tudo é pela fé. Até quando lidamos uns com os outros, devemos fazer isso pela fé. Não podemos fazer nada sem fé.
Se tivermos um relacionamento longo com alguém, isso é baseado na fé. É a fé que nos leva a ter um relacionamento longo e ter comunhão com alguém. E precisamos dela ainda mais para nos relacionarmos com Deus. A fé é o que vem em primeiro, em segundo, em terceiro lugar. E por último também devemos ter fé em Deus e na sua justiça. E esta fé deve nos levar a crer totalmente na Palavra de Deus. É a fé que nos leva a crer nas suas promessas. Quando temos fé em Deus, temos fé para conseguirmos todas as coisas. Não ter fé nele não nos traz bem algum. Do que adianta tirar nota 7 e ser salvo por Deus de todos os pecados mas não crer assim? Se não crermos assim, isso não nos trará bem algum. Se o povo de Deus não crer, ele não lhes dará nada. Qual a condição para receber as bênçãos de Deus? O Senhor disse: “Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9.23). Este é o princípio usado por Deus para dar ao seu povo que crê e não dar nada aos que não creem.
Podemos dizer então que se alguém não quiser receber nada de Deus, é só não crer nele e na sua Palavra. Por outro lado, se alguém quiser receber algo de Deus, é só crer nele e na sua Palavra. Nós dependemos de Deus e o buscamos em oração porque cremos nele. Por isso também que o seguimos pela fé, seja qual for a nossa situação. Precisamos ter esta fé. A fé é importante porque precisamos dela para receber a salvação dos nossos pecados.
Nós somos salvos de todos os nossos pecados crendo na água e no Espírito. Por isso, temos que viver pela fé em Deus, pois é assim que recebemos todas as suas bênçãos. Se precisarmos de alguma coisa, pela fé a receberemos. Ore, busque e creia, pois assim Deus com certeza lhe dará. Deus dá àqueles que creem de verdade. Mas ele não dá nada aos que não creem, por mais que esteja disposto a fazer isso. É pela fé que nos tornamos obreiros de Deus, servirmos ao Senhor, recebemos todas as suas bênçãos, e todos os nossos problemas são resolvidos.
Vamos ler a Palavra agora: “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa” (Hebreus 11.24-26). Isso significa que Moisés fez tudo pela fé.
Moisés fez tudo isso porque fazia parte do povo de Deus, dos filhos de Israel. Ele deixou para trás todo o poder que tinha no Egito porque não fazia parte daquele povo. Era assim que ele cria realmente: – Eu sou hebreu. Como então um hebreu pode ser o rei do Egito? Isso não está certo. Tudo que Moisés fez só foi possível pela fé. E a Bíblia confirma que tudo que ele fez foi mesmo pela fé. Humanamente ele poderia dizer: – Bem, se o povo me fizer rei, eu serei seu rei. Mas pela fé ele diria: – Eu sou hebreu, do povo de Israel. Como então posso ser o rei do Egito? Assim é a fé. E ela nos mostra exatamente como devemos agir em nossa vida.
De fato recebemos muitas bênçãos quando temos fé em Deus. À vezes eu passo por muitas dificuldades no ministério, mas nessas horas Deus sempre responde às minhas orações. Eu aprendi muito sobre a fé nos momentos difíceis que passei. Eu não dependia de Deus quando confiava nas minhas próprias forças. E mesmo depois de ser salvo, eu ainda não sabia depender de Deus. Mas quando ele me deixou passar por lutas, eu aprendi a depender totalmente dele, por mais isso fosse difícil para mim devido à situação. Era assim que eu orava: – Deus, eu preciso disso e daquilo – e ele me dava todas as coisas.
Tudo dá certo para quem vive pela fé e crê na justiça de Deus. Você só terá a ganhar se crer em Deus. Porém ganhará muito mais se crer nela e na sua Palavra. Até hoje tenho pregado o evangelho pela fé na justiça de Deus. Se não fosse pela fé, eu não poderia fazer esta obra. Eu não poderia pregar o evangelho porque estaria exausto.
Eu não tinha condições de plantar uma igreja nem aqui em Sokcho, na Coreia, mas consegui fazer isso pela fé. Os irmãos que estão aqui hoje são minhas testemunhas, embora minha maior testemunha seja Deus. Eu não tinha condição alguma naquela época de plantar uma igreja. Minha situação era tão precária que eu mal tinha onde morar. Mas pela fé eu disse que profetizei que iria plantar a Igreja de Deus em Sokcho e disse: – Eu vou plantar uma igreja em Sokcho. Mas todos ficaram pensando como eu faria isso. Então eu disse: – Eu vou plantar a Igreja de Deus em Sokcho para pastorear ali e pregar o evangelho. E as pessoas me disseram: – Sokcho é uma cidade onde as pessoas vêm com muito dinheiro mas vão embora sem nada. Apesar disso, eu disse: – Eu não tenho dinheiro, mas vou pastorear aqui. Por quê? Porque fui salvo dos meus pecados pela fé e creio no meu Deus. Eu sou servo de Deus.
E hoje já fizemos missões em todo o mundo, mesmo em meio a muitas dificuldades. Mesmo quando passava por momentos difíceis, eu esperava e dizia pela fé: – Eu tenho certeza que vou reunir muitos pecadores aqui e pregar o evangelho da água e do Espírito para eles. Eu vou pastorear a Igreja de Deus aqui porque foi Deus que me enviou a este lugar. E quando chegou a hora, o Senhor ouviu minhas orações, me respondeu a operou poderosamente no meu ministério. Por isso que nos conhecemos e eu pude pregar o evangelho da água e do Espírito para vocês. Mas se não tivesse fé, eu jamais teria conhecido vocês. Então posso dizer que conheci muitas pessoas e hoje pastoreio pela fé porque creio na justiça de Deus. Amados irmãos, procurem viver pela fé na justiça de Deus. Vivam pela fé. Vivam pela fé em Deus e creiam na sua Palavra. Assim ele trabalhará em sua vida segundo sua fé nele. E ele com certeza responderá todas as suas orações.
O segredo então está em crer em Deus ou não. Como vocês creem em Deus? Vocês creem que ele tem poder para responder todas as suas orações? Vocês creem que ele cumprirá o desejo do seu coração? Vivam pela fé então. Desejem algo em seu coração, pois no tempo certo isso se cumprirá. Deus certamente satisfará nosso desejo se esperarmos nele com paciência. O problema é às vezes não termos desejos para que ele venha a satisfazer. Amados irmãos, vivam pela fé. Temos que viver pela fé, ainda mais nestes últimos dias.
Como podemos perseverar com toda a confiança nestes últimos dias pela fé? Buscando a Deus em oração e crendo nele. Se crermos em Deus, também poderemos derrotar o inimigo e ser recompensados diante deles pela fé. Temos que contar todos os nossos problemas a Deus através da oração. Também devemos pedir em oração tudo que lhe agrada. Precisamos ter fé na justiça de Deus e fazer tudo crendo na sua Palavra.
Quando estiverem enfrentando muitos problemas, vivam pela fé. Nós faremos uma conferência de segunda à quinta-feira à noite. E se tivermos fé, eu tenho certeza que nossos familiares serão salvos. Nós recebemos as bênçãos de Deus quando cremos no evangelho da água e do Espírito. E já que estamos vivendo os últimos dias, temos que viver pela fé em Deus. O Senhor nos livra de muitas tribulações quando cremos na sua justiça. E é pela fé que nossos problemas são resolvidos e somos muito abençoados.