Khotbah-Khotbah

Assunto 10: O Apocalipse (Comentários sobre o Apocalipse)

[Capítulo 17-2] Concentremos Nossa Atenção em Sua Vontade ( Apocalipse 17:1-18 )

Concentremos Nossa Atenção em Sua Vontade
( Apocalipse 17:1-18 )
 
Apocalipse 17:1-5 afirma: “Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas, com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra. Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres. Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.
Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA”.
A meretriz na passagem acima se refere às religiões deste mundo e nos fala que elas se entregaram ao luxo extravagante das coisas do mundo e da abundância material dada pelo Senhor. Elas se adornaram com todo tipo de luxo, com colares de ouro e brincos de diamantes, e colocaram todo tipo de perfume. A passagem nos fala que em sua mão há um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição. Isso é o que Deus mostrou a João.
O que esta passagem nos diz é que Satanás trama nas almas das pessoas e procura fazê-las render-se a ele fazendo-as embriagar-se com as coisas do mundo. Todos os reis do mundo também foram embriagados com as coisas do mundo por Satanás. Como tal, todos nesta Terra estão embriagados com o vinho da devassidão do mundo.
Satanás alcança seus objetivos quando as pessoas se tornam embriagadas com as influências deste mundo, seus prazeres e sua ganância material. A verdade é que seu objetivo é evitar que as pessoas olhem para Deus. Para isso, Satanás faz com que suas almas fiquem embriagadas com as coisas materiais deste mundo. Devemos compreender esta verdade.
Não há ninguém neste mundo que não caia na armadilha materialista. Todos caem no materialismo. As tendências da moda deste mundo são todas manipuladas e lideradas por Satanás. Todo mundo pensa que tem seu estilo único. Mas por trás disso está um manipulador, e esse manipulador não é outro senão Satanás. É por isso que não devemos viver encharcados de materialismo, mas, ao invés, viver absorvendo de Sua Palavra e fazendo as obras de Deus.
A Palavra do Apocalipse que Deus nos revela através do Apóstolo João é a verdade. O que, então, Deus está querendo nos dizer com esta Palavra? Nosso Senhor Jesus está nos dizendo que não devemos nos saturar com este mundo, mas ficar contra ele. Ele está nos dizendo, os santos, em outras palavras, para pensar e crer em Deus com nossos corações.
1 João 2:15 diz: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. Quando nossos corações amam as coisas materiais do mundo, Deus não pode habitar em nossos corações. Mas quando nossos corações jogam fora as coisas do mundo, Deus então habita em nossos corações. Não devemos viver nossas vidas saturadas nas coisas materiais do mundo. Somente quando contemplamos a Palavra de nosso Senhor Jesus e Seus propósitos podemos ser guiados por Sua orientação.
Podemos mudar de ideia a qualquer momento. Quando as coisas do mundo tentam entrar em nossos corações, devemos sempre rejeitá-las. Podemos então expulsar todas as coisas imundas do mundo de nossos corações, e nossos corações logo se dissolvem no próprio coração do Senhor Jesus. O que nosso Senhor Jesus quer de nós? E o que Ele nos diz para fazer? Para ter certeza de que tais pensamentos piedosos brotem em nossos corações, devemos apagar as coisas mundanas de nossos corações.
Deus nos deu muitas bênçãos, e nós entendemos agora que devemos pregar o evangelho da água e do Espírito às pessoas do mundo inteiro pelo resto dos nossos dias. Portanto, não baixemos a guarda e passemos a concentrar nossa atenção em Sua vontade. Ao pensar em obras espirituais, podemos expulsar as coisas do mundo que estão em nossos corações.
Nós, os santos, devemos expulsar as coisas do mundo. Até que o Senhor Jesus volte, devemos viver nossa vida cristã com fé. Para o resto de nossas vidas, devemos fazer o que o Senhor Jesus nos confiou até estarmos diante Dele. E devemos amar o Senhor Jesus e viver pela fé, fazendo todas as obras que Ele nos permite fazer.