Perguntas Frequentes sobre a Fé Cristã

Assunto 1: Nascendo de Novo da água e do Espírito

1-29. Eu tinha certeza que era salvo porque cria em Jesus. Eu tinha paz tendo essa certeza em meu coração. Mas agora eu estou confuso por causa das suas mensagens. Eu tenho que crer no batismo de Jesus e na Cruz para ser salvo?

Se você não crê no batismo de Jesus, você com certeza ainda tem pecado no coração. O Apóstolo João disse: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”. (1 João 1:8). Se você diz que não tem pecado, apesar de ter pecado porque não crê no batismo, isso é o mesmo que enganar a sua consciência e a prova de que a verdade não está em você. A convicção da salvação surge no nosso coração quando, por crermos tanto no batismo quanto na Cruz, recebemos a remissão de pecados e o Espírito Santo como um dom. O Apóstolo Paulo disse: “... o outro evangelho, que não é outro...”. (Gálatas 1:7). Nada mais do que o evangelho da água e do Espírito, que os Apóstolos receberam de Jesus e pregaram às pessoas, pode nos salvar de todos os nossos pecados. Se não cremos no evangelho da água e do Espírito que os Apóstolos pregaram é porque com certeza ainda temos pecados. 
Como é que podemos viver tendo certeza da salvação, já que ainda temos pecados? Quando os cristãos que ainda não nasceram de novo têm um bom comportamento diante de Deus, eles se enchem de alegria e têm certeza da salvação; entretanto, sua convicção não é tão firme e eles têm medo por causa do jugo dos pecados que há em seus corações, porque eles só vivem pecando. Esta é uma pseudo-salvação baseada nos nossos próprios pensamentos e emoções, não em Deus. Eles fazem orações de arrependimento todo dia para serem gradualmente santificados e para manterem a sua salvação que é tão efêmera. 
Aqueles que creem nessa falsa salvação acham que um dia serão salvos se tiverem uma vida santa, suplicando o perdão todos os dias e cumprindo a Lei por meio de boas ações. Mas apesar disso, eles ainda serão pecadores se não transferirem os seus pecados para Jesus pela fé no Seu batismo. 
A salvação que Deus proveu é perfeita e nos diz que Jesus purificou todos os pecados do mundo ao ser batizado por João Batista no Rio Jordão e os apagou completamente na Cruz. 
Foi por isso que o Apóstolo João disse: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1:9). Se todos os nossos pecados não foram perdoados por meio do evangelho da água e do Espírito por não o conhecermos, devemos confessar ao Senhor Jesus que ainda somos pecadores, apesar de crermos Nele e sabermos que vamos para o inferno por causa dos nossos pecados. Esta é a verdadeira confissão do pecado. Quando nós fazemos esta confissão, o evangelho da água e do Espírito purifica todos os nossos pecados de uma só vez e nos tornamos justos. 
Este é o tempo aceitável (2 Coríntios 6:2). Todo aquele que ouve e crê no evangelho do batismo de Jesus e da Cruz é salvo de todos os seus pecados, torna-se justo, tem uma grande fé e está preparado para entrar no Reino dos Céus quando o Senhor Jesus voltar. Qualquer fé em alguma doutrina ou teologia, a não ser a fé no verdadeiro evangelho, não pode nos salvar de todos os nossos pecados. Tudo isso não passa de astutas ciladas que o diabo semeou na mente do homem. Nós temos que voltar para o evangelho da água e do Espírito e receber a verdadeira salvação de pecados no coração. Isso é amar a Deus e a Sua obra.