Sermoni

Assunto 12: A Fé do Credo dos Apóstolos - Os Princípios Elementares de CRISTO

● Quais são as Principais Obras do Espírito Santo?

O Espírito Santo faz o trabalho de selar os corações dos santos que tiveram seus pecados perdoados por crer no evangelho da água e do Espírito.
O Espírito Santo trabalha em nossos corações de acordo com a nossa fé na Palavra da verdade que foi escrita.
1) Ela dá testemunho de que a Palavra de Deus é verdadeira. O Espírito Santo guarda os corações daqueles que crêem na Palavra do batismo de Jesus e na Cruz. Sendo assim, quando alguém crê no batismo de Jesus e no sangue da Cruz, Aquele que aprova sua fé como certa é o Espírito Santo. O Espírito Santo trabalha em meio aqueles que mais crêem na Palavra escrita. O Espírito Santo aprova a fé daqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito. Ele guarda, em outras palavras, aqueles que crêem que Jesus veio a essa terra e apagou os pecados do mundo com Seu batismo e Seu sangue.
2) O Espírito Santo está com os justos, e os faz testemunhar do batismo da água e do Espírito aos pecadores. Em João 16:8-9, Jesus disse: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim.” O Espírito Santo reafirma o evangelho da água e do Espírito no coração dos justos (João 14:26). Ele dá testemunho daquilo que o Senhor realizou. Ele nos capacita a entender que Jesus veio a essa terra, levou os pecados do mundo ao ser batizado, morreu na Cruz, e também nos leva a crer em tudo isso.
3) Ele nos faz crer em Deus e a clamar por Ele. O Espírito Santo faz com que os justos orem. Romanos 8:15 declara: “Poque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Abba Pai.” O Espírito Santo capacita os santos a crer em Deus e a chamá-Lo de “Abba, Pai.”
4) O Espírito Santo nos leva a trabalhar com os dons que Ele nos deu. Ele nos capacita a realizar as obras de Deus com Suas habilidades. 1 Coríntios 15:10 atesta: “Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.”
5) O Espírito Santo nos guia até entrarmos no Céu. O Espírito Santo capacita os justos a manter sua fé até que eles alcancem o Reino do Senhor, e permace com eles como Seu Mestre.