Sermões

Assunto 18: GÊNESIS

[Capítulo3-1] (Gênesis 3:1-4) Por Mais que as Pessoas Neguem a Verdade, Ela Nunca Muda

(Gênesis 3:1-4)
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. Esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis”.
 
 
Galileu Galilei ficou famoso por dizer que “a terra é redonda”. Ele nasceu em 1564, numa época em que a igreja católica dominava quase toda Europa. Antes de Galileu, houve outro homem chamado Copérnico que declarou que a terra girava em torno do sol. Entretanto, sua teoria de modo algum foi aceita naquela época. Mais tarde, enquanto observava os astros celestes com seu telescópio, Galileu descobriu que a teoria heliocêntrica de Copérnico estava correta.
Usando um telescópio criado por ele mesmo, Galileu pôde confirmar a revolução da lua e também descobriu os satélites que giravam ao redor de Júpiter. Deste modo, ele teve certeza de que a terra girava em torno do sol, e já que ele teve mais convicção ainda da sua nova descoberta, ele começou a apoiar a teoria de Copérnico. Isso ofendeu demais a igreja católica e logo a Santa Inquisição criou um tribunal para investigar a teoria de Galileu; este tribunal rejeitou e condenou sua teoria.
A Inquisição da igreja naquela época era um tribunal de imensa crueldade que causava muito medo. A Inquisição era tão vingativa que perseguia e condenava até mesmo aqueles que já estavam mortos. Os inquisidores investigavam até as crenças dos mortos, e se algum deles fosse julgado herético, seu cadáver era desenterrado da cova e queimado. Pelo fato de a Inquisição demonstrar este poder ilimitado, ser chamado para ser interrogado por este tribunal em si já era algo aterrorizante. Foi por este tribunal que Galileu foi intimado. Assim, já que a Inquisição o sentenciou à prisão domiciliar em Roma, Galileu renunciou toda a sua teoria contra sua vontade deste modo:
“Eu, Galileu, com idade de 70 anos, filho de Vicente Galilei de Florença, intimado pela Inquisição, me ajoelho diante dos inquisidores e cardeais da cristandade que combatem a heresia no mundo todo, juro que sempre acreditei, acredito agora e, com a ajuda de Deus, acreditarei no futuro em tudo o que sustenta, ensina e prega a Santa Igreja Católica e Apostólica. Embora a autoridade eclesial da Inquisição tenha me ordenado renunciar a teoria errada de que o sol é o centro do universo e está imóvel, e embora eu também tenha sido proibido de apoiar tal doutrina, eu escrevi e publiquei um livro que a defendia. A Inquisição, portanto, fez seu julgamento e me condenou por suspeita de heresia, ou seja, por defender a idéia e acreditar que a terra não é o centro do universo, mas gira em torno do sol (parte omitida). Eu aceito e cumprirei toda penitência imposta a mim pela Inquisição. No entanto, se eu cometer algum ato que quebre minha promessa ou juramento – apesar de que isso não irá acontecer – eu aceitarei de bom grado a punição decretada pelas sagradas leis, ou das leis civis e especiais, para aquele que as viola. Que Deus e o santo evangelho que eu tenho em mãos me ajudem! Eu, Galileu Galilei, aqui declaro e prometo isso. Como sua testemunha, eu mesmo leio cada palavra desta declaração e a assino. Convento de Minerva, Roma. 22 de junho de 1633”.
Dizem que quando Galileu fez a declaração acima, ele estava tremendo de frio. E quando ele se colocou de pé para fazê-la, ele estava exaurido e sua consciência pesada por ter que negar a movimento da terra. Então, olhando para baixo, ele disse mexendo apenas seus lábios: “E pur si muove” – “Ela ainda se move”.
Por ser acusado pela Inquisição, Galileu foi sentenciado à prisão domiciliar e passou o resto de sua vida sob vigilância em sua casa em Florença apenas com sua amada filha mais velha. Ele quase perdeu a visão e morreu em 1642. Depois da morte de Galileu, o Vaticano não permitiu que se fizesse um funeral oficial e proibiu que se pusesse um monumento no seu túmulo. Contudo, no dia 31 de outubro de 1992, 360 anos depois da condenação de Galileu pela Inquisição, o Vaticano declarou oficialmente sua total restauração, trazendo toda sua saga a uma conclusão final e nos fazendo ver mais uma vez que a verdade é eternamente imutável.
Amados irmãos, a razão pela qual eu falei sobre Galileu depois de ler a passagem bíblica deste capítulo é porque há muitos neste mundo que negam a Verdade e insistem em crer na mentira. Até os dias de Galileu, a maioria das pessoas cria de modo inquestionável na teoria de Ptolomeu e tinham como base apenas aquilo que elas viam. E eram muitos aqueles que acreditavam e defendiam a teoria heliocêntrica. Mas no que isso deu? A teoria geocêntrica era verdade só porque a maioria cria nela? Não, a teoria de Copérnico é que era verdade, embora poucos cressem nela e a defendessem.
Do mesmo modo, apesar de o evangelho da água e do Espírito ser a Verdade bíblica absoluta, nós podemos ver que a maioria dos cristãos hoje define esta como uma falsa verdade e a rejeita. Embora o fato de Deus ter apagado todos os pecados deste mundo com o evangelho da água e do Espírito nunca ter mudado, ao invés de crerem nisso, muitos continuam contra ele. Isso é um grande erro que vem dessa visão estereotipada: “O que a maioria acredita é a verdade”. Nós temos que tirar uma lição muito importante da história de Galileu. Nós temos que analisar cuidadosamente mais uma vez aqui o que é a grande Verdade da salvação. A maioria dos cristãos acha que a sua salvação é alcançada crendo apenas no sangue de Jesus e que seus pecados diários têm que ser purificados com suas orações de arrependimento. O que precisamos questionar aqui é se sua fé é verdadeira ou não.
Os apóstolos e discípulos do Senhor criam no seguinte: “Jesus purificou todos os pecados do mundo com o evangelho da água e do Espírito? Sim, de fato, Ele levou todos os pecados do mundo com Seu batismo. Sendo assim, não há pecado neste mundo. Apesar de todos nós pecarmos até morrermos, nós não temos mais pecado porque Jesus Cristo purificou todos eles. Jesus Cristo é o nosso Salvador”. Era assim que eles criam e era isso que eles pregavam. Eles pregavam essa Verdade do evangelho da água e do Espírito deste modo: “Jesus é o nosso Salvador e levou todos os nossos pecados com o evangelho da água e do Espírito. O Senhor apagou todos os nossos pecados. É por isso que todos nós que cremos no evangelho da água e do Espírito somos justos. Mas você ainda está sofrendo por causa dos seus pecados? Creia em Jesus Cristo então! Jesus veio para apagar seus pecados para você. E Ele de fato fez com que todos eles desaparecessem”.
 
 
Jesus Levou Todos os Pecados deste Mundo de Uma Vez por Todas ao Ser Batizado
 
Você acha que há pecado neste mundo? A verdade é que não há nenhum pecado neste mundo. Você pode até perguntar então: “Como é que não há pecado no mundo?” Você não tem mais pecados justamente porque Jesus levou todos eles sobre si em Seu batismo. João Batista passou seus pecados para Ele antes mesmo de você nascer.
Você conhece a Verdade da água e do Espírito? A verdade, amados irmãos, é que todos neste mundo continuam pecando sem parar, mas quando Jesus veio a essa terra, Ele levou todos os pecados do mundo de uma vez por todas ao ser batizado por João Batista, e os purificou a todos ao ser crucificado. Esta é a Verdade do evangelho da água e do Espírito. A Verdade é que Jesus veio a este mundo e já apagou todos os seus pecados.
Mas o diabo tem enganado o homem dizendo que “ainda há pecado no mundo’. E é por isso que as pessoas pecam. “Jesus só tirou o pecado original. Quanto aos seus pecados pessoais, Ele só os apaga se você se arrepender e ainda não levou os pecados futuros que você ainda não cometeu”.
Todavia, não devemos mais ser enganados pelas astutas mentiras do diabo. Jamais devemos ser enganados. Isso porque não temos mais pecados neste mundo, pois eles foram passados para o corpo de Jesus. Você tem que entender que o homem não tem mais pecado e crer em Jesus que veio pelo evangelho da água e do Espírito como seu Salvador.
Uma vez houve um explorador que afirmava que podia pôr um ovo em pé. Você sabe quem foi este homem? O nome deste homem, que dizia que podia pôr um ovo em pé na frente de muitas pessoas, era Colombo. Na época de Colombo, muitos pensavam assim: “A terra é achatada. E já que ela tem a forma de um cubo, ela deve acabar em algum abismo. Então, se nós continuarmos navegando, seja em que direção for, cairemos nele”. É por isso que as pessoas naquela época não navegavam para muito longe.
Entretanto, era nisso que este homem chamado Colombo acreditava: “A terra é redonda. Por isso, se nós continuarmos a navegar, seja em que direção for, nós retornaremos ao ponto de partida”. Então, apoiado pela corte espanhola, ele navegou do continente europeu, cruzou o Oceano Atlântico e descobriu o Novo Mundo em 1492. Mas até morrer em 1506, Colombo não sabia que o continente que ele havia descoberto era totalmente novo. Ele acreditava que a terra que ele descobriu fazia parte da Índia, uma nação ao extremo norte da terra que os europeus já conheciam naquela época – nós podemos ver isso facilmente por ele ter chamado a nova terra que ele descobriu de “Índias Ocidentais”. De todo modo, graças ao espírito explorador de Colombo, um novo mundo completamente desconhecido dos europeus foi descoberto.
Colombo, um explorador pioneiro, chamou as pessoas um dia e fez uma aposta com elas. Ele disse: “Vamos fazer uma aposta. Eu posso colocar um ovo em pé. Vocês podem fazer isso?” Elas disseram a ele: “Como alguém pode colocar um ovo em pé, já que ele é oval?” Mas Colombo insistiu que podia fazer isso. “Observem”, ele disse. Aí então ele pegou um ovo, quebrou um pouquinho em baixo e o colocou de pé. “Vejam, ele está em pé agora”, disse ele. As pessoas disseram então: “Quem não sabe fazer isso? Qualquer um pode fazer isso!” No que Colombo respondeu: “De todo modo, o ovo não está em pé agora?”
Isso de fato parece uma idéia simples demais, mas alguém teve uma idéia como essa antes dele? Idéias brilhantes como essa são a base da ciência. Vendo o que os outros já realizaram, todos podem dizer: “Grande coisa! Qualquer um pode fazer isso”, mas, na verdade, uma pessoa a faz primeiro. Você só poderá descobrir novos mundos se você romper com sua visão convencional. Se você explorar este mundo, você verá que ele é cheio de mistérios.
Até hoje, no século 21, ainda há muitos cristãos que estão sendo enganados por Satanás, crendo assim: “Nosso pecado original é perdoado quando cremos em Jesus, nossos pecados pessoais são remidos sempre que nós fazemos nossas orações de arrependimento, e os pecados futuros que nós ainda não cometemos não foram levados por Jesus”.
Entretanto, a bíblia deixa bem claro que todos os pecados já foram apagados e levados por Jesus. Portanto, os cristãos que “nasceram de novo” por crerem no evangelho da água e do Espírito não têm pecado. Aqueles que crêem em Jesus como seu Salvador baseados no evangelho da água e do Espírito são justos sem pecado. Se um cristão ainda tem pecado mesmo que creia em Jesus, isso só significa então que sua fé está errada.
Do século 16 em diante, desde que aconteceu a Reforma, o Cristianismo tem gerado muitos teólogos. E com sua mente limitada, eles começaram a explanar a Palavra de Deus à sua maneira. Mas já que eles não entendiam muitas passagens, eles juntaram o quebra-cabeças e o interpretaram de uma forma que sua capacidade mental limitada pudesse entender, produzindo assim muitas doutrinas sem fundamento. Essas doutrinas falsas continuaram a ser criadas e formaram de maneira sistemática os teólogos atuais. Como resultado, praticamente quase todos os cristão crêem assim: “Embora Jesus tenha apagado todos os pecados do mundo, quando nos arrependemos é que eles são de fato perdoados”.
Em termos numéricos, aqueles que crêem assim formam a maioria absoluta dos cristãos. Eles aceitam essa mentira com toda convicção e tratam o evangelho da água e do Espírito, o verdadeiro evangelho da água e do Espírito, como heresia. Como a Inquisição na época de Galileu, eles se colocam contra a Verdade usando sua autoridade religiosa. Contudo, por mais que as pessoas queriam negar, a verdade é que a Terra gira em torno do sol. Do mesmo modo, a verdade irrefutável é que não há mais pecado porque Jesus apagou todos os pecados deste mundo.
É uma tragédia ver como tantas pessoas não conhecem ainda a fabulosa Verdade do evangelho da água e do Espírito. E por não conhecem o evangelho da água e do Espírito, elas não compreendem Jesus e crêem Nele de modo errado. Quando eu vejo os cristãos no mundo inteiro hoje, eu tenho pena deles. Eles são dignos de pena justamente porque não conseguem ver isso. E é por isso que eles retêm seus pecados em vão.
O evangelho da água e do Espírito é a Verdade. Amados irmãos, Jesus Cristo não é o nosso Salvador? Jesus é realmente o nosso Salvador, assim como cantamos: “♪Que o mundo se alegre, pois o Senhor já veio♪”. O Salvador veio a essa terra para salvar o homem, e ao apagar todos os pecados do mundo com o evangelho da água e do Espírito, Ele realizou esta grande salvação. Jesus completou todo o evangelho da água e do Espírito e então ascendeu aos Céus. Ele voltou depois de dar à humanidade a Verdade que leva todos a encontrar a justiça de Deus crendo de coração no evangelho da água e do Espírito.
De algum modo, amados irmãos, mesmo depois de terem ouvido o evangelho da água e do Espírito, vocês acham difícil entendê-lo e sua mente ainda está confusa? Se estiver, vocês então precisam ouvir a Palavra de Deus um pouco mais. Levou milhares de anos para que o homem finalmente se convencesse que a Terra gira em torno do sol e acreditasse nisso. Do mesmo modo, se vocês ouvirem a Palavra de Deus e o evangelho da água e do Espírito com mais atenção, vocês também acabarão entendendo que este evangelho da água e do Espírito – pelo qual o Senhor apagou todos os pecados do homem ao levá-los sobre si em Seu batismo e ao derramar Seu sangue na Cruz – é a Verdade. E vocês passarão a crer nele.
 
 
Por que Há Pessoas como Caim entre os Cristãos Hoje em Dia?
 
Você não deve cair nas astutas ciladas do diabo. Da oferta de Caim e Abel, filhos de Adão e Eva, Deus aceitou somente a de Abel, pois foi seu sacrifício que agradou a Ele. O sacrifício de Caim foi rejeitado porque não foi feito pela fé. Em outras palavras, Deus não aceitou a oferta de Caim porque ela não O agradou.
1 João 3:11-12 diz: “Esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros, não sendo como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão, justas”.
Deus nos disse para “não sermos como Caim”. Enquanto que a oferta de Abel foi oferecida a Deus de forma agradável aos Seus olhos, a oferta de Caim teve efeito contrário, e foi por isso que Deus a rejeitou. Caim, em outras palavras, não deu uma oferta de fé. Pior ainda, ele acabou matando Abel, que tinha dado uma oferta de fé a Deus. Caim também foi enganado pelos truques ardilosos de Satanás.
Quem enganou Adão e Eva e continua enganando muitas pessoas hoje em dia? O enganador não é nenhum outro senão Satanás. As pessoas têm uma fé errada, que insiste que não há problema algum em se ter pecado, mesmo crendo em Jesus, porque Satanás as engana sempre. De todo modo, nós jamais devemos ser enganados pelos ardis do diabo, caso contrário acabaremos tendo uma fé que nos levará direto para o inferno. Ao enganar as pessoas, Satanás não apenas as impede de crer em Jesus corretamente, mas também as faz se colocar contra os crentes no evangelho da água e do Espírito, a persegui-los e atormentá-los. Hoje em dia, há muitos que caíram nas astutas ciladas do diabo, assim como Adão e Eva foram enganados pela serpente, e erraram como Caim cometendo um grande pecado contra Deus. Por terem sido enganadas pelo diabo, todas estas pessoas serão condenadas pelos seus pecados.
A bíblia diz que a serpente era o mais astuto de todos os animais. Amados irmãos, os truques de Satanás são muito ardilosos. Como é que ele engana as pessoas? Até hoje o diabo continua enganando as pessoas de forma bem astuta. Antes de tudo, ele as engana dizendo: “Para que alguém seja salvo, ele precisa se santificar continuamente”.
Quando o diabo mente para nós, se nós juntarmos todas as mentiras que ele nos conta do começo ao fim, nós acabaremos descobrindo seus truques. É por isso que ele sempre começa com algo que, a princípio, está correto, e depois astutamente adiciona algo falso a ele. Assim, as pessoas são facilmente enganadas pela sua mentira. O que acontece quando o diabo diz uma verdade mas adiciona uma pequena mentira a ela? As pessoas são enganadas mais uma vez.
Deus disse a Adão e Eva: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Deus especificou bem de qual árvore eles jamais deveriam comer. No entanto, Satanás disse a Eva quando veio até ela: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”
Isso não parece igual ao que Deus havia dito? Em outras palavras, tanto Deus quanto Satanás mencionaram essa frase: “Não comereis”. Todavia, enquanto que Deus pôs Seu limite a uma única árvore, Satanás falou de todas. É verdade que Deus disse a Adão e Eva para não comer, porém Ele não os proibiu de comer de todas as árvores. Por isso, o que Satanás disse de todo não estava errado, mas era parecido com o que Deus havia dito, distorcendo assim a verdade. Melhor dizendo, a astuta cilada do diabo era parecer não estar dizendo algo tão errado assim. Em outras palavras, o diabo, na verdade, engana as pessoas dizendo algo parecido com a Palavra de Deus e anexando a isso suas mentiras. É por isso que a bíblia diz que ele é astuto.
Assim, Satanás diz aos cristãos através dos seus servos: “Nós cristãos temos que nos santificar”. E ele os engana ao dizer: “As pessoas são salvas quando crêem em Jesus como seu Salvador. Mas após serem salvas, elas têm que se arrepender todos os dias, pois só assim serão santificadas. Deus já apagou todos os nossos pecados, mas nós não podemos dizer que não temos pecado e que somos justos, pois ainda pecamos neste mundo”.
 
 
Os Pecados do Homem Não Podem Ser Purificados com Orações de Arrependimento
 
Para explicar isso, eu quero fazer uma analogia com o tijolo de barro. Hoje em dia, quase ninguém os usa mais, por isso eu às vezes acho que deveria usar uma analogia diferente. Mas como eu cresci vendo tijolos de barro, eu continuo falando deles mesmo assim. Nós podemos fazer com que um tijolo de barro fique branquinho? Mesmo que usássemos palha de aço e esfregássemos bem, nós conseguiríamos isso? O tijolo de barro fica branco se o lavarmos bem?
Não, de modo algum. É exatamente isso que acontece ao se tentar purificar os pecados com orações de arrependimento. Alguém pode até fazer todas as orações de arrependimento que ele quiser para apagar seus pecados, mas estes pecados de fato desaparecem? É claro que não. É por isso que a bíblia afirma: “Ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniqüidade está diante de mim, diz o Senhor Deus” (Jeremias 2:22). Mas, apesar disso, Satanás tem enganado as pessoas esse tempo todo dizendo que elas podem receber a remissão dos seus pecados fazendo apenas orações de arrependimento.
Tudo que Satanás diz é para enganar as pessoas. Quando ele diz que as pessoas são santificadas aos poucos e que elas se tornarão totalmente sem pecado se fizerem muitas orações de arrependimento, isso não passa de uma mentira inventada para enganá-las. Assim como a analogia dos tijolos de barro que eu acabei de fazer, suas orações de arrependimento não têm poder algum de purificar e apagar seus pecados, por mais que você tente.
Se seus pecados diários são realmente purificados com orações de confissão, então é isso que temos que fazer mesmo. E se Deus realmente nos purifica por este método, nós temos que continuar crendo nele então. Mas a idéia de que é através das suas orações de arrependimento que você é levado a se santificar e receber a remissão de pecados é uma mentira astuta de Satanás.
Está escrito em Jeremias 2:22-24:
“Ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão,
A tua iniqüidade está diante de mim, diz o Senhor Deus.
Como podes dizer: Não estou contaminada,
Nem andei após Baal?
Vê o teu caminho no vale;
Conhece o que fizeste.
Dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos,
Jumenta selvagem, acostumada ao deserto
E que, no ardor do cio sorve o vento;
Quem lhe pode impedir o desejo?
Todos os que a buscam não se cansam;
No mês dela a acharão”.
Deus disse: “Ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniqüidade está diante de mim’. Ele está dizendo: “Apesar de você ter tentado se lavar com salitre e muito sabão, todos os pecados carnais que você cometeu nessa terra foram realmente purificados?” Em outras palavras, por mais que você faça suas orações de arrependimento fervorosamente a fim de purificar seus pecados, eles jamais sumirão com essas orações.
Está escrito: “Dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos, jumenta selvagem, acostumada ao deserto e que, no ardor do cio sorve o vento; quem lhe pode impedir o desejo?” Podemos ver assim que nós seres humanos pecamos sempre nessa terra. Nesta passagem, Deus não está se referindo a nenhum outro senão a nós mesmos. Ao ver os pecados da carne que cometemos, Ele se refere a nós como jumentos. Isso é uma vergonha, mas o ser humano não é muito diferente dos jumentos. Assim como a jumenta que no ardor do cio sorve o vento, nós não podemos controlar as paixões pecaminosas que nascem em nós, e no fim acabamos pecando.
Quando os animais estão no cio, as fêmeas saem à procura de um macho e o macho faz o mesmo. Quando macho encontra a fêmea na época do acasalamento, ela se excita toda. Ao sentir o cheiro da fêmea no cio, o macho a cheira e fica bufando, bate as pernas no chão e nem ouve seu dono. Ele nem mesmo come.
O homem não é muito diferente, não é verdade? Quando eu leio a bíblia, existem muitas partes que eu mesmo não quero admitir, mas nem um til ou jota da Palavra de Deus está errado. Então, diante da Palavra de Deus, nós temos que admitir como nossa natureza humana é má e fraca. Alguns de vocês podem até pensar: “Essa comparação na verdade é muito exagerada. O Senhor é duro demais. Ele foi longe demais dessa vez. Como é que Ele pode nos comparar a uma jumenta?” Se é assim que você pensa, é justamente isso que está errado em você. Mas se olharmos no fundo do nosso coração, nós veremos que somos mesmo como o jumento.
Então, já que cometemos inúmeros pecados por causa dos nossos desejos, todos eles seriam purificados mesmo se nós usássemos todo o sabão do mundo? Eles seriam apagados se tentássemos removê-los com salitre? Os pecados do nosso coração não podem ser apagados assim. Nós temos que ouvir o evangelho da água e do Espírito e crer nele para removermos os pecados do nosso coração.
 
 
Deus Não Abençoa Quem Não Crê no Evangelho da Água e do Espírito
 
Meus amados irmãos, todo ser humano deseja receber as bênçãos espirituais e celestiais de Deus. E Deus também quer dar ao homem as bênçãos espirituais do Céu. Mas apesar de Deus querer no abençoar, muitas pessoas ainda não conseguem receber essas bênçãos. Por que então não recebemos a benção da salvação junto com as outras bênçãos celestiais? Apesar de todos nós desejarmos estas bênçãos de Deus, alguns de nós não podem recebê-las porque não têm o evangelho da água e do Espírito em seu coração.
Deus diz em Isaías 59:1-2:
“Certamente a mão do Senhor não está encolhida,
Para que não possa salvar,
Nem surdo o seu ouvido,
Para que não possa ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus”.
Deus diz aqui que Ele quer nos abençoar e conceder Suas bênçãos, mas que existe algo que nos afasta Dele. E isso nada mais é do que o pecado. Embora o homem peça sempre a Deus Suas bênçãos, por causa do pecado que o afasta Dele, mesmo querendo Ele não pode abençoá-lo. Deus não pode dar Suas bênçãos para quem tem pecado. Nós não recebemos as bênçãos de Deus por causa dos nossos pecados. Você pode até orar o quanto quiser, dizendo: “Eu creio que Deus me abençoará, pois Ele é santo e misericordioso”, mas se houver pecado em seu coração, você não será abençoado então. Deus está te dizendo que, embora Ele queira te dar Suas bênçãos, elas não podem chegar até você porque seus pecados o afastam Dele.
Deus deseja ardentemente dar Suas bênçãos celestiais às pessoas. Mas não sobra espaço para as bênçãos de Deus em sua vida por causa dos seus pecados. Alguém não recebe o que pede por causa dos seus pecados, e é por causa deles que Deus não pode dar as bênçãos que ele deseja receber. Por mais que alguém tente purificar os pecados do seu coração com salitre, ele simplesmente não conseguirá fazer isso.
É isso que Deus diz: “Os pecados do coração do homem jamais podem ser remidos por método humano algum”. Nossos pecados não podem ser purificados pelo nosso próprio esforço. Por mais que façamos orações de arrependimento, e por mais que clamemos: “Deus, por favor, me perdoe. Eu sinto muito”, nossos pecados não poderão ser apagados. Por mais que nossas obras sejam boas diante de Deus e nossa vida seja correta; por mais que façamos orações de arrependimento, participemos de todos os cultos, de manhã e de noite, e jejuemos o tempo todo; por mais que tentemos nossos pecados não podem desaparecer.
Como estes pecados podem ser removidos então? Eles só desaparecerão se nosso Deus os apagar com o evangelho da água e do Espírito.
Satanás enganou Adão e Eva. Mas primeiro ele conversou com Eva e a enganou. Na minha visão, as mulheres tendem a ser enganadas mais facilmente. Eu não estou insultando nossas irmãs só porque eu sou homem, mas a mim parece que elas são mais propensas a ser enganadas. Eu cheguei a essa conclusão porque nós podemos encontrar mais mulheres do que homens nas igrejas heréticas atualmente.
 
 
As Astutas Ciladas do Diabo
 
Meus amados irmãos, Eva foi tentada pelo diabo, porém vocês não devem cair nas astutas ciladas dele.
O diabo disse: “Eva”, e ela respondeu: “Sim”. “Deus não disse que você pode comer de todas as árvores?” “Não, isso não é verdade. ‘Da árvore que está no meio do jardim’, disse Deus, ‘não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais’”, disse Eva.
Eva trocou duas ou três palavrinhas com Satanás, mas já tinha caído na sua armadilha. Se Eva não tivesse sido enganada, Satanás diria a ela: “Deus não disse que você pode comer de todas as árvores?”, e ela responderia: “Vá embora. Suma daqui e não volte mais. Deus disse que eu morreria se eu comesse o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. E já que Ele disse que eu morreria, isso acontecerá se eu o comer realmente. Então, não venha me dizer o contrário. Além disso, por que eu comeria da árvore do conhecimento do bem e do mal? Por que eu o comeria, já que há tantos outros frutos aqui? Deus me abençoou, e já que Ele fez isso por mim, por que eu faria outra coisa contrária ao que Ele me mandou? Isso não faz sentindo algum. Ei, diabo! Você só está perdendo seu tempo tentando me enganar. Eu só ouço a Palavra de Deus e só creio nela. Por isso, pare de fazer papel de bobo e suma daqui!”
Entretanto, Eva já ficou balançada assim que ela ouviu o que Satanás disse. Aí ela pensou: “Eu não tenho certeza do que meu marido me disse realmente; acho que ele me disse para não tocar neste fruto nem comê-lo. Eu acho que foi isso que ele disse”. Foi por isso que Eva respondeu Satanás dizendo a ele que Deus havia dito: “Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais”.
Eu não entendo como Eva não creu no que seu marido havia dito a ela. Amadas irmãs, confiem no que seu marido diz a vocês. Vocês receberão coisas maravilhosas que vocês nem esperam se crerem no seu marido. Os homens geralmente não são ingênuos. Muitos do que crêem em heresias são mulheres. Existe um grupo herético na Coréia chamado Missão Dami que, sem base alguma, dizia que o arrebatamento aconteceria em 28 de outubro de 1992. Essa Missão era quase toda composta por mulheres. Mais recentemente, uma seita chamada de A Igreja da Vida Eterna chegou às manchetes na Coréia por causa das suas atividades cruéis e bizarras. Noventa e nove por cento dos fanáticos dessa seita eram mulheres. Seu fundador, cujo nome era Cho, só dizia bobagem. Ele disse que havia parado um tufão que estava se aproximando no verão passado. Eu ri muito quando ouvi isso. Como pode alguém parar um tufão, um fenômeno da natureza criado por Deus? No entanto, seus seguidores são tão ingênuos que acreditam em tudo que ele diz na mesma hora.
Quando Satanás perguntou a Eva sobre a ordem que Deus havia dado, ela respondeu: “Da árvore que está no meio do jardim’, disse Deus, ‘não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais’”. Mas ao analisarmos a resposta de Eva, podemos ver que sua fé já estava abalada quando Satanás a tentou. Satanás confundiu o coração de Adão e Eva. O diabo usa de muita astúcia ao falar, misturando o que parece correto para as pessoas com suas meias-verdades.
O plano vil de Satanás é abalar a fé das pessoas na Palavra de Deus assim. É isso que ele diz a elas: “Creiam em Jesus e vocês então serão salvas. Façam orações de arrependimento e confessem seus pecados todos os dias. Só assim vocês serão transformados, se tornarão santos e justos, e serão santificados quando morrerem”. Ao ouvir isso, as pessoas acham que isso é até algo lógico e razoável, e é por isso que elas acabam crendo nisso. Mas elas nem têm idéia de que estão sendo enganadas.
 
 
O que a Bíblia Diz sobre os Pecados do Homem?
 
Deus disse que apagou todos os pecados do homem e os fez mais alvos que a neve. E mais, Ele apagou todos eles de uma vez por todas. Amados irmãos, os pecados do homem são remidos apenas fazendo orações de confissão? Eles seriam purificados se usássemos uma tonelada de sabão? Eles seriam lavados se usássemos salitre ou cianeto? Não, isso jamais iria acontecer; ao contrário, eles continuariam existindo.
Amados irmãos, não caiam nas ciladas do diabo. Satanás continua enganando as pessoas até hoje, dizendo: “Vocês serão salvas se crerem em Jesus”, e também: “Vocês devem alcançar a santificação”.
Já estamos em 2004 e a população mundial já passa de 6,4 bilhões. Mas vamos supor aqui que destes 6,4 bilhões, um bilhão seja cristão. Satanás diz a este bilhão de cristãos então: “Deus os tornou justos realmente? Ele apagou todos os seus pecados? Ele apagou todos eles mesmo? É assim que Satanás abala a fé das pessoas. Amados irmãos, muitas pessoas hoje estão com o coração abalado apesar de crerem em Jesus. Há muitos cristãos cujo coração enlouqueceu apesar de crerem em Jesus, e, como resultado, sua fé não permaneceu firme. No fim, eles acabaram indo por um caminho de destruição apesar de serem cristãos. Isto tudo aconteceu com eles justamente porque eles foram constantemente enganados por Satanás.
O diabo também diz que os crentes podem ser salvos por guardar a Lei. Em outras palavras, ele diz às pessoas que elas podem ser salvas somente vivendo pela lei depois que aceitam Jesus, mas isso não passa de um truque maligno. A bíblia, por outro lado, diz que todo aquele que está debaixo da lei está debaixo de maldição. Gálatas 3:10 diz: “Todos aqueles que são das obras da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”. A palavra “todos” aqui significa “todo mundo mesmo”. Todos que são das obras da lei estão debaixo de maldição.
Deus diz no capítulo 2 de Gênesis que Ele fez o Jardim do Éden e colocou o homem ali. Ele diz que ao colocar o homem ali, Ele o permitiu ter vida linda e eterna, sendo abençoado e desfrutando de toda felicidade naquele jardim maravilhoso. E esta bênção de Deus foi dada por Ele de todo o coração. Nós temos que nos lembrar que, apesar de Eva estar vivendo em meio às bênçãos de Deus no jardim, ela não pôde deixar de estar debaixo de maldição quando O buscou com base na sua própria fé.
Deus abençoou o homem incondicionalmente. Deus só pediu ao homem uma coisa depois de abençoá-lo de coração, que ele apenas aceitasse o que Ele lhe deu pela fé e desfrutasse de tudo. Depois de fazer o jardim do Éden, Deus disse a Adão e Eva: “Se vocês agirem por si mesmos e Me buscarem com suas próprias obras, Eu tirarei todas as bênçãos que lhes dei”. Sendo assim, as pessoas acabam perdendo as bênçãos de Deus porque são enganadas por Satanás e perdem sua fé.
 
 
“Todos Aqueles que São das Obras da Lei estão Debaixo de Maldição”
 
Adão e Eva viviam felizes no Jardim do Éden. Porém, um dia Satanás foi até Eva e disse: “Coma dessa árvore que você conhecerá o bem e o mal”. Adão e Eva podiam desfrutar de todas as bênçãos dadas por Deus pela fé, mas Satanás os tentou para que eles buscassem a Deus com suas obras. Satanás os tentou dizendo: “Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Gênesis 3:5). Satanás encorajou o homem a buscar a Deus com sua fé legalista. Ao fazer com que o homem buscasse a Deus com suas próprias obras, Satanás o colocou debaixo de maldição.
Nós temos que nos lembrar aqui do que Deus disse, que “todos aqueles que são das obras da lei estão debaixo de maldição”. É pela fé que nós temos que receber as bênçãos que Deus nos deu e desfrutar delas. Se você adicionar seu esforço ou suas próprias obras à salvação que Deus te deu, você então perderá todas as Suas bênçãos.
A divindade de Deus se manifesta através do Seu amor por nós. Deus é gentil e misericordioso, e Ele quer ser o nosso Deus. Mas Satanás tentou o homem para que ele desafiasse a Deus. E todos que desafiam a Deus ficam debaixo de maldição.
Não foi no início da criação que Deus criou Satanás. Deus diz no livro de Isaías que Ele nos criou, mas antes disso Ele criou os seres espirituais, os anjos. Assim como Deus deu ao homem o livre arbítrio, Ele o deu a todo ser espiritual também. Ele fez isso para manifestar Sua natureza divina e para ser glorificado. Satanás antes era um anjo criado por Deus, mas ele O desafiou querendo ser maior que Ele. Deus então o expulsou, dizendo:
“Como caíste do céu,
Ó estrela da manhã, filha da alva!
Como foste lançado por terra,
Tu que debilitavas as nações!
Tu dizias no teu coração:
Eu subirei ao céu;
Acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono;
No monte da congregação me assentarei,
Nas extremidades do norte.
Subirei acima das mais altas nuvens;
Serei semelhante ao Altíssimo. Mas serás levado à cova,
Ao mais profundo do abismo” (Isaías 14:12-15).
Em toda natureza, em todos os seres espirituais e em todos os seres humanos, Deus quis revelar que Ele era o Criador que traz felicidade e bênçãos. Então Ele disse: “Eu, Jeová, “Aquele que existe por Si mesmo”, trouxe toda felicidade a vocês para fazê-los felizes. Permaneçam em Mim, creiam em Mim e vivam felizes comigo para sempre”. Deus nos tornou felizes Nele, em Cristo.
Entretanto, o diabo desafiou a Deus dizendo: “Isso não me satisfaz. Eu quero ser maior do que Ti”. Daí por diante, o diabo perdeu seu status de anjo e passou a viver debaixo de maldição. Depois de ter sido expulso do Céu, Satanás tentou o homem.
Amados irmãos, como foi que Deus descreveu a natureza de Satanás? Ele disse que Satanás é “astuto”. Queridos irmãos, não devemos cair na tentação deste astuto Satanás. Desde a fundação do mundo, Satanás tem enganado muitos nessa terra; e ele continuará enganando-os quando o Senhor voltar aqui.
Jesus Cristo foi quem criou a terra, e Ele é de fato o nosso Deus. Ele realmente purificou Seu povo dos seus pecados. Ele purificou seus pecados escarlates e os tornou mais alvos que a neve. Ele nos fez Seu próprio povo. Ele veio como o Salvador dos pecadores e aniquilou totalmente seus pecados. Não apenas com palavras, mas com verdadeiras obras, Ele apagou todos os nossos pecados levando-os sobre si através da Verdade da água e do Espírito. Eu aconselho a todos vocês a entender que essa é a Verdade, vencer as tentações de Satanás e receber a salvação pela fé.
Praticamente toda igreja ensina que Jesus Cristo levou os nossos pecados quando foi crucificado. Jesus Cristo é mesmo o próprio Deus, veio a essa terra num corpo carnal, mas foi através do batismo que recebeu de João Batista que Ele tirou todos os pecados vis deste mundo. Quando Seu povo, feito à Sua imagem, caiu em pecado, Jesus veio a essa terra na figura de um homem para salvá-lo. E ao levar todos os pecados do homem e do mundo sobre Seu corpo, e ao ser castigado na cruz por nossos pecados, Ele nos livrou da condenação.
Amados irmãos, não devemos cair nas astutas ciladas do diabo. Isso é imperativo. Muitos dizem que seus pecados são purificados quando eles fazem orações de arrependimento, mas isso é totalmente sem sentido. Não devemos ser enganados por Satanás.
Jesus nos salvou nos tornando sem pecado. Ele se tornou nosso Salvador. Você e eu jamais devemos cair nas astutas ciladas do diabo, mas temos que crer exatamente no que diz a Palavra de Deus que veio pelo evangelho da água e do Espírito. É isso que o texto bíblico deste capítulo está nos ensinando.