Sermões

Assunto 18: GÊNESIS

[Capítulo 7-3] (Gênesis 7:1-12) Veja o Mundo pelos Olhos de Deus

(Gênesis 7:1-12)
“Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz. E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara. E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio. No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites”.
 
 
Quando Noé acabou de construir a arca, Deus lhe disse: “Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração” (Gênesis 7:1). Antes, no capítulo seis, Deus disse a Noé para levar para a arca um par de cada criatura vivente para que fossem salvos, um macho e uma fêmea (Gênesis 6:19), e no capítulo sete ele disse claramente para levar para a arca sete de cada tipo de animal puro e dois de cada tipo de animal impuro, um macho e uma fêmea.
É assim que Deus geralmente nos diz primeiro o básico, e depois nos conta os detalhes. O mesmo acontece em Gênesis capítulos um e dois. No capítulo um, vemos como Deus criou os céus e a terra e todos os seus habitantes nos primeiros cinco dias, e mandou que se multiplicassem sobre a terra; no sexto dia ele criou o homem e viu que era bom. No capítulo dois, vemos Deus explicando em maiores detalhes o que ele disse no capítulo um. Está escrito que Deus descansou no sétimo dia e abençoou este dia, e também está escrito mais detalhadamente como ele fez o homem. Deus formou o homem do pó da terra, soprou o fôlego de vida em suas narinas e assim o tornou um ser vivente.
Em Gênesis capítulo sete, Deus explicou em detalhes o que ele disse no capítulo seis. Neste capítulo, Deus disse a Noé para construir a arca, entrar nela e levar consigo dois animais de cada espécie, macho e fêmea. No capítulo sete Deus deu mais detalhes a Noé, mandando que ele levasse para a arca sete de cada animal puro e dois de cada animal impuro, macho e fêmea, a fim de conservar estas espécies vivas sobre a face da terra. Noé fez tudo quanto o Senhor lhe ordenou.
Mas por que Deus disse a Noé para levar para a arca sete de cada animal puro e dois de cada animal impuro, macho e fêmea? Obviamente, Deus mandou que Noé fizesse isso porque ele tinha algo a nos dizer nesse texto. Melhor dizendo, através deste texto Deus nos mostra o que é espiritual, o que é carnal e o que é perfeito. As pessoas geralmente titubeiam entre os pensamentos espirituais e os carnais. Às vezes elas são tomadas por pensamentos carnais e seu coração fica em trevas e a escuridão toma conta de sua vida espiritual, mas outras vezes os pensamentos espirituais prevalecem e elas ficam cheias do Espírito de Deus.
Então, para Deus, o que é ser espiritual? Ele diz que crer que Deus salvou todos nós através de seu Filho e que seguir esta verdade é ser espiritual. Deus disse a Noé para levar para a arca sete tipos de animais puros, macho e fêmea, a fim de nos lembrar que recebemos a remissão dos nossos pecados crendo em nosso coração que o Senhor apagou o pecado de todos. Ter esta fé é ser espiritual. Quando vemos como Deus nos salvou de forma perfeita de todos os nossos pecados através de Jesus Cristo, nossa mente se transforma. Melhor dizendo, quando meditamos no evangelho da água e do Espírito e nos lembramos da Palavra de Deus é que nos tornamos espirituais. Todos nós devemos ser espirituais.
Nós sabemos muito bem que Jesus levou todos os nossos pecados, e por isso não temos mais pecado. Mas como nós, os nascidos de novo, continuamos vivendo em um corpo carnal, nem sempre temos apenas pensamentos espirituais. Deus disse a Noé para levar para a arca dois de cada tipo de animal impuro, macho e fêmea, e estes animais impuros referem-se aos nossos pensamentos carnais. Em outras palavras, assim como os animais impuros tiveram que entrar na arca, isso mostra que nós ainda temos pensamentos impuros.
Por que então Deus disse a Noé para levar dois de cada animal impuro, macho e fêmea, para a arca, enquanto dos animais puros ele teria que levar sete de cada, também macho e fêmea? Porque como o espírito e a carne vivem constantemente lutando entre si no coração de nós que nascidos de novo, nossa mente tem que ser mais espiritual do que carnal. Melhor dizendo, já que é inevitável sermos enganados por nossa carne até ressuscitarmos em um novo corpo, ainda devemos obedecer à vontade de Deus que diz para sermos espirituais, ou seja, o que mais deve prevalecer em nós são os pensamentos espirituais mais do que do que os carnais. Precisamos admitir que estes dois pensamentos, espiritual e carnal, estão presentes em nós e temos que garantir que os pensamentos espirituais prevalecerão contra os pensamentos carnais que estão em nós.
Devemos ter sempre pensamentos espirituais. O que vai fazer a grande diferença na vida de alguém é se ele é espiritual ou não. Se aceitarmos e seguirmos a verdade, que diz que Deus apagou todos os pecados do homem e nos salvou através de seu único Filho, nós poderemos ser espirituais. Só assim teremos a verdadeira fé. Portanto, devemos nos encher de pensamentos espirituais. É isso que Deus está nos ensinando no texto bíblico deste capítulo, onde manda Noé levar para a arca sete animais puros, macho e fêmea. Devemos sempre ser espirituais e confessar: “Aí está Deus – o Pai, seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo. O Pai de Jesus Cristo nos salvou através de seu Filho. Por crermos em Jesus Cristo, que veio pela água e sangue, nós fomos salvos segundo a vontade do Pai e somos seus filhos agora. Nós temos o Pai celestial. Foi assim que Deus cumpriu sua obra da salvação de forma perfeita”. Quando cremos nisto, nossa mente se transforma e assim conseguimos fugir da nossa carne.
No entanto, Deus também disse a Noé para levar dois animais impuros, macho e fêmea, para a arca. Isso quer dizer que se não tomarmos cuidado com nossos pensamentos, será fácil cairmos por causa deles. Melhor dizendo, mesmo que tenhamos recebido a remissão de pecados, se formos levados por pensamentos carnais como os animais impuros, não conseguiremos ter pensamentos espirituais e nosso coração ficará em trevas na mesma hora. Quando somos levados por nossos pensamentos carnais não conseguimos mais pensar na perfeita salvação que Deus cumpriu por nós. Se dermos lugar aos pensamentos carnais e acreditarmos neles, até os nascidos de nosso ficarão em trevas. Portanto, devemos sempre pensar no que é certo. Ou seja, mesmo depois de termos sido salvos, devemos sempre ter pensamentos espirituais.
Em Gênesis 6:19, o Senhor disse a Noé: “E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão”. Por que ele foi mais detalhista no capítulo seguinte, dizendo: “De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea”? Deus nos deu esta palavra direta para que soubéssemos o que são pensamentos espirituais para sermos espirituais. Para que nossos pensamentos sejam transformados, devemos sempre meditar com fé na verdade que diz que Deus nos salvou apagando todos os nossos pecados. Enquanto tivermos tanto o espírito como a carne, devemos meditar no que Deus planejou e completou por nós a fim de seguirmos a sua vontade.
Na verdade, tanto os perfeitos pensamentos espirituais e os imperfeitos pensamentos carnais estão presentes em nós. Embora tenhamos sido salvos espiritualmente, ainda é possível nossos pensamentos se perderem. É por isso que Deus está nos dizendo que devemos crer totalmente que ele nos salvou de forma perfeita. Para isso nossos pensamentos devem estar corretos. Devemos garantir que nossos pensamentos estejam firmados na vontade de Deus. O que o Pai quiser, devemos querer também, e onde sua vontade estiver, nossos pensamentos também devem estar.
Deus poderia ter dito a Noé para levar oito animais puros, macho e fêmea, ou mesmo cinco. Mas por que ele mandou que Noé levasse especificamente sete? O número sete significa perfeição. O sétimo dia da semana é o dia do Senhor. Melhor dizendo, Deus está nos explicando assim o que é um pensamento perfeito. Nossos pensamentos têm de ser corretos; eles têm que chegar à perfeição. Você e eu não temos pecado, pois já fomos salvos. Já que é assim, devemos sempre pensar: “Deus nos salvou através de seu Filho. Então ninguém mais tem pecado”. Este é o pensamento correto. Se crermos nesta verdade de coração, nós seremos alvos, e se confessarmos esta fé com nossos lábios, nós alcançamos a justiça.
Onde devem estar nossos pensamentos depois que nascemos de novo e nos tornarmos justos? Eles devem estar na perfeita vontade de Deus. Dependendo de onde nossos pensamentos estejam, na Palavra de Deus ou em nossa carne, podemos tanto dar frutos do Espírito como frutos da carne. Nosso corpo é o instrumento que realiza a obra espiritual. Portanto, nossos pensamentos devem estar naquilo que Deus fez por nós. Isso é ser espiritual.
Você já recebeu a remissão de pecados. Mas de vez em quando você não permite que animais impuros entrem na arca dos seus pensamentos? É claro que sim. Então o que acontece depois? Quando nossos pensamentos são como os animais impuros, nós não passamos a nos importar apenas com nossa própria carne? E quando nossos pensamentos se tornam carnais, ficamos presos à nossa carne, incapazes de ver o que é espiritual. Então sérios problemas surgem. Embora digamos: “Jesus apagou todos os meus pecados e foi assim que eu recebi a remissão deles”, se nossos pensamentos se tornam carnais, então não podemos seguir a justiça de Deus, apesar de termos nos tornado perfeitos quando o Senhor apagou todos os nossos pecados. Assim como nosso coração está sem pecado e perfeito, assim devem estar nossos pensamentos naquilo que Deus fez por nós. Só assim seremos guiados pelos pensamentos espirituais e poderemos levar uma vida perfeita, confiando e servindo à justiça de Deus.
O que Deus fez por nós? Ao enviar seu único Filho, Deus apagou todos os nossos pecados e nos tornou sem pecado. Mas ele não tornou sem pecado só a nós, mas a todos neste mundo. Nós recebemos a remissão dos nossos pecados através de Jesus Cristo.
Esta salvação não se cumpriu apenas por Jesus Cristo. Ela foi alcançada pela vontade de Deus. Ele não apenas nos salvou através de seu Filho, mas também nos mostrou seu infinito amor e sua vontade gloriosa, nos fazendo parte dele e nos levando a ver o mundo através dos seus olhos. Então, para levarmos uma vida espiritual, nosso pensamento deve estar no que Deus fez por nós através de seu Filho, em seu perfeito e majestoso plano, e também em sua obra. Só assim nossos pensamentos também serão espirituais. Somente quando nossos pensamentos estão neste evangelho, no plano da salvação de Deus, em seu amor, e quando vemos o mundo através de seus olhos é que passamos a praticar a fé perfeita, os pensamentos e as obras espirituais. E quando nossos pensamentos estão firmados na vontade do Pai, ele faz sua luz brilhar sobre nós.
Nós não fomos apenas salvos por Jesus, mas também fomos feitos justos e nossos pensamentos renovados no conhecimento (Colossenses 3:10). Então devemos ver o mundo através desta fé e da perspectiva que, através de seu Filho, Deus apagou o pecado de todos deste mundo e nos salvou de forma perfeita dos nossos pecados. O Senhor disse: “A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso” (Lucas 11:34). O olho se refere ao nosso coração e aos nossos pensamentos. Dizer que o coração está em trevas é o mesmo que dizer que o pensamento está em trevas.
Deus disse a Noé: “Porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra”. Esta passagem significa que Deus está nos mandando guardar o que é perfeito em nosso coração. O que é perfeito em nós? Nada mais do que nossa fé que crê que Deus salvou todos neste mundo através de seu Filho. Melhor dizendo, Deus nos manda ter certeza que esta fé está em nosso coração e que devemos pensar se acordo com ela. Nossa salvação foi cumprida debaixo deste majestoso plano de Deus, e devemos ter certeza do que ele fez por nós. Deus quer que tenhamos esta fé e estes pensamentos. Embora os remidos ainda tenham um corpo carnal, Deus quer que tenhamos o mesmo ponto de vista dele e vejamos o mundo através dos olhos da fé. Assim como Deus nos vê através da justiça da salvação cumprida por seu Filho, assim devemos ver este mundo através destes olhos da fé.
Você agora entende que tipo de fé Deus quer que tenhamos? Você também compreende o que Deus quis dizer quando falou que devemos confiemos nele? Deus disse que os salvos devem guardar seu coração acima de todas as coisas (Provérbios 4:23). E de onde vem este coração? Todo mundo tem um espírito, uma alma e um corpo (1 Tessalonicensses 5:23), e o coração se encontra em seu espírito. Espiritualmente, Deus guia nosso coração, e este é guiado por nossos pensamentos.
Devemos crer então que Deus salvou todos no mundo de forma perfeita através de seu Filho e ver o mundo através dos olhos da fé para que nossos pensamentos sejam perfeitos. Só então nossos pensamentos e coração serão perfeitos. Mas se nossos olhos não verem que Deus salvou a todos através de Jesus Cristo, e ao invés disso crermos em nossos próprios pensamentos carnais e pensarmos nas coisas de forma carnal, então nossa mente se perderá. Melhor dizendo, a não ser que vejamos a nós mesmos com os olhos da fé, seremos levados pelos pensamentos carnais e continuaremos a andar na direção errada até nosso coração se perder. O que nos impede de ver através dos olhos de Deus são os pensamentos carnais. Quando os justos incorrem neste erro, é inevitável perderem o rumo.
Deus quer que sejamos perfeitos até em nossos pensamentos. Deus mandou Noé pegar sete pares de cada animal puro, e isso nos mostra que ele quer que tenhamos pensamentos corretos. Deus quer que até nossos pensamentos sejam perfeitos. Mas se eles se perderem, nosso coração ficará em trevas. E quando isso acontece, nossa vida de fé se torna uma luta para nós. Nossos olhos não conseguem ver o que é certo quando nosso coração está em trevas; então acaba a esperança, e ao invés de crescer, perdemos totalmente a fé.
Devemos ver tudo através dos olhos da fé para sermos espirituais, crendo que Deus salvou todos neste mundo através de Jesus Cristo. Assim conseguiremos fazer a obra espiritual, a obra da fé segundo seu plano, ter esperança em nosso coração e levar uma vida perfeita na luz como filhos de Deus.
No entanto, se nossos pensamentos se perderem, então nossa vida de fé se perderá totalmente. Você precisa entender que mesmo que tenha recebido a remissão de pecados, se seus pensamentos se perderem, tudo mais estará perdido. Tendo esta compreensão, você precisa ver o mundo através dos olhos de Deus e garantir desde já que seus pensamentos nunca se percam. Quando pensamos no que Deus diz, crendo em sua Palavra e tendo esperança nesta Palavra, podemos impedir que nossos pensamentos se percam. Se nossos pensamentos, coração ou fé só estiverem cheios de coisas pequenas, então não conseguiremos seguir a vontade do pai. Você precisa entender que somente quando você pensa segundo a Palavra de Deus e sob seu plano é que você se torna perfeito.
Deus mandou Noé levar para a arca sete pares de cada animal puro, macho e fêmea, e dois pares de cada animal impuro. Noé fez exatamente o que o Senhor lhe ordenou. Nós também devemos ver o mundo com os olhos da fé, crendo que através de Jesus Cristo, Deus salvou toda a humanidade com a água, o sangue e o Espírito. Não devemos nunca ver o mundo com nossa visão carnal.
O que significa ser levado pela própria carne? Significa seguir os próprios pensamentos. Se formos levados pela carne, nosso coração ficará em trevas e com o tempo acabaremos seguindo este coração obscuro. Jamais devemos seguir nossa carne assim. Então, devemos pensar em Deus e ver o que ele fez por nós através de seu Filho. Além disso, somos filhos de Deus. Devemos ser espirituais como filhos e obreiros seus. Assim como Deus é perfeito, nossos pensamentos também têm que ser perfeitos segundo a sua vontade. Melhor dizendo, nós devemos ver o mundo pelos olhos de Deus e viver pela fé.