Проповеди

Assunto 11: O Tabernáculo

[11-20] O Candelabro de Ouro (Êxodo 25:31-40)

O Candelabro de Ouro(Êxodo 25:31-40)
“Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo. E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele. Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro. Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele. Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro puro os farás, com todos estes vasos. Atenta, pois, que o faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte”.
 
 
O Candelabro de Ouro
 
O candelabro de ouro foi feito de um talento de ouro puro. A sua haste foi forjada de um pedaço único de um talento de ouro puro, com três ramos saindo de cada um dos seus dois lados, e sete candeias colocadas em cima da haste e dos seus seis ramos. Como o candelabro de ouro foi feito de um talento de ouro puro, era uma visão atraentemente esplêndida e bonita para ser vista.
Em cima do candelabro de ouro, existiam sete candeias para manter o óleo, que eram acesas para iluminar o Santo Lugar permanentemente. Somente se entrava no Santo Lugar erguendo e abrindo a entrada do Tabernáculo, que era tecida de fios, azul, púrpura, escarlate e do tecido de linho retorcido. Aqueles que podem entrar neste lugar são, exclusivamente, as pessoas que creem nas obras de salvação manifestadas nos fios, azul, púrpura e escarlate. Como tal, ninguém poderá entrar no Santo Lugar sem ter esta fé legítima, por ser um lugar permitido somente àqueles que conhecem o mistério dos fios, azul, púrpura, escarlate e do tecido de linho retorcido, manifestados na entrada de cortina do Tabernáculo, ninguém mais poderá entrar além deles.
Então, somente aqueles que creem na salvação maravilhosa demonstrada nos fios, azul, púrpura, escarlate e no tecido de linho retorcido podem se tornar membros da Igreja de Deus. As quatro cores da entrada de cortina do Tabernáculo são à sombra do evangelho da água e do Espírito, prefigurando a vinda de Jesus, que tomou os nossos pecados e também os do mundo quando foi batizado. Assim Ele levou a condenação dos nossos pecados sendo crucificado e derramando o Seu sangue. 
Nada mais poderia ser este grande evangelho da água e do Espírito que não fosse o evangelho da verdadeira remissão de pecados que o Senhor Jesus nos deu. O evangelho da água e do Espírito é feito do batismo que Jesus Cristo recebeu e do julgamento da Cruz que Ele sofreu para nos dar a bênção da remissão de pecados. Como tal, só os que sinceramente creem nesta verdade podem ser redimidos de todos os seus pecados. Deus, em outras palavras, permite somente aos que creem na verdade dos fios, azul, púrpura, escarlate e do tecido de linho retorcido entrar no Santo Lugar.
Como o candelabro de ouro dentro do Santo Lugar sempre resplandecia a sua brilhante luz, então, poderão, também, os que se tornaram filhos de Deus crendo no evangelho da água e do Espírito iluminar este mundo com a luz de salvação que salva as pessoas de seus pecados. Em outras palavras, só os que receberam a remissão de pecados pelo evangelho da água e do Espírito podem cumprir o papel do candelabro que gera a luz de salvação, de forma que outros também possam saber desta verdade e receber a remissão de seus pecados. 
O candelabro de ouro tinha flores, nós ornamentais e vasos. Como Deus ordenou que sete candeias deveriam ser colocadas no candelabro, quando o candelabro estava aceso, a escuridão se retirava do Santo Lugar o tempo todo. Isto significa que o justo que foi limpo de seus pecados crendo no evangelho da água e do Espírito se reuniria, na igreja de Deus Construída, e iluminaria este mundo. A luz do candelabro que brilhava no Santo Lugar é o evangelho da água e do Espírito, que retira a escuridão deste mundo.
Para nos salvar dos pecados, Jesus Cristo veio a esta terra, encarnou-se em carne de homem e tomou os nossos pecados. Ele foi batizado por João Batista, aguentou a condenação de nossos pecados e foi crucificado. Jesus, assim, se tornou a luz de salvação. No pátio do Tabernáculo, os pecadores passavam os seus pecados para as suas ofertas de sacrifícios impondo as suas mãos nas suas cabeças e deixavam que o animal ofertado carregasse toda a condenação de seus pecados enquanto o matavam como a oferta de sacrifício expiatório dos pecados. 
Igualmente, Jesus Cristo completou a nossa salvação sendo batizado e morrendo na Cruz de acordo com a Lei de Deus, e Ele se tornou a luz de salvação para toda humanidade. Com os ministérios manifestados nos fios, azuis, púrpura, escarlate e no tecido de linho retorcido, Jesus Cristo cumpriu a salvação da humanidade. Deste modo, somos salvos de nossos pecados crendo no evangelho do batismo e do sangue que Jesus Cristo nos deu. Todo que crê em Jesus deve também descobrir que a Sua luz é a verdade.
 Jesus Cristo brilhava a luz de salvação neste mundo de forma que só os nascidos de novo da água e do Espírito podiam entrar no Reino de Deus. Como tal, só os que nascem de novo da água e do Espírito podem se tornar parte de Igreja de Deus e serem qualificados para brilhar e propagar a luz da água e do Espírito ao longo do mundo inteiro. Porque só eles creem no evangelho da água e do Espírito e o propagam aos homens perdidos, Deus confiou este evangelho da água e do Espírito especialmente para eles e permitiu-lhes que brilhassem a luz do evangelho verdadeiro. 
Como tal, nós devíamos perceber que esta obra de propagar a luz do evangelho ao longo do mundo só pode ser feita exclusivamente pelos que creem no evangelho da água e do Espírito como sendo a verdade real. Os pecadores nunca poderão entrar no Santo Lugar. Só os que creem no evangelho manifestado nos fios, azul, púrpura e escarlate da entrada do Tabernáculo podem entrar. Então, só os que conhecem a verdade dos fios, azul, púrpura e escarlate, e creem nela em seus corações, podem entrar no Tabernáculo e executar a tarefa de resplandecer esta brilhante luz de salvação.
Na entrada do pátio do Tabernáculo, uma cortina feita de fios, azul, púrpura e escarlate também iluminava o meio. Para os que procuravam pelo Tabernáculo para oferecerem as suas ofertas, Deus fez a entrada de seu pátio com as mesmas quatro cores. Mas as pessoas da era do Antigo Testamento não poderiam ficar para sempre com as suas ofertas diárias. Eles tinham, então, que continuar esperando pelo Messias. Porém, quando Jesus Cristo, o Messias, realmente, veio, eles falharam em perceber que Ele se tornou o Messias verdadeiro dando-Se como uma oferta definitiva e eterna de acordo com a revelação feita nas cores da entrada de cortina do Tabernáculo. 
Assim também é como os cristãos de hoje que, clamam pelo nome de Jesus, mas não sabem que Ele veio dos fios, azul, púrpura, escarlate e do tecido de linho retorcido e nos salvou perfeitamente. Quando as pessoas do Antigo Testamento davam as suas ofertas de sacrifício diariamente com a imposição de mãos e o sangue derramado, eles estavam crendo que o Salvador apareceria deste mesmo modo, tão qual se fazia com as suas ofertas de sacrifício. 
Igualmente, as pessoas deste mundo deveriam também crer que Jesus Cristo, o Salvador, veio a esta Terra, tomou os pecados do mundo inteiro sendo batizado de acordo com o sistema de sacrifício do Antigo Testamento pela imposição das mãos, foi crucificado e derramou o Seu sangue, salvando, assim, o Seu povo dos pecados. Mas por não conhecerem o sistema de sacrifício do Antigo Testamento, eles não têm nenhuma ideia se Jesus veio pelo Seu batismo e sangue, ou somente pelo sangue da Cruz, ou apenas com um simplório plano de salvação. 
Aos olhos de Deus, a fé que hoje os cristãos colocam no sistema de sacrifício do Antigo Testamento é tão quebrada como aquela do povo de Israel. Porque eles não têm a fé verdadeira no Messias que é manifesta no sistema de sacrifício, não podem crer completamente que o Messias veio, foi “batizado”, e derramou o Seu sangue. Mas todas as pessoas deste mundo, inclusive o povo de Israel, devem crer no evangelho da água e do Espírito, pelo qual Jesus os salvou de seus pecados pelos ministérios de Seu batismo e de Sua crucificação.
Para salvar você e eu de todos os nossos pecados e condenação, Jesus Cristo foi batizado e derramou o Seu sangue. Pela verdade firmada nos fios, azul, púrpura e escarlate manifestada na entrada do Tabernáculo como a sombra do evangelho da água e do Espírito, nós somos capazes de conhecer ao Senhor Jesus Cristo. Esta verdade de salvação é que as pessoas podem receber a remissão de seus pecados crendo no evangelho verdadeiro em seus corações. Crendo no evangelho da água e do Espírito que Jesus Cristo, realmente, nos deu vindo a este mundo, sendo batizado e morrendo na Cruz, você terá, seguramente, a fé que verdadeiramente salva em seu coração. E esta verdade salva você de todos os seus pecados.
Na Casa Santa de Deus, existiam três entradas de cortinas. Estas entradas eram tecidas de fios, azul, púrpura, escarlate e pelo tecido de linho retorcido. Como eu novamente lhes disse, estas quatro cores revelam a exata salvação de Deus. Para nos salvar de nossos pecados, Deus estabeleceu na Sua Lei que a remissão de pecados somente seria completa pelos fios, azul, púrpura, escarlate e pelo tecido de linho retorcido. Então, se nós crermos de acordo com esta Lei de remissão de pecados, Deus aceitará a nossa fé e para sempre nos salvará de nossos pecados.
É crendo no evangelho da água e do Espírito manifestado nos fios, azul, púrpura e escarlate que alguns de nós poderemos ser salvos de todos os pecados para sempre. Entendendo e crendo no significado verdadeiro do sistema de sacrifício dado por Deus, os crentes podem ir a Ele. Na entrada do Santo Lugar, na Casa de Deus, existiam cinco colunas, e uma cortina tecida de fios, azul, púrpura, escarlate e do tecido de linho retorcido estava presa a estas colunas. Para irmos a Deus, devemos ter as quatro fés manifestadas nas quatro cores das cortinas coloridas da entrada. 
A fé mostrada no fio azul refere-se a que Jesus Cristo aceitou os nossos pecados sendo batizado, e a fé que vemos no fio escarlate refere-se a que Jesus Cristo foi condenado por nossos pecados sendo crucificado e derramando o Seu sangue. A fé revelada na cor purpúrea é para crermos que Jesus Cristo é o próprio Deus, e a fé manifestada no tecido de linho retorcido é para crermos na Sua elaborada Palavra que diz que Deus nos tornou sem pecados os eliminando com os fios acima mencionados, que são os fios, azul, púrpura e escarlate. Esta verdade é denominada de evangelho da água e do Espírito. Como tal, crendo que Jesus Cristo nos salvou pela água e pelo Espírito, poderemos entrar no Reino de Deus. Esta é a fé dos que podem abrir a entrada do Tabernáculo e entrar no Santo Lugar.
A entrada do pátio do Tabernáculo tecida de fios, azul, púrpura e escarlate nos habilita a perceber o plano de Deus pelo qual nos salvaria, mostrando-nos que a nossa salvação, vinda da remissão de pecados, firmada por Deus, não é alcançada por nossos próprios esforços artificiais. Ainda que pedíssemos o perdão dos nossos pecados diários, sem a oferta de sacrifício para a expiação dos pecados, com a transferência dos pecados pela imposição das mãos, e a morte do animal ofertado, não poderíamos ser salvos de nossos pecados eternamente. Somente quando Jesus Cristo, a oferta de sacrifício, que veio para nos salvar de nossos pecados, tomou os nossos pecados eternos e, também, os do mundo inteiro, é que fomos completamente salvos crendo nesta verdade e, assim, recebemos a remissão de pecados.
Se nós tivermos em nossos corações a fé que crê neste evangelho da verdade que salva, poderemos propagar o evangelho de salvação que traz à vida eterna para todas as almas perdidas. Crendo nos ministérios de Jesus Cristo manifestados nos fios, azul, púrpura e escarlate, poderemos iluminar este mundo com a verdade da remissão de pecados. O candelabro do Santo Lugar tinha sete candeias, e quando estas candeias estavam acesas, as suas luzes eram refletidas pelas paredes do Tabernáculo feitas de tábuas revestidas com ouro, iluminando o interior do Santo Lugar resplandecente, assim. Se não existisse nenhum candelabro no Santo Lugar, seria apenas escuro. Esta é a razão por que Deus colocou, aqui neste mundo de trevas, os santos e Seus servos que creem no evangelho da água e do Espírito.
 
 

Qual é o Papel do Candelabro de Ouro?

 
O candelabro de ouro nos mostra que Deus nos deu a fé que crê na verdade e que nos torna luz para o mundo. Nossa fé é para crer que Jesus Cristo nasceu nesta Terra, foi batizado, e derramou o Seu sangue na Cruz. Deus está nos dizendo, em outras palavras, para brilharmos a luz de salvação com esta fé. Quando nós agarramos o evangelho de salvação em nossos corações e propagamos esta fé, se dá o grande momento quando a luz da verdade brilha. As pessoas então verão e virão para esta brilhante luz, percebendo que o Senhor Jesus os salvou com os fios, azul, púrpura, escarlate e com o tecido de linho retorcido, como o próprio povo de Deus. Esta iluminação, na verdade, é o evangelho da água e do Espírito planejado e cumprido por Deus Pai, o Filho, e o Espírito Santo.
Com a nossa fé na verdade de que Jesus veio a esta Terra, foi batizado e crucificado, derramou o Seu sangue e morreu, e ressuscitou de entre os mortos para nos remir de todos os nossos pecados, nós estamos propagando o evangelho para os que almejam ser salvos. Não tivesse Jesus Cristo sido batizado e sacrificado por nós, você e eu nunca poderíamos ser salvos de nossos pecados. 
Jesus Cristo, porque foi batizado, derramou o Seu sangue, e foi sacrificado por nós, podia dar a todos os pecadores a verdadeira fé que os salva. Nós não estamos propagando alguma doutrina ilusiva aqui. Ao longo do mundo inteiro, nós estamos propagando a luz da salvação manifestada nos fios, azul, púrpura, escarlate e no tecido de linho retorcido. Porque nós temos a fé que conhece e crê no batismo de Jesus e no Seu sacrifício na Cruz, estamos propagando a luz da vida eterna para aqueles cujos corações estão em trevas. Todo os que têm deste modo sido iluminados por esta luz carregam o testemunho da tremenda maravilha de que todos os seus pecados desapareceram de seus corações. Todas as pessoas do mundo também irão conhecer o batismo que Jesus Cristo recebeu e o sacrifício da Cruz que Ele ofereceu para desfazer todos os pecados do mundo, e crendo que esta seja a sua própria remissão de pecados, irão descobrir a luz de verdade.
Por que Jesus Cristo tinha que vir a esta terra? Por que Ele tinha que ser batizado? Por que Ele tinha que morrer na Cruz? Por que Ele tinha que ressuscitar de entre os mortos em três dias? A razão para tudo isso é porque Jesus Cristo é o Messias. Para cumprir todas as obras de salvação como o Messias, Jesus Cristo foi batizado e derramou o Seu sangue, e assim foi que Ele brilhou a luz da eterna salvação para os pecadores. Então, propagando a luz de salvação ao longo do mundo inteiro, poderemos habilitar muitos ao conhecimento desta verdade, creia nisto, e assim receba a vida eterna.
Você e eu somos o candelabro que ilumina este mundo com a luz do evangelho da água e do Espírito. Pelo evangelho que nós estamos propagando, pessoas virão ao conhecimento da luz da verdade que os salva. Aqueles que estão procurando pelas luzes deste mundo em trevas verão esta brilhante luz que nós estamos propagando, venha para a luz da eterna verdade, e seja salvo de todos os seus pecados. Vindo para a fé que crê nesta verdade, todo ser humano pode ser salvo.
Este evangelho não é um assunto teórico. Como tal, nós devemos crer com corações verdadeiros. Nós só poderemos trabalhar para propagar o evangelho quando verdadeiramente crermos nos ministérios de Jesus Cristo manifestados nos fios, azul, púrpura e escarlate e no tecido de linho retorcido. Mas ainda que nós recebêssemos a remissão de pecados, sem a candeia onde o óleo era colocado, não poderíamos iluminar para sempre, então, Deus nos deu a Igreja de Deus, o nosso candelabro. Em cada ramo do candelabro, existiam vasos, e abaixo destas tigelas estavam botões ornamentais. Isto significa nenhuma outra coisa senão a igreja construída pela fé. 
O lugar onde somente aqueles que verdadeiramente receberam a remissão de pecados, crendo em seus corações, são reunidos, é a Igreja verdadeira de Deus. A cabeça da Igreja é o Senhor Jesus Cristo, e a Igreja é o Seu corpo. Só quando o corpo se move exatamente conforme a cabeça comanda, a Igreja move os seus braços e as suas pernas como comandada por Jesus Cristo. Assim é como o evangelho é servido. O quê, então, a igreja de Deus olha? Saturado dos pecados escuros, o mundo inteiro está morrendo, e a Igreja olha para as almas ao seu redor vendo que não podem evitar os pecados e que estão destinados ao inferno. A igreja de Deus os está iluminando com a luz da eterna salvação. Isto é o que você e eu estamos fazendo em Sua Igreja com a nossa fé no evangelho verdadeiro da água e do Espírito.
Em países onde o Cristianismo existe com uma longa história, existem muitos que estão altamente instruídos e com conhecimento da Bíblia. Eu acredito que quando aqueles entre tais pessoas que têm estado procurando constantemente pela verdade real encontrarem esta verdade, eles receberão a remissão de seus pecados. Então, para propagar o evangelho da água e do Espírito para tais pessoas, eu trabalho unido com todos os santos nascidos de novo na fé.
Por ser o Cristianismo diferente de outras religiões, estabeleceu o seu fundamento de fé na Palavra, as pessoas somente receberão a remissão de seus pecados se nós propagarmos esta Palavra corretamente. Mas existem também os que ferozmente permanecem contra esta verdade, são zombadores e não creem não importando o quanto que é pregado para eles. Em particular, existem alguns religiosos teimosos que não creem na Palavra de Deus, e tais pessoas nunca crerão nesta verdade da água e do Espírito. Mas o que dizer acerca desses que aceitam a Bíblia como a Palavra de Deus? Um número incontável deles receberá a remissão de pecados pelo ouvir e crer neste evangelho. 
É por ter esta fé que eu tenho servido a Deus, junto com vocês, por todos estes longos dias. Nos dias que ainda virão, este evangelho será propagado para miríades de pessoas e as grandes obras do evangelho surgirão. Pode até ser o caso de que Deus esteja trabalhando onde não podemos ver, e milhares de pessoas realmente estão recebendo a sua remissão de pecados diariamente. E, como você e eu, uma multidão dessas pessoas se tornarão as candeias que estenderão para as pessoas do mundo inteiro a fé de seus corações que creem na salvação manifestada nos fios, azul, púrpura, escarlate e no tecido de linho retorcido. Eu acredito que como eles iluminarão o mundo inteiro, novos crentes continuarão a surgir, e eles, também, serão nutridos e propagarão ainda mais este evangelho ao seu tempo.
Nós que agora nos tornamos as candeias de Deus estamos iluminando o mundo com a luz da eterna salvação e a nossa fé que crê na verdade manifestada nos fios, azul, púrpura, escarlate e no tecido de linho retorcido. O fio azul mostra à luz o que há no batismo de Jesus Cristo, significando que Ele levou os pecados do mundo inteiro sendo batizado por João; o fio purpúreo está resplandecendo desta mesma luz de verdade sobre Jesus Cristo ser o Rei dos reis; o fio escarlate está radiando à luz da verdade que Jesus Cristo levou os pecados do mundo inteiro para a Cruz e derramou o Seu sangue ali; e o tecido de linho retorcido está brilhando intensamente com a luz da verdade que é a Palavra de Deus que faz os pecadores se tornar justos. A Palavra do evangelho da água e do Espírito dado por Deus é a luz da verdade manifestada nos fios, azul, púrpura, escarlate e no tecido de linho retorcido. 
Este evangelho também nos diz que Jesus Cristo retornará a esta Terra, como o Senhor Deus Todo-Poderoso, na Sua Segunda Vinda, trazendo-nos à vida novamente, fazendo-nos reinar com Ele por mil anos no Seu Reino Milenar, e nos habilitará para entrar no Reino eterno de Deus e viver para sempre. Você pode imaginar o que é a vida eterna?
Este Universo é tão expansivo e largo que os cientistas dizem que existe sistemas estrelares em outros sistemas estrelares contidos em outras incontáveis galáxias muito além de nosso próprio sistema solar e da Via Láctea. O domínio do Universo que Deus criou é tremendamente colossal. Além de nosso Universo conhecido, regiões incontáveis que nós não sabemos estão ao longo das galáxias. As estrelas cadentes que caem agora são realmente pedaços de planetas que se destruíram em galáxias distantes há bilhões de anos, só agora alcançando a atmosfera de Terra e se desfazendo. 
Nós estamos, em outras palavras, confirmando o que aconteceu há bilhões de anos só agora. Como isto, os domínios vastos do Universo criado por Deus ainda permanecem desconhecidos. Mas mesmo que o Universo seja desconhecido para nós, para Deus, é tão pequeno quanto à palma de uma mão. Deus é onisciente e onipotente, e Ele criou todas as coisas e estabeleceu o infinito do Universo.
Nós iluminamos o mundo com a luz da verdade eterna, aqueles que creem no evangelho da água e do Espírito poderão receber a remissão eterna de seus pecados e apreciar a vida eterna. Os filhos de Deus têm a resplandecente luz de vida lhes permitindo viver para sempre com Jesus Cristo. Deus vive conosco para sempre, permitindo-nos apreciar os Seus prazeres e nos vestindo com a Sua Glória. Por quê? Porque nós cremos na luz do evangelho do Seu poder infinito. Uma vez que nós descobrimos que foi esta brilhante luz que nos permitiu conhecer a maravilhosa verdade, nós, que antes não podíamos, agora propagamos esta luz para os outros. 
Quando vemos a providência de Deus que trabalha no Universo inteiro, a nossa fé em Suas obras aumenta consideravelmente. Algumas estrelas desapareceram há bilhões de anos, mas os nossos olhos ainda as estão vendo, mesmo que tenham vindo de bilhões de anos-luz longe de nosso planeta, continuam sendo vistas! Muito meramente poderíamos imaginar o conceito da “eternidade” quando especulássemos sobre infinito do Universo. 
Nós nos tornamos parte de Igreja de Deus e agora vivemos como os propagadores da luz do evangelho verdadeiro, pois cremos na verdade manifestada nos fios, azul, púrpura e escarlate. Nós cremos que esta salvação nos garante uma vida eterna e santificada no Reino do Nosso Pai. E nós sabemos que os desejos de Deus para todos os homens é que sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2:4). Então, os que conhecem à luz de salvação devem se esforçar para a propagação do evangelho da água e do Espírito, uma tarefa que Deus confiou para eles!
Deus nos abençoou de forma que nós pudéssemos fazer esta obra. Percebendo quão grande é a bênção deste fato, o certo para nós fazermos é carregar as nossas tarefas atribuídas pela fé. Eu espero que todos vocês encham os seus corações com a luz que conhece à verdade de Deus. Pela graça de Deus, você e eu viemos a crer nos ministérios de salvação manifestados nos fios, azul, púrpura, escarlate e no tecido de linho retorcido, e nós nos tornamos a luz de salvação para o mundo inteiro, somos as pessoas que iluminam o mundo inteiro. Aleluia! Eu dou toda a minha gratidão a Deus.