Sermões

Assunto 18: GÊNESIS

[Capítulo 1-10] (Gênesis 1:9-13) Nós Só Poderemos Ser Salvos de Todos os Nossos Pecados Quando Conhecermos Toda a Nossa Maldade

(Gênesis 1:9-13)
“E disse Deus: Ajuntem-se as águas que estão debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim foi. Chamou Deus à porção seca terra, e ao ajuntamento das águas, mares. E viu Deus que isso era bom. E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim foi. A terra produziu relva, ervas que davam semente conforme a sua espécie, e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. E houve tarde e manhã - o terceiro dia”.
 
 
A mensagem contida na passagem acima é que todos devem conhecer sua maldade e dar frutos da salvação.
Todos nasceram em pecado desde que vieram a este mundo, e por isso todo ser humano não tem como evitar de cometer transgressão durante sua vida toda. Deus, portanto, quer que conheçamos e entendamos nossa maldade, e também entendamos a Palavra do evangelho da água e do Espírito que Ele nos deu. Agora, para que você e eu tenhamos o evangelho da água e do Espírito que Jesus Cristo nos deu, primeiro temos que entender nossa maldade.
A verdade é que a maioria das pessoas continua vivendo mas desconhecem completamente sua maldade. É por causa da nossa própria justiça que deixamos a Deus. Nós não podemos reconhecer nossa maldade porque nos achamos justos demais. Se quisermos ser salvos, primeiro temos que conhecer nossa maldade, e também temos que conhecer a justiça de Deus e crer nela.
Em outras palavras, para que o homem seja purificado da sua maldade e dos seus pecados, ele tem que buscar a Verdade do evangelho da água e do Espírito e crer nela. Todos têm que entender como são impuros e maus, se dobrar diante de Deus, pedir Sua ajuda e crer no evangelho da água e do Espírito que o Senhor nos deu. Só então eles poderão ser salvos. Mas para que façamos isso, primeiro temos que reconhecer nossa maldade. A Palavra de Deus é a Palavra da Verdade que nos salva do pecado. É àqueles que reconhecem a Palavra da Verdade que o Senhor traz salvação e faz com que eles dêem muitos frutos da fé.
Nós temos que entender a Verdade dita pelo nosso Senhor no terceiro dia da criação. A Bíblia declara duas vezes que no terceiro dia da criação: “Deus viu que era bom” (Gênesis 1:10, 12). Deste modo, Deus disse que ficou feliz em ver a terra seca surgir e, pela segunda vez, Ele disse que foi bom ver crescer a relva que dá semente e as árvores frutíferas crescerem.
A terra se refere ao coração do homem na Bíblia. Quando Deus juntou as águas que cobriam essa terra num só lugar, Ele viu que a terra seca havia sido exposta e disse que estava feliz com isso. Isso significa que a Palavra de Deus nos capacita a ver como há hipocrisia em nosso coração.
Por que Deus Gostou de Ver a Terra Seca?
Porque ninguém pode ser salvo se sua natureza, que é má, não for revelada. As religiões criadas pelo homem nada mais são do que um sistema de hipocrisia. Melhor dizendo, já que o homem está coberto com sua maldade e envolvido com uma hipocrisia chamada religião, eles mesmos não entendem que são seres malignos. É por isso que as pessoas não podem ver a si mesmas cobertas de pecado e acabam se enganando, achando que são justas.
É por isso que, diferentemente do homem que tenta impedir que seu pecado seja exposto, o que Deus quer é que eles sejam revelados. O homem não pode esconder seus pecados de Deus. Deus quer expor os pecados das pessoas e curá-las. Só depois que a maldade do homem for exposta é que Deus poderá dar a remissão de pecados a cada pecador; e é por isso que Deus se agrada em ver nossos pecados totalmente expostos.
As pessoas geralmente querem que os outros as vejam como boas e justas. Por isso, elas vivem fingindo ser boas e, enganadas pela sua própria hipocrisia, a maioria delas está convencida de que é correta realmente. Porém, a verdade é que há muita maldade oculta no seu coração, e todas elas precisam entender isso.
Para quem, então, é a salvação que Deus realizou? Não há nenhuma dúvida de que a salvação é para aqueles que sabem que são pecadores e crêem no evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor. Em outras palavras, somente aqueles que reconhecem que estarão condenados ao inferno se continuarem neste caminho é que podem receber a remissão de seus pecados crendo no evangelho da água e do Espírito. Mas e vocês então? Alguns de vocês não acham que seu coração é justo? Pessoas assim podem ser salvas dos seus pecados? Ou é apenas quando alguém reconhece que seu coração é mal e implora pela graça de Deus que ele é salvo dos seus pecados? É a segunda opção, e não a primeira, que pode salvar alguém do pecado. Contudo, infelizmente, não são muitos aqueles conhecem e admitem a maldade do seu coração.
Deus disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Ele também diz em Marcos 7:21-23: “Pois do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, e a loucura. Todos estes males procedem de dentro, e contaminam o homem”.
Os pensamentos carnais do homem só podem ser maus. Por natureza, o homem é homicida, adúltero, um ser desprezível. Todos nós basicamente nascemos como seres malignos. Mas é àqueles que reconhecem que são pecadores que Deus concede Sua graça da salvação. É justamente através deles que Deus dá frutos da remissão de pecados e frutos de evangelismo também. Em outras palavras, Deus está dizendo que só dá Suas bênçãos da salvação àqueles que entendem e crêem que são realmente pecadores malignos, cujos pecados habitam em seu coração e crescem sua vida inteira.
Isso é totalmente contrário aos ensinamentos do mundo. Desde os nossos pais até a escola, nós somos ensinados a nos considerar boas pessoas. Existe uma famosa teoria chamada de “Teoria do Rótulo”, que foi disseminada no campo da educação infantil. Essa teoria afirma que se uma criança foi rotulada como “mentirosa” por seus pais ou professores, a criança vai ser mentirosa, mas se um menino for rotulado como “um bom menino”, ele vai crescer e ser um homem de caráter. Mas essa teoria só explica o fenômeno do comportamento hipócrita do homem e não pode lidar com sua natureza básica.
A religião não é diferente; todas as religiões defendem a bondade do homem e a sua justiça. As pessoas mais malignas deste mundo são aquelas que ocultam sua maldade com falsas virtudes (hipocrisia). Os que crêem no Cristianismo como uma simples religião também são falsos. Por eles não reconhecerem o que são realmente, eles não aceitam o evangelho de Deus que pode salvá-los de todos os seus pecados – de fato, ao invés de aceitarem este verdadeiro evangelho, eles pregam os falsos evangelhos que só enfatizam as boas obras do homem.
Por isso, os piores inimigos de Deus, que mais se opõem a Ele, não são outros além destes cristãos que não nasceram de novo. Eles dizem: “Ainda assim, o homem não tem pelo menos uma ou duas virtudes?” A Verdade das Escrituras, no entanto, afirma que o homem não tem nenhuma virtude (Romanos 3:10-12). Portanto, temos que reconhecer primeiro quem realmente somos e entender que nosso coração está cheio de pensamentos carnais.
A Bíblia diz que quando começou o terceiro dia da criação dos céus e da terra, a terra estava coberta de água. Esta água aqui se refere à água que estava abaixo do firmamento. Mas até as águas abaixo do firmamento podem parecer limpas às vezes. Porém, o que está no fundo, escondido pelas águas, na verdade é muita sujeira. Somente quando a sujeira do fundo é exposta é que Deus pode limpá-la, e foi por isso que Ele disse no terceiro dia: “Apareça a terra seca”. Isso significa que, já que a natureza do homem é basicamente má, Deus quer que reconheçamos as nossas transgressões.
Jesus Cristo veio atrair os pecadores e perdoá-los de todos os seus pecados. Nosso Senhor disse: “Eu não vim chamar os justos, e, sim, os pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32). Deus disse que todos os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano e tudo mais são inerentes ao homem, que todos nós seres humanos temos um coração imundo. Deus não pode dar nenhum fruto através de alguém que não revela totalmente seu pecado diante da Palavra de Deus. Mas se alguém reconhece que não tem nenhum mérito em si mesmo, e que ele não passa de um ser pecador, aí então ele pode ter um encontro com Jesus e nascer de novo.
 
 
Para Quem Deus Enviou a Sua Salvação?
 
A salvação pela remissão de pecados dada por Deus só foi enviada àqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito. Nós somos salvos pela graça crendo no que Jesus Cristo deu a pecadores como nós (Efésios 2:8).
A Bíblia diz que quando “viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente” (Gênesis 6:5), Ele decidiu julgar a terra. E o juízo de Deus realmente veio a essa terra, e por ele todos os pecadores foram destruídos, exceto as oito pessoas da família de Noé que foram salvas.
Noé foi salvo porque achou graça aos olhos de Deus, como está escrito: “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. São estas as gerações de Noé. Era ele homem justo e íntegro em suas gerações, e andava com Deus” (Gênesis 6:8-9). A palavra “graça” é sinônimo de dom. Noé também era pecador, pois ele era fraco e imperfeito como os outros, mas ele foi poupado do juízo de Deus e se salvou. Como isso foi possível? Isso foi possível justamente porque Noé e sua família acharam a graça da remissão de pecados de Deus, e foram feitos justos. Em outras palavras, Noé se tornou um homem justo crendo na graça da salvação de Deus.
Deus salvou Noé vestindo-o com Sua graça. E assim como a Noé, Deus também nos deu a Sua graça. E apesar de nossos pensamentos e atos serem maus, Deus nos abençoou para que nos tornássemos Seus filhos. Depois de descobrir essa terra e secá-la, Deus a abençoou fazendo crescer relva que dá semente e árvores frutíferas segundo a sua espécie. A terra começou a dar frutos quando Deus fez a terra seca aparecer.
Em outras palavras, o homem nasce de novo livre dos seus pecados quando admite que é um pecador condenado a ir para o inferno e, depois, crê em Jesus Cristo que veio pela Verdade da água e do Espírito que salva os pecadores do pecado. Se nós admitirmos nosso estado pecaminoso e tirarmos a máscara da hipocrisia que cobre nosso coração, nós também receberemos a remissão dos nossos pecados e daremos bons frutos; tudo isso se aceitarmos a Palavra de Deus e crermos nela.
 
 
Deus Abomina a Hipocrisia
 
Aqueles que fingem ser justos perante Deus não conhecem a Verdade sobre o nascer de novo da água e do Espírito. Os religiosos que escondem sua maldade atrás de sorrisos falsos são verdadeiros hipócritas. Por que eles são sempre hipócritas? Porque eles querem esconder a verdade de que são pecadores condenados ao inferno. Sem ouvir a Palavra de Deus nem a voz da sua própria consciência, eles fingem ser justos, apesar de serem pecadores. E já que não admitem que serão lançados no inferno por causa dos seus pecados, eles não querem aceitar a remissão dos seus pecados. É por isso que eles desprezam o evangelho da água e do Espírito.
Há muitas pessoas neste mundo iludidas crendo que são realmente boas. Aqueles que estão iludidos assim se acham justos perante Deus – ou seja, aqueles que não admitem perante Deus que são pecadores maus – são todos hipócritas. Aqueles que exaltam sua hipocrisia e buscam a fé baseada nas obras são hipócritas que não buscam a Verdade dos nascidos de novo, que é o que realmente agrada a Deus, mas apenas a sua própria retidão. Deus abomina a hipocrisia do homem – ou seja, Ele abomina falsas virtudes.
Portanto, o que você tem que entender aqui é que a falsa santidade do homem é um pecado mortal que se coloca contra à verdadeira santidade de Deus e o leva para o inferno. Quando o homem maligno tenta ocultar toda a sua maldade com sua hipocrisia, isso é o mesmo que cobrir seus olhos para não ver o mal. Quando você abra uma lata de óleo de soja, o que sai dele é óleo de soja. Não pode sair água limpa de uma lata de óleo de soja. Do mesmo modo, já que o homem é imundo e obsceno, como pode alguma virtude sair dele?
Por isso, o homem primeiro tem que confessar sua maldade para Deus, crer na Bíblia, que é a Palavra de Deus, e assim ser remido de todos os seus pecados e ficar branco como a neve. E quando ele receber a remissão dos seus pecados e se tornar um justo, ele jamais buscará a hipocrisia do homem, mas buscará fazer a vontade de Deus pela fé. Nós podemos rejeitar toda a hipocrisia do homem e seguir somente o evangelho da grande Verdade, que nos veste com a justiça de Deus, quando nós reconhecemos que estamos propensos a pecar até morrermos.
Meus amados irmãos, até os que foram salvos de todos os seus pecados crendo no evangelho da água e do Espírito têm que reconhecer que, no que diz respeito a sua carne, todos eles são malignos e impuros. Deus revela Sua glória e dá frutos de justiça através daqueles que reconhecem sua natureza maligna crendo na Palavra da Verdade. Por outro lado, os pecadores que não crêem na Palavra de Deus exatamente como ela é não dão nenhum fruto da verdadeira santidade de Deus. Nós somos levados a admitir que somos seres obscenos, sujos e sórdidos, mas não porque cometemos todo tipo de transgressão através dos nossos atos. Ao contrário, é porque cremos na Palavra de Deus que quando olhamos para nós mesmos baseados nessa Palavra somos levados a reconhecer que somos seres malignos.
Nós encontrarmos a justiça de Deus no evangelho da água e do Espírito. Todos nós somos maus por natureza, mas porque aceitamos o evangelho da salvação, o evangelho da remissão de pecados, nós fomos salvos e agora vivemos como justos. É assim que os salvos rejeitam sua hipocrisia e pregam a justiça de Jesus Cristo, pois é só essa justiça que há neles agora. Ao receber a remissão dos nossos pecados, é a partir do momento que admitimos que somos maus que nos tornamos instrumentos da justiça e somos usados para fazer a boa obra de Deus.
Deus não espera nada da hipocrisia do homem. A hipocrisia nada mais é do que uma farsa, onde não podemos ter nenhuma expectativa. A religião também é um monte de hipocrisia, e é por isso que Deus não espera nada dela também.
A hipocrisia leva à autodestruição. A hipocrisia é pecado. É uma barreia que impede as bênçãos de Deus. É uma maldição. A hipocrisia é o caminho para a maldição de Deus. Se alguém quiser receber as bênçãos de Deus, ele tem que se afastar da hipocrisia. A hipocrisia tem que ser rejeitada, pois ela destrói nossa alma. A verdadeira virtude é crer em Deus e reconhecê-Lo.
Deus não espera nada dos hipócritas. Toda sua esperança está naqueles que crêem na Sua Palavra. A igreja de Deus não tem esperança alguma na hipocrisia do homem também. Nós não esperamos nada de outro ser humano, por mais poderoso que ele possa ser. Isso porque a carne do homem é repleta de hipocrisia. E já que toda carne é igual, é uma ilusão pensar assim: “Eu não sou como este homem; eu sou diferente de todo mundo”. Todo ser humano é um poço de pecados, mas o Senhor revelou a justiça de Deus ao se tornar o Salvador dos pecadores. Ele revelou totalmente que, diante da Palavra de Deus, ninguém tem justiça alguma.
Não se engane. Não se iluda com sua própria hipocrisia. Ninguém deve se achar grande coisa. Deus mesmo disse que o homem é uma geração de malignos, e que seu coração é mais corrupto do que qualquer outra coisa.
Entretanto, o poder de Deus é tão arrebatador que mesmo através destes homens malignos Ele dá Seus frutos de justiça. Foi a própria bondade de Deus e Sua justiça que nos salvou de nossos pecados pela Palavra. Isso não é fabuloso? O evangelho da salvação é a única Verdade que Deus nos deu. Para que nós possamos dar o fruto da verdade, temos que entender que nós éramos completos pecadores e hipócritas; e é assim que temos que crer.
 
 
Você Reconhece Todos os Pecados Revelados em Você?
 
Até mesmo naqueles que nasceram de novo por crerem no evangelho da água e do Espírito, uma coisa que deve acontecer sempre é que a maldade da sua carne seja sempre revelada. Em outras palavras, sua natureza maligna tem que ser exposta mais do que nunca.
O mesmo acontece comigo também. Eu raramente brigava com minha esposa antes, mas depois que eu recebi a remissão dos meus pecados, eu passei a brigar mais com ela e minhas palavras se tornaram ainda mais duras, como se eu tivesse me esquecido da minha própria educação. Então, eu pensei assim algumas vezes depois de receber a remissão dos meus pecados: “Por que eu sou assim?” Será que eu não fui remido dos meus pecados? Por que eu faço isso?”
A Palavra da Verdade de Deus não deixa nenhuma dúvida de que somos realmente maus e cheios de hipocrisia, mas por reconhecermos a Palavra de Deus em nosso coração, Ele fez com que a terra seca seja exposta em nossa vida. Se nós não reconhecermos a Palavra escrita de Deus – ou seja, a grande Verdade sobre a virtude – ela lutará conosco e nos vencerá então. É assim que Deus revela toda a maldade do homem por meio de várias situações. Por isso que até os nascidos de novo são atormentados pela sua maldade.
Mas quando eles reconhecem sua maldade e confiam na Palavra da Verdade de Deus, eles podem produzir o fruto da remissão de pecados. Por nós mesmos, nós não tínhamos como saber que éramos maus, mas o Senhor expôs nossa maldade a fim de que a víssemos e a admitíssemos. Depois de fazer isso, o Senhor nos salvou com a Palavra da água e do Espírito. Por isso, quanto mais nossa maldade é revelada, mais somos gratos ao Senhor.
Portanto, todos têm que reconhecer a Palavra da Verdade de Deus o mais rápido possível, se voltando para Deus como uma geração de malignos cheios de hipocrisia, para que eles possam nascer de novo crendo no evangelho da água e do Espírito dado por Jesus Cristo. Se você realmente quiser se orgulhar do evangelho e viver na luz com ele e com Deus, você tem que crer totalmente na Palavra da Verdade então.
Aqueles que são enganados pela sua própria hipocrisia não conhecem a Verdade ensinada pela Palavra de Deus, e é por isso que sua vida é cada vez mais hipócrita. E já que eles não podem ter uma vida justa, por mais que tentem, eles acabam desistindo da sua vida de fé. Enganados pela sua hipocrisia, em outras palavras, até o fim eles não conseguem levar uma vida de fé. Através da Palavra da Verdade, eles têm que entender que tipo de pessoas são e lançar fora sua hipocrisia. O homem só pode ser salvo se conhecer sua maldade e ela for revelada.
Mas e você? Você reconhece que é mau? Você reconhece que o homem é 100% mau? Quanto a mim, eu reconheço de todo o meu coração que sou um grande pecador, assim como diz a Palavra de Deus. É nisso que eu acredito. Por eu não ter nada com que me exaltar, e por nenhum ser humano ter nada de bom em si, foi que Jesus Cristo veio a essa terra, recebeu o batismo e derramou Seu sangue; tudo isso para tirar os pecados do homem maligno, todos os pecados deste mundo. Todos nós somos salvos crendo em Jesus Cristo como nosso Salvador, ou seja, crendo no evangelho da água e do Espírito. O Espírito Santo testifica que só a Palavra de Deus é a única Verdade.
E o homem é remido dos seus pecados e se torna um instrumento da justiça quando crê nessa Verdade. Se não fosse por Deus, e se não fosse pela Palavra da Verdade de Jesus Cristo que é de fato justa, a vida do homem teria um fedor insuportável, pois seria totalmente corrompida pela hipocrisia. Agora, todos neste mundo têm que crer na Palavra da salvação pela qual Jesus Cristo nos salvou por meio do batismo que recebeu, do sangue que derramou na Cruz e do Espírito Santo, para que recebam a salvação.
Eu aconselho todos vocês a admitir sua maldade, a confiar na Palavra da Verdade e crer no evangelho da água e do Espírito, a fim de que vocês possam ser salvos de todos os seus pecados de hipocrisia e viver como justos. E quando vocês se tornarem justos, eu peço a todos vocês que vivam para o resto da vida como instrumentos da justiça de Deus, reconhecendo Sua Palavra da Verdade e crendo na Sua justiça.
A verdadeira salvação dada por Deus veio àqueles que reconhecem sua hipocrisia e a deixam. Foi a essas pessoas que reconhecem o que realmente são que Deus trouxe a salvação. Eu sou muito grato ao nosso Deus. Amém!